Advanced Marketing
Objetivos
Direcionado
para alunos com conhecimento básico prévio de marketing e examina em
profundidade sete tópicos críticos: estratégia de marketing competitivo,
processo de segmentação-alvo-posicionamento (STP), preços, gestão de portfólio
de produtos, publicidade e marketing digital, métricas de marketing e
comercialização de serviços. Com base em conceitos básicos de marketing e aprofunda
os sete tópicos avançados. O objetivo é ajudar os alunos a ampliar seu kit
de ferramentas de marketing, explorando a teoria e a prática do marketing.
Juntos, os tópicos do curso formam um pacote abrangente de conhecimento que um
profissional de negócios moderno deve ter para ser competitivo.
Em última análise, o objetivo é fortalecer as capacidades de resolução de problemas dos alunos por meio da compreensão mais subtil e do uso de várias ferramentas e conceitos de marketing. O curso enfatiza a aplicação da teoria por meio do uso de um jogo de simulação de marketing que exige que os alunos sintetizem todos os seus conhecimentos de marketing, existentes e novos, para competir num mercado global.
Caracterização geral
Código
2430
Créditos
7
Professor responsável
Filipa Rosado Pinto | Daniela Schmitt
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Philip Kotler & Kevin Lane Keller (2016) Marketing Management , Global Edition, 15 , Pearson
Método de ensino
Baseado
numa combinação de métodos de aprendizagem. Através do jogo de simulação os
alunos têm a oportunidade de desenvolver e executar uma estratégia de marketing
completa, tomando decisões sob incerteza num ambiente dinâmico com impacto real
no lucro e desempenho geral da empresa. A teoria adicional apresentada na aula
complementa as decisões que precisam ser tomadas durante a simulação e fornece as
bases teóricas para esses tópicos. O uso de estudos de caso ajuda a dar vida
aos conceitos e a envolver os alunos durante as aulas presenciais.
Todas as atividades e recursos podem ser encontrados na página do Moodle@NovaSBE. As atividades de aprendizagem estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas há um horário para cada uma delas, no Calendário da disiciplina. Encorajamos os alunos a acompanhar o calendário. Para participar com sucesso, os alunos precisam de: uma ligação estável à Internet, navegador da Web (Chrome ou Firefox são nossas recomendações), computador/tablet/iPad, microfone e webcam (para projetos em grupo), acesso ao Moodle.
Método de avaliação
Exame Final (individual): 50% Casos (groupo): 15% Projeto Groupo/ simulação: 35%
Projeto Groupo : Desempenho Simulatção (33%) Apresentação intermédia (33%) Apresentação Final (33%)
Conteúdo
O programa
está estruturado em torno dos seguintes tópicos principais:
1.
Estratégia de marketing competitivo
2.
Processo de Segmentação - Alvo - Posicionamento (STP)
3.
Preços
4.
Portfólio de produtos
5.
Promoção: publicidade e digital
6.
Métricas de marketing
7.
Marketing de serviços