Advanced Marketing

Objetivos

Direcionado para alunos com conhecimento básico prévio de marketing e examina em profundidade sete tópicos críticos: estratégia de marketing competitivo, processo de segmentação-alvo-posicionamento (STP), preços, gestão de portfólio de produtos, publicidade e marketing digital, métricas de marketing e comercialização de serviços. Com base em conceitos básicos de marketing e aprofunda os sete tópicos avançados. O objetivo é ajudar os alunos a ampliar seu kit de ferramentas de marketing, explorando a teoria e a prática do marketing. Juntos, os tópicos do curso formam um pacote abrangente de conhecimento que um profissional de negócios moderno deve ter para ser competitivo.

Em última análise, o objetivo é fortalecer as capacidades de resolução de problemas dos alunos por meio da compreensão mais subtil e do uso de várias ferramentas e conceitos de marketing. O curso enfatiza a aplicação da teoria por meio do uso de um jogo de simulação de marketing que exige que os alunos sintetizem todos os seus conhecimentos de marketing, existentes e novos, para competir num mercado global.


Caracterização geral

Código

2430

Créditos

7

Professor responsável

Filipa Rosado Pinto | Daniela Schmitt

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Philip Kotler & Kevin Lane Keller (2016) Marketing Management , Global Edition, 15 , Pearson 

Método de ensino

Baseado numa combinação de métodos de aprendizagem. Através do jogo de simulação os alunos têm a oportunidade de desenvolver e executar uma estratégia de marketing completa, tomando decisões sob incerteza num ambiente dinâmico com impacto real no lucro e desempenho geral da empresa. A teoria adicional apresentada na aula complementa as decisões que precisam ser tomadas durante a simulação e fornece as bases teóricas para esses tópicos. O uso de estudos de caso ajuda a dar vida aos conceitos e a envolver os alunos durante as aulas presenciais.

Todas as atividades e recursos podem ser encontrados na página do Moodle@NovaSBE. As atividades de aprendizagem estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas há um horário para cada uma delas, no Calendário da disiciplina. Encorajamos os alunos a acompanhar o calendário. Para participar com sucesso, os alunos precisam de: uma ligação estável à Internet, navegador da Web (Chrome ou Firefox são nossas recomendações), computador/tablet/iPad, microfone e webcam (para projetos em grupo), acesso ao Moodle. 


Método de avaliação

Exame Final  (individual): 50% Casos (groupo): 15% Projeto Groupo/ simulação: 35%

Projeto Groupo : Desempenho Simulatção  (33%) Apresentação intermédia (33%) Apresentação Final (33%)  

Conteúdo

O programa está estruturado em torno dos seguintes tópicos principais:

1. Estratégia de marketing competitivo

2. Processo de Segmentação - Alvo - Posicionamento (STP)

3. Preços

4. Portfólio de produtos

5. Promoção: publicidade e digital

6. Métricas de marketing

7. Marketing de serviços

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: