Marketing de Luxo e Moda

Objetivos

O marketing está a ganhar peso no luxo e na moda. No entanto, o marketing tradicional geralmente falha nesses sectores. No luxo e na moda, o marketing não segue as fórmulas teóricas padrão. Kapferer e Bastien criaram o termo “anti-leis de marketing” (2012) para expressar a especificidade desses modelos de negócios, que são contrários à maioria dos modelos de negócios noutros sectores.

No que diz respeito ao luxo, um dos principais interesses e objetivos de aprendizagem é explorar como o modelo de negócios de luxo pode ser tão bem-sucedido, embora não siga os princípios tradicionais do mercado nem da perspectiva do marketing convencional, nem da teoria microeconómica. O curso questiona ainda o alto desempenho do setor em tempos tão turbulentos (contexto pós Covid; guerra na Ucrânia; altos níveis de inflação nos mercados desenvolvidos; incertezas políticas, sociais e económicas na China – o maior mercado de luxo até agora).

No que diz respeito à moda, o objetivo é explorar os desafios e oportunidades do modelo de negócio (moda), inicialmente estabelecido para atender às tendências do mercado e às preferências dos clientes em constante mudança. Dentre os temas discutidos, questionamos tal modelo de negócio à luz da escassez de recursos, desafios de sustentabilidade ambiental e social.

Marketing de Luxo e Moda é um mergulho profundo nos sectores de luxo e moda e as chamadas anti-leis de marketing, com foco em estratégia de marketing, branding e retalho. Ele é projetado para fornecer aos participantes conhecimento teórico e experiência prática para a gestão eficaz de marketing de negócios, marcas, produtos e serviços de luxo, moda e premium.



Caracterização geral

Código

2437

Créditos

7

Professor responsável

Catherine da Silveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Kapferer, Jean-Noël & Bastien, Vincent. The luxury strategy – Break the rules of Marketing to build luxury brands, Second Edition, 2012, Kogan Page.

KAPFERER, Jean Noël, KERNSTOCK Joachim, BREXENDORF Tim Oliver, POWELL Shaun M. Advances in Luxury Brand Management, 2017, Journal of Brand Management: Advanced Collections, Palgrave Macmillan.

UNDERHILL, Paco. Why we buy - The Science of Shopping, Updated Version, 2009, Simon & Schuster.

CORBELLINI, Erica & SAVIOLO, Stefania. Managing Fashion and Luxury Companies, 2009, Rizzoli Etas.

KAPFERER, Jean Noël, Kapferer on Luxury - How Luxury Brands can grow yet remain rare, 2015, Kogan Page.

CHEVALIER, Michel & GUTSATZ, Michel. Luxury Retail and Digital Management - Developing Customer Experience in a Digital World, Second Edition, 2020, Wiley.

WITTIG, Martin, SOMMERROCK, Fabian; BEIL, Philip & ALBERS, Markus. Rethinking Luxury - Roland Berger, 2014. Lid Publishing 


Método de ensino

Aulas para fornecer o conhecimento essencial sobre estratégia de marketing de luxo e moda, branding e retalho.

Projeto de equipa. Os alunos são convidados a desenvolver um projeto (ver acima) e a apresentá-lo a um painel de especialistas em bens e/ou serviços de luxo. A escolha da marca/serviço/conceito é livre mas deverá ser validada com os Orientadores do Curso.

Sessões de Projecto de Equipa: São atribuídos dois espaços de 60 minutos a cada Equipa ao longo do Semestre para discussão do projecto com Professor e Auxiliar de Ensino, além da apresentação final a especialistas de Luxo. As equipas são obrigadas a preparar uma parte predeterminada do seu trabalho em equipa para cada Sessão de Projeto de Equipe. Os instrutores fornecem feedback durante a sessão.

Reflexão individual sobre Estudos de Caso envolvendo estudos de caso de negócios recentes do Mundo de Luxo, Premium e Moda (dois Estudos de Caso ao longo do Semestre - Um em Marketing de Luxo e outro em Marketing de Moda - a serem concluídos individualmente como um trabalho de casa).


Método de avaliação

Projeto de equipa: 50%

Apresentação Final e discussão: 20% [Avaliação da equipa] Contribuição Individual: 15% [Avaliação pelos pares + avaliação de outras equipas ao longo das Sessões de Apresentação Final] Sessões de Preparação de Equipas: 15% [avaliação das Sessões de Equipas. Avaliação Individual]

Trabalhos individuais: 30% [Um em Marketing de Luxo, outro em Marketing de Moda ? 15% cada]

Exame Final : 20% [nota mínima de 8,5 valores]

Ensaio sobre os principais desafios de luxo/moda discutidos em aula.


Conteúdo

The Course is divided into two main blocks:

1st block: Luxury paradigm

Luxury market, concepts and business models

New market dynamics

Developing and managing luxury brands and products 

Distribution and retailing (with the collaboration of Sector?s Experts and Practitioners) 

2nd block: Fashion Marketing 

Approaches to the concept of fashion 

Trends 

The fast fashion business model (with the collaboration of Sector?s Experts and Practitioners) 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: