Questões Transculturais para Marketing

Objetivos

Este é um curso introdutório ao marketing global que examina o papel da cultura quando os gestores decidem comercializar além do mercado doméstico. O curso agrega a variável cultural ao comportamento do consumidor, estratégia e comunicação de marketing. Concentrando-se na variável cultural no marketing global, bem como no desenvolvimento de alunos individuais, consciência cultural e sensibilidade, podemos atingir o objetivo de entender o impacto da variável cultural no processo de tomada de decisão dos gerentes de marketing entre culturas.

Caracterização geral

Código

2438

Créditos

3.5

Professor responsável

Carmen Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Usunier, J. C., Lee, J. A., & Lee, J. (2012). Marketing across cultures. Pearson Education.

Hampden-Turner, C., Trompenaars, F., & Hampden-Turner, C. (2020). Riding the waves of culture: Understanding diversity in global business. Hachette UK.

Keegan, W. J., & Green, M. C. (2015). Global Marketing, Global Edition . Pearson Education UK. 


Método de ensino

Os métodos de aprendizagem mais adequados para este curso são:

 • o método de aprendizagem por exemplos (demonstração)

• aprender fazendo (praticar fazendo)

• aprender ensinando [ensinar o(s) outro(s)]

• aprendizagem por debate (após visualização de vídeo ou leitura de texto)

• aprender jogando (jogos e dramatizações) 


Método de avaliação

50% - Contribuição de Aula e Exercícios

 25% Trabalho em grupo (discussão e resolução de estudo de caso em sala de aula)

 25% Trabalho individual (como ensaio flash, contribuição individual para duas discussões de estudo de caso em sala de aula, exercícios)

50% - Exame final

Resolução de estudo de caso individual + questão sobre o conteúdo do curso 


Conteúdo

- A variável cultural no marketing global
- Aproximação de mercados internacionais
- O desenvolvimento de produtos globais
- Desenvolver a comunicação global

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: