Questões Transculturais para Marketing
Objetivos
Este é um curso introdutório ao marketing global que examina o papel da cultura quando os gestores decidem comercializar além do mercado doméstico. O curso agrega a variável cultural ao comportamento do consumidor, estratégia e comunicação de marketing. Concentrando-se na variável cultural no marketing global, bem como no desenvolvimento de alunos individuais, consciência cultural e sensibilidade, podemos atingir o objetivo de entender o impacto da variável cultural no processo de tomada de decisão dos gerentes de marketing entre culturas.
Caracterização geral
Código
2438
Créditos
3.5
Professor responsável
Carmen Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Usunier, J. C., Lee, J. A., & Lee, J. (2012). Marketing across cultures. Pearson Education.
Hampden-Turner, C., Trompenaars, F., & Hampden-Turner, C. (2020). Riding the waves of culture: Understanding diversity in global business. Hachette UK.
Keegan, W. J., & Green, M. C. (2015). Global Marketing, Global Edition . Pearson Education UK.
Método de ensino
Os métodos de aprendizagem mais adequados para este curso
são:
• o método de aprendizagem por exemplos (demonstração)
• aprender fazendo (praticar fazendo)
• aprender ensinando [ensinar o(s) outro(s)]
• aprendizagem por debate (após visualização de vídeo ou
leitura de texto)
• aprender jogando (jogos e dramatizações)
Método de avaliação
50% - Contribuição de Aula e Exercícios
25% Trabalho em grupo (discussão e resolução de estudo de caso em sala de aula)
25% Trabalho individual (como ensaio flash, contribuição individual para duas discussões de estudo de caso em sala de aula, exercícios)
50% - Exame final
Resolução de estudo de caso individual + questão sobre o conteúdo do curso
Conteúdo
- A variável cultural no marketing global
- Aproximação de mercados internacionais
- O desenvolvimento de produtos globais
- Desenvolver a comunicação global
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: