Marketing Digital
Objetivos
Tem
como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão ampla do marketing
digital, mais especificamente, do processo pelo qual as empresas implementam
táticas promocionais através da Internet (ou outros meios digitais) para
comunicar com os clientes com o objetivo de influenciar o seu comportamento.
Abrange fundamentos teóricos e aplicações práticas. A base é uma estrutura de
marketing digital desenvolvida especificamente (DSDW), apoiada por modelos de
marketing comprovados (CDJ, CLV, 6Ms e STEPPS), que visam permitir uma
compreensão estruturada e duradoura do tema além das técnicas e ferramentas
atuais. Os alunos, então, implementam essas ferramentas para planear,
implementar e analisar uma campanha real de marketing digital, em parceria com Google
e Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute.
Caracterização geral
Código
2441
Créditos
3.5
Professor responsável
Antonio Marinho Torres
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
A. Case Studies
(Bazaar) Measuring ROI on Sponsored Search Ads. CBS 2017 (CU181).
The Hunger Games: Catching Fire. Kellogg 2016 (KEL964).
Squatty Potty: Assessing Digital Marketing Campaign Data. Ivey 2018 (W18005).
B. Notes and Articles
Holt, Douglas (2016). Branding in the Age of Social Media. HBR (R1603B).
Edelman, David (2010). Branding in the Digital Age. HBR (R1012C).
Ofek, Elie (2016). Customer Profitability and Lifetime Value. HBS (9-503-019).
Teixeira, Thales (2012). Marketing Communications. HBS (9-513-041).
Método de ensino
Uma
abordagem tripla: (1) teoria: uma estrutura de marketing digital desenvolvida
para um propósito específico (DSDW), apoiada por modelos de marketing
comprovados (CDJ, CLV, 6Ms e STEPPS), permite uma compreensão estruturada e
duradoura do tema além das técnicas e ferramentas atuais; (2) estudos de caso: debete na aula de estudos de caso relevantes e
outros exemplos permitem uma visão concreta do tema; e (3) projeto de grupo:
planeamento, implementação e análise de uma campanha real de marketing digital,
em parceria com a Google e Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, permitem
uma abordagem verdadeiramente prática ao tema.
Método de avaliação
A.
Tarefas Individuais
Exame
final 40%
Participação
nas aulas 10%
B. Trabalho
de Grupo
Proposta
Inicial da Campanha 10%
Proposta
Final da Campanha 40%
Conteúdo
Introdução
Presença
Digital
Jornada
de Decisão do Consumidor
Valor
vitalício do cliente
Comunicações
de marketing
Planeamento
de campanha no Google Ads (pelo Google)
Proposta
Inicial da Campanha
Relatório
do Grupo
Proposta
Inicial da Campanha
Gestão
de campanhas no Google Ads (pelo Google)
Estudo
de caso
Campanha
Squatty Potty
Perguntas
e respostas
Branding na era digital
Marketing
viral
Estudo
de caso
Proposta
Final da Campanha
Apresentação
em grupo
Conclusão
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: