Marketing Digital

Objetivos

Tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão ampla do marketing digital, mais especificamente, do processo pelo qual as empresas implementam táticas promocionais através da Internet (ou outros meios digitais) para comunicar com os clientes com o objetivo de influenciar o seu comportamento. Abrange fundamentos teóricos e aplicações práticas. A base é uma estrutura de marketing digital desenvolvida especificamente (DSDW), apoiada por modelos de marketing comprovados (CDJ, CLV, 6Ms e STEPPS), que visam permitir uma compreensão estruturada e duradoura do tema além das técnicas e ferramentas atuais. Os alunos, então, implementam essas ferramentas para planear, implementar e analisar uma campanha real de marketing digital, em parceria com Google e Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute. 


Caracterização geral

Código

2441

Créditos

3.5

Professor responsável

Antonio Marinho Torres

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

A. Case Studies

(Bazaar) Measuring ROI on Sponsored Search Ads. CBS 2017 (CU181).

The Hunger Games: Catching Fire. Kellogg 2016 (KEL964).

Squatty Potty: Assessing Digital Marketing Campaign Data. Ivey 2018 (W18005). 

B. Notes and Articles

Holt, Douglas (2016). Branding in the Age of Social Media. HBR (R1603B).

Edelman, David (2010). Branding in the Digital Age. HBR (R1012C).

Ofek, Elie (2016). Customer Profitability and Lifetime Value. HBS (9-503-019).

Teixeira, Thales (2012). Marketing Communications. HBS (9-513-041). 

Método de ensino

Uma abordagem tripla: (1) teoria: uma estrutura de marketing digital desenvolvida para um propósito específico (DSDW), apoiada por modelos de marketing comprovados (CDJ, CLV, 6Ms e STEPPS), permite uma compreensão estruturada e duradoura do tema além das técnicas e ferramentas atuais; (2) estudos de caso:  debete na aula de estudos de caso relevantes e outros exemplos permitem uma visão concreta do tema; e (3) projeto de grupo: planeamento, implementação e análise de uma campanha real de marketing digital, em parceria com a Google e Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, permitem uma abordagem verdadeiramente prática ao tema. 

Método de avaliação

A. Tarefas Individuais

Exame final 40%

Participação nas aulas 10%

B. Trabalho de Grupo

Proposta Inicial da Campanha 10%

Proposta Final da Campanha 40% 

Conteúdo

Introdução

Presença Digital

Jornada de Decisão do Consumidor

Valor vitalício do cliente

Comunicações de marketing

Planeamento de campanha no Google Ads (pelo Google)

Proposta Inicial da Campanha

Relatório do Grupo

Proposta Inicial da Campanha

Gestão de campanhas no Google Ads (pelo Google)

Estudo de caso

Campanha Squatty Potty

Perguntas e respostas

Branding na era digital

Marketing viral

Estudo de caso

Proposta Final da Campanha

Apresentação em grupo

Conclusão