Inovação do Modelo de Negócio
Objetivos
O objetivo é transmitir aos alunos competências para melhor compreender, decompor e analisar modelos de negócio ou operacionais nas organizações. Os alunos trabalharão individualmente e em grupos, estudando, debatendo e evoluindo modelos de negócios de uma ampla variedade de indústrias e estratégias. No final, os alunos devem ser capazes de olhar para qualquer organização e tentar explicar a ligação das suas ações através de modelos de negócio e teorizar novas abordagens que poderiam adotar ou comparar com o que a concorrência faz. Os alunos deverão ser capazes de identificar o modelo de negócio como traço distintivo de uma organização.
Caracterização geral
Código
2448
Créditos
3.5
Professor responsável
João Castro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
¿Playing to Win: How Strategy Really Works¿ by A.G. Lafley, and Roger L. Martin
¿Creating Great Choices: A Leader's Guide to Integrative Thinking¿ by Jennifer Riel
¿HBR's 10 Must Reads on Business Model Innovation¿ by Harvard Business Review (compilation)
¿Business Model Innovation: Concepts, Analysis, and Cases¿ by Allan Afuah
¿Design a Better Business: New Tools, Skills, and Mindset for Strategy and Innovation¿ by Patrick Van Der Pijl, Justin Lokitz, Erik van der Pluijm, Maarten van Lieshout
¿The Invincible Company: How to Constantly Reinvent Your Organization with Inspiration From the World's Best Business Models¿ by Dr. Alexander Osterwalder
Método de ensino
Esta disciplina requer um investimento para uma participação efetiva na aula. Serão apresentados casos, seja na aula pelo professor, por equipas de alunos ou através de literatura. A maioria das conclusões virá da qualidade da discussão que acontece na aula.
Método de avaliação
Esta
disciplina não tem exame que é substituído por um Trabalho Individual (50% da
nota final).
Outros
elementos de avaliação são:
-
Participação na aula (individual): 20%
-
Apresentação do modelo de negócios (equipa): 10%
- Relatório do modelo de negócios (equipa): 20%
Conteúdo
Conhecimento
e Compreensão
Comptências
específicas
Comptências Gerais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: