Estratégia de Operações

Objetivos

Nos últimos anos temos visto muitas referências à fabricação do futuro. Indústria 4.0, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva, Impressão 3D, Aprendizagem de Máquina, Inovação Aberta, Serviço 4.0, Cadeia de Abastecimento 4.0 são termos frequentes em diversas publicações e meios de comunicação.

Mas qual é a sua relevância para o desenvolvimento e gestão dos processos utilizados para produzir e entregar bens e serviços? Como as operações mudarão?

Para analisar e procurar respostas a estas questões e preparar o futuro precisamos de conhecer e compreender o passado e as ferramentas que temos utilizado. Este é o nosso objetivo.

Fornecer uma estrutura para descrever e formular uma estratégia de operações e compreender e avaliar as principais decisões em operações, que têm um impacto substancial na posição competitiva de uma empresa. Assim, a palavra estratégia tem duas conotações: formular uma estratégia operacional (plano de longo prazo) e tomar decisões operacionais estratégicas (importantes). 



Caracterização geral

Código

2451

Créditos

3.5

Professor responsável

Utku Serhatli

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Artigos a indicar para a aula (alguns estarão disponíveis através do moodle, outros estarão disponíveis através de fontes da internet). Apresentação da matéria com slides 


Método de ensino

Os alunos têm que ler/prepar um caso, ou um exercício, antes das aulas. Estimou-se que será necessário entre 1 hora e 1 hora e meia para ler/preparar cada caso.

Um processo de aprendizagem melhora quando se olha para trás e se avaliam os temas debatidos na aula. Com esse objetivo, cada aluno poderá enviar por e-mail uma exposição comentando algumas das questões discutidas na semana anterior (uma exposição com cerca de 1 a 2 páginas). 


Método de avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação nas aulas, trabalhos de casa, trabalho de grupo e exame final. A participação nas aulas será avaliada considerando a qualidade dos comentários e a contribuição para o desenvolvimento da aula. O projeto envolve a leitura de artigos sobre um tema relevante, submissão de um relatório e a preparação de uma apresentação.

AVALIAÇÃO: Participação nas aulas: 10%; Trabalhos: 15% Trabalho de grupo: 25% Exame final: 50% 


Conteúdo

Gestão de Operações vs Estratégia de Operações

Perspectiva de Recursos e Perspectiva de Mercado

Uma antecipação do que está por vir - como funciona a disciplina?

Conteúdo e Processo

Conteúdo da Estratégia de Operações: Objetivos de Desempenho e Áreas de Decisão

Princípio do Foco: o foco operacional aumenta a eficiência operacional Processos focados como um caso extremo de ajuste perfeito entre proposta de valor e estratégia de operações (alinhamento).

Decisões de Capacidade

Impacto da incerteza e variabilidade

Previsões

Estudo de caso de Shouldice

Estratégia de Operações da Zara

Inovação no modelo de negócios

Sourcing Estratégico e Gestão de Abastecimento

Integração Vertical vs Integração Horizontal

Contratos da cadeia de abastecimento

Simulações da cadeia de abastecimento

Efeito chicote

Apresentações dos Alunos