Estratégia de Operações
Objetivos
Nos
últimos anos temos visto muitas referências à fabricação do futuro. Indústria
4.0, Internet das Coisas, Manufatura Aditiva, Impressão 3D, Aprendizagem de
Máquina, Inovação Aberta, Serviço 4.0, Cadeia de Abastecimento 4.0 são termos
frequentes em diversas publicações e meios de comunicação.
Mas
qual é a sua relevância para o desenvolvimento e gestão dos processos
utilizados para produzir e entregar bens e serviços? Como as operações mudarão?
Para
analisar e procurar respostas a estas questões e preparar o futuro precisamos
de conhecer e compreender o passado e as ferramentas que temos utilizado. Este
é o nosso objetivo.
Fornecer uma estrutura para descrever e formular uma estratégia de operações e compreender e avaliar as principais decisões em operações, que têm um impacto substancial na posição competitiva de uma empresa. Assim, a palavra estratégia tem duas conotações: formular uma estratégia operacional (plano de longo prazo) e tomar decisões operacionais estratégicas (importantes).
Caracterização geral
Código
2451
Créditos
3.5
Professor responsável
Utku Serhatli
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Artigos a indicar para a aula (alguns estarão disponíveis através do moodle, outros estarão disponíveis através de fontes da internet). Apresentação da matéria com slides
Método de ensino
Os
alunos têm que ler/prepar um caso, ou um exercício, antes das aulas. Estimou-se
que será necessário entre 1 hora e 1 hora e meia para ler/preparar cada caso.
Um processo de aprendizagem melhora quando se olha para trás e se avaliam os temas debatidos na aula. Com esse objetivo, cada aluno poderá enviar por e-mail uma exposição comentando algumas das questões discutidas na semana anterior (uma exposição com cerca de 1 a 2 páginas).
Método de avaliação
A
avaliação dos alunos será baseada na participação nas aulas, trabalhos de casa,
trabalho de grupo e exame final. A participação nas aulas será avaliada
considerando a qualidade dos comentários e a contribuição para o
desenvolvimento da aula. O projeto envolve a leitura de artigos sobre um tema
relevante, submissão de um relatório e a preparação de uma apresentação.
AVALIAÇÃO: Participação nas aulas: 10%; Trabalhos: 15% Trabalho de grupo: 25% Exame final: 50%
Conteúdo
Gestão
de Operações vs Estratégia de Operações
Perspectiva
de Recursos e Perspectiva de Mercado
Uma
antecipação do que está por vir - como funciona a disciplina?
Conteúdo
e Processo
Conteúdo
da Estratégia de Operações: Objetivos de Desempenho e Áreas de Decisão
Princípio
do Foco: o foco operacional aumenta a eficiência operacional Processos focados
como um caso extremo de ajuste perfeito entre proposta de valor e estratégia de
operações (alinhamento).
Decisões
de Capacidade
Impacto
da incerteza e variabilidade
Previsões
Estudo
de caso de Shouldice
Estratégia
de Operações da Zara
Inovação
no modelo de negócios
Sourcing Estratégico e Gestão de Abastecimento
Integração
Vertical vs Integração Horizontal
Contratos
da cadeia de abastecimento
Simulações
da cadeia de abastecimento
Efeito
chicote
Apresentações dos Alunos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: