Consultoria de Estratégia

Objetivos

O principal objetivo é fornecer uma abordagem prática à consultoria estratégica. Os alunos poderão aprender e praticar as ferramentas básicas de consultoria em recolha de dados, análise de dados, brainstorming, estruturação de ideias e recomendações, bem como design de apresentações e outros tipos de documentação de comunicação. Também permitirá que os alunos entendam as etapas típicas de um projeto de consultoria em estratégia, bem como visualizar a rotina diária de um consultor de gestão. 




Caracterização geral

Código

2460

Créditos

7

Professor responsável

Constança Monteiro Casquinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Block, Peter (2011). Flawless Consulting: A Guide to Getting Your Expertise Used. 3rd Edition.

Cole Miller, Brian. (2012). Quick Brainstorming Activities for Busy Managers: 50 Exercises to Spark Your Team's Creativity and Get Results Fast. American Management Association, New York.

Mack, N., Woodsong, C., Macqueen, K., Guest, G., & Namey, E. (2005). Qualitative Research Methods: A Data Collector's Field Guide. Family Health International.

Metaplan GmbH. (2009). Moderating group discussions using the Metaplan approach.

Minto, B. (2008). The Pyramid Principle: Logic in Writing and Thinking. Financial Times Prentice Hall, Pearson Education, Harlow GB.

Rasiel, E. (1999). The McKinsey Way: Using the Techniques of the World's Top Strategic Consultants to Help You and Your Business. McGraw-Hill Professional, New York.

Zelazny, G. (2001). Say it with charts: The Executive’s Guide to Visual Communication. McGraw-Hill Professional, New York.

Zelazny, G. (2006). Say it with presentations: How to Design and Deliver Successful Business Presentations, McGraw-Hill Professional, New York.

Literature suited for Indie Campers Case

TBA

Literature for students with a background different to economics/management

Please find below a link to a useful page with A to Z of Management Concepts & Models. From here you can search for the concepts you would like to learn more about: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=bth&bquery=JN+%26quot%3 bA+to+Z+of+Management+Concepts+%26amp%3b+Models%26quot%3b+AND+DT+20 050501&type=1&site=ehost-live&scope=site

More useful sources:

Porter's Five

Forces: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=89550628&l ang=pt-br&site=eds-live

SWOT: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=100259317&l ang=pt-br&site=eds-live

PESTEL: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=89677606& lang=pt-br&site=eds-live

GAP

Analysis: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=109057026 &lang=pt-br&site=eds-live

Marketing

Mix: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=90558383&lang=pt-br&site=eds-live

Competitive

Advantage: http://fesrvsd.fe.unl.pt:2087/login.aspx?direct=true&db=ers&AN=8916399 7&lang=pt-br&site=eds-live 


Método de ensino

Um tema central será utilizado ao longo do período com diferentes finalidades: Demonstrar interações com um Cliente de Consultoria; Ilustrar exemplos e fornecer um cenário para interações em sala de aula; Transmitir a questão central a ser resolvida nos diferentes trabalhos de grupo; Observação: lembre-se de que a confidencialidade é de extrema importância para os clientes de consultoria. As aulas serão duplas, nas quais os oradores convidados estarão presentes ocasionalmente: Base teórica/conceitual (onde leituras individuais pré-aula são aconselhadas, porque o tempo de aula será preferencialmente dedicado à discussão e troca de ideias); Questões práticas, discussões e apresentação sobre o tema central. 



Método de avaliação

- Individual: 55%

Participação nas Aulas: 5%; Avaliação por Pares: 5%; Exame: 45%

- Equipa: 45%

Resumos de capítulos: 5%; Pacote de factos: 15%; Trabalho: 25% 


Conteúdo

Introdução e Visão Geral - Consciência de Diferentes Personalidades; Equipas e Dinâmica de Equipa; Visão geral da indústria do cliente e apresentação do desafio; Campistas independentes? Estratégia de internacionalização e desenvolvimento de novas verticais/unidades de negócios

A Indústria de Consultoria e Execução de Projetos

Documentos iniciais (KOD) - Títulos de ação

Técnicas de Feedback - Revisão de Competências de Apresentação

Documento inicial ? apresentação e feedback - Estruturação e entrega de mensagens (Análise de Problemas)

Análise do problema? apresentação e feedback - recolha e análise de informações

Técnicas de entrevista

Exibindo informações com gráficos (Fact Pack) - Entrevistando consultores especialistas

Pacote de factos? apresentação e feedback - Barreiras à mudança; Um dia na vida de um consultor.

Apresentações: do tijolo ao edifício (Princípio da Pirâmide)

Preparação para exames

Tarefa final ? apresentação e feedback

Encerramento 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: