Inovação Aberta

Objetivos

Preparar os alunos para a gestão da inovação no mundo onde a inovação é democratizada: desenvolvida por produtores e cada vez mais por indivíduos ou empresas monousuários e em comunidades e ecossistemas de inovação. Preparar os alunos para uma compreensão da inovação aberta e do usuário e como modelos novos e emergentes de inovação impactam a criação e apropriação de valor diante das mudanças tecnológicas. Exploraremos como as organizações interagem com as fontes internas e externas de conhecimento e os desafios na estruturação de processos internos para se beneficiar sistematicamente dessas interações. O programa facilitará a geração de insights sobre diferentes abordagens para organizar e facilitar a inovação aberta e do utilizador, usando exemplos e experiências do mundo real. O objetivo é que os alunos tenham ferramentas para identificar quais as abordagens de inovação aberta provavelmente terão sucesso nos mercados e como lucrar melhor com a inovação aberta em empresas empreendedoras e estabelecidas.




Caracterização geral

Código

2465

Créditos

3.5

Professor responsável

Paolo Vincenzo Leone

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

"Inside the HBS Case Method"

NIVEA (A) (2015); HBS # 614042-PDF-ENG

Hippel, Eric. Democratizing Innovation. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2005. 

InnoCentive.com (A) (2009); HBS # 608170-PDF-ENG

Mollick, Ethan. ?Tapping into the Underground.? MIT Sloan Management Review 46, no. 4 (2005) 

Open innovation at Siemens (2015); HBS # 613100-PDF-ENG

Lakhani, K.R., Lifshitz-Assaf, H. and Tushman, M.L., 2013. Open innovation and organizational boundaries: Task decomposition, knowledge distribution and the locus of innovation. In Handbook of economic organization (pp. 355-382). Edward Elgar Publishing. 

Prodigy Network: Democratizing Real Estate Design and Financing (2015); HBS # 614064-PDF-ENG 


Método de ensino

Formato de seminário, com sessões interativas, centradas na discussão do material atribuído e no trabalho em equipa. Os alunos precisarão preparar as aulas analisando o material atribuído e de  preparar a apresentação final do grupo.



Método de avaliação

A avaliação será baseada em trabalhos individuais e trabalhos de grupo.

O trabalho individual consiste em escrever dois memorandos de reflexão de duas páginas cada (espaçamento 1,5 entrelinhas, Times New Roman 12, margens de 1 polegada em toda a página), excluindo referências, tabelas e figuras. Nas reflexões, os alunos devem integrar o material que aprenderam na de aula. Cada nota vale 30% da nota final.

O trabalho de grupo decorrerá maioritariamente na aula. Cada grupo irá preparar uma apresentação com 10 slides em Power Point durante a última aula. O trabalho de grupo vale 40% da nota final.

A participação nas aulas é obrigatória.



Conteúdo

A primeira metade de cada aula será dedicada à primeira parte/componente do programa; a segunda metade para a segunda parte.

Componente 1: Teoria e métodos de inovação aberta. Método baseado em casos, revisão da inovação aberta e de utilizador, conceitos teóricos e métodos para encontrar inovações e organizar a inovação aberta. Entre outros tópicos, consideraremos o método do utilizador líder, kits de ferramentas de inovação, crowdsourcing e comunidades de utilizadores.

Componente 2: Aplicações e Desafios de Inovação Aberta. Aplicações de inovação aberta e de utilizador através dum projeto do mundo real a ser conduzido em equipas.