Estratégia de Tecnologia

Objetivos

O objetivo é orientar os alunos sobre o que a estratégia e as opções estratégicas podem implicar ao considerar os setores de tecnologia e o desenvolvimento de novas soluções, numa dinâmica de mercado e players em constante evolução. Isso será feito através da análise de referenciais teóricas, estudo de casos históricos e debate de casos atuais em desenvolvimento no mercado. No final, os alunos devem ser capazes de analisar casos de tecnologia e entender as diferentes opções existentes, os benefícios e perigos de cada uma. 



Caracterização geral

Código

2468

Créditos

3.5

Professor responsável

João Nuno Lopes de Castro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Fast Second: How Smart Companies Bypass Radical Innovation to Enter and Dominate New Markets, Markides and Geroski, 2004.

Geoffrey Moore, Crossing the Chasm, 2014

Adner, R. 2006, ¿Match your innovation strategy to your innovation ecosystem,¿ Harvard Business Review, 84(4) 98-107 


Método de ensino

Estudo de casos

Método de avaliação

Dependendo do número de alunos, a avalia;#ao será feita da seguinte forma.

20% - participação nas aulas / avaliação pelos pares

30% - relatório da equipa

50% - exame 


Conteúdo

Introdução à estratégia e tecnologia, Revisão dos objetivos do programa

Introdução à lista de casos e ao trabalho de equipa

Os tópicos nos casos podem abranger:

- Gestão de tecnologia precoce: Ásia, Roma e Europa

- A tecnologia moderna: de Edison e Ford aos anos 70

- Tecnologia atual: a era digital do computador, da internet e das comunicações móveis

- Tecnologia futura: explorações de Marte, computação quântica