Estratégia de Tecnologia
Objetivos
O objetivo é orientar os alunos sobre o que a estratégia e as opções estratégicas podem implicar ao considerar os setores de tecnologia e o desenvolvimento de novas soluções, numa dinâmica de mercado e players em constante evolução. Isso será feito através da análise de referenciais teóricas, estudo de casos históricos e debate de casos atuais em desenvolvimento no mercado. No final, os alunos devem ser capazes de analisar casos de tecnologia e entender as diferentes opções existentes, os benefícios e perigos de cada uma.
Caracterização geral
Código
2468
Créditos
3.5
Professor responsável
João Nuno Lopes de Castro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Fast Second: How Smart Companies Bypass Radical Innovation to Enter and Dominate New Markets, Markides and Geroski, 2004.
Geoffrey Moore, Crossing the Chasm, 2014
Adner, R. 2006, ¿Match your innovation strategy to your innovation ecosystem,¿ Harvard Business Review, 84(4) 98-107
Método de ensino
Estudo de casos
Método de avaliação
Dependendo
do número de alunos, a avalia;#ao será feita da seguinte forma.
20%
- participação nas aulas / avaliação pelos pares
30%
- relatório da equipa
50% - exame
Conteúdo
Introdução
à estratégia e tecnologia, Revisão dos objetivos do programa
Introdução
à lista de casos e ao trabalho de equipa
Os
tópicos nos casos podem abranger:
-
Gestão de tecnologia precoce: Ásia, Roma e Europa
- A
tecnologia moderna: de Edison e Ford aos anos 70
-
Tecnologia atual: a era digital do computador, da internet e das comunicações
móveis
- Tecnologia futura: explorações de Marte, computação quântica
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: