Estratégia Digital e Transformação 

Objetivos

Principais conceitos digitais

Transformação e mudança pessoal

Estratégia e transformação digital

As principais tendências tecnológicas e seu impacto na sociedade como um todo

O impacto da tecnologia na sociedade Abordagem 360º das questões sociais

Caracterização geral

Código

2480

Créditos

3.5

Professor responsável

David Bernardo Ferreira Santo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

"The knight in rusty armor" by Robert Fisher

- Articles by the professor, you can find some at (in portuguese)

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/david_bernardo.html

- TEDx Talk by professor: https://www.youtube.com/watch?v=c6N-_zTZ-0Y

Método de ensino

A experiência às vezes pode ser menos tradicional quando comparada a outros cursos, e não é para todos. Vários dos tópicos discutidos na aula ainda não têm respostas exatas, pois abordam questões atuais e futuras, e o objetivo é conscienalizar e discutir (inteligência artificial, etc.). Não podemos mudar o mundo sem mudar a nós mesmos, ser-lhe-á pedido que “saia da sua zona de conforto”, de forma pessoal. Isso destina-se a fazer com que se sentia desconfortável e a enfrentar seus medos e, com sorte, superá-los. Lembre-se da primeira e mais difícil mudança que podemos fazer está em nós mesmos. A aula é sobre interação: professor para alunos, alunos para professores e alunos para alunos. Esta aula deve fazer pensar e aprender a pensar sobre o que está por vir. Não existe fórmula secreta, assim como não existem fórmulas secretas no mundo real. Os alunos serão responsáveis ??por apresentar em grupo uma tendência tecnológica chave aos seus colegas como parte do processo de aprendizagem, recente e atual. Artigos, vídeos e apresentações e conferências serão debatidos. As aulas são obrigatórias e as faltas injustificadas (apenas por motivos graves) terão reflexo na avaliação. Faltar duas aulas sem justificação de força maior resulta na reprovação do curso. 


Método de avaliação

- 35% - Exame escrito (individual)
- 30% - Artigo do setor final e postagem no blog (grupo)
- 35% - Participação nas aulas e contribuição para trabalhos escritos (individuais e em grupo)

Haverá trabalhos de casa atribuídos em algumas aulas. O trabalho de casa é entregue na noite anterior à aula e tem como objetivo fazer com que os alunos tentem resolver os problemas antes de obter a solução. O trabalho de casa é avaliado da seguinte forma (20 - Foi além do exigido; 15 - Fez o que foi solicitado; 10 - Apresentou parte do que era exigido; 5 - esforço mínimo; 0 - não apresentou o trabalho de casa ou o que era exigido). Participação na aula e os trabalhos de casa são avaliados em conjunto e a avaliação detalhada de cada componente não estará disponível. Os alunos são avaliados de acordo com sua contribuição para o desenvolvimento da aula. Devido à curta duração do curso, não haverá feedback de avaliação durante o curso. Apresentações só serão disponibilizados após as aulas. Uma nota inferior a 10 em 20 no exame resultará na reprovação do curso. Não há revisão indivdual da nota do trabalho de casa. 


Conteúdo

Ocurso surge da necessidade identificada em trabalhar com diversas empresas líderes no mundo, de pessoas que entendam o que está a acontecer no mundo. A sociedade vai mudar mais dramaticamente nos próximos 10 anos do que nos 30 anteriores - revolução baseada em dados e tecnologia. Ainda assim, a maioria das empresas e pessoas não percebeu isso. Estima-se que durante os próximos 15 anos, 60% dos atuais empregos desaparecerão e 50% das atuais empresas da Fortune 500 serão substituídas por outras empresas. O que fazer sobre isso? Como você vai se preparar e as empresas para as quais trabalha? Este curso visa sensibilizar os alunos com o que vai acontecer (e já está acontecer) no mercado, por que está a acontecer, suas implicações e como preparar as carreiras e as empresas para isso. Abordaremos as maiores tendências e tecnologias que moldam nosso presente e futuro. Familiarizar os alunos com noções básicas sobre como transformar uma empresa para os novos desafios que virão, começando por eles mesmos, e os principais gatilhos para a transformação. O curso também mostra a imagem mais ampla do digital na nossa sociedade e ajuda o aluno a enquadrar o conhecimento de outros cursos no digital (aprender por que o termo digital deve deixar de ser utilizado em breve, mas ainda não temos outro melhor).

E você? Você quer mudar o mundo, mas pode mudar a si mesmo? Teremos alguns desafios pessoais durante o curso para sair da “sua zona de conforto”... 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: