Desenho e Desenvolvimento de Produto

Objetivos

O objetivo é orientar os alunos nas etapas de desenvolvimento de novos produtos, ajudar a familiarizar-se com vários conceitos e métodos de idealização, criação, teste e prototipagem. Os alunos trabalharão em grupos e irão lidera um processo de design nas etapas iniciais, desde a descoberta do mercado até a prototipagem e apresentação.

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de compreender as diferentes etapas, em que contribuem e como é que o processo de design cria um produto ou serviço que pode ser lançado no mercado.



Caracterização geral

Código

2481

Créditos

3.5

Professor responsável

João Castro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

'Product Design and Development' - 6th Edition, by Karl Ulrich and Steven Eppinger. 



Método de ensino

O material será entregue na aula através de apresentações tópicas que apresentarão os diferentes conceitos e métodos para cada etapa de um processo de design. A maior parte do material será testada e aplicada após a aula por grupos de alunos que passarão pelo desafio da aula. Algum tempo na aula será reservado para discussão de descobertas e experiências partilhadas. No final, as equipas de alunos apresentarão o seu conceito de produto a um júri para avaliação e crítica. Os alunos também trabalham individualmente em um ensaio refletindo sobre o que o processo de design significa para eles.


Método de avaliação

Elementos individuais:

Participação na aula (10%)

Exame para casa / Ensaio (50% - enviar até o final do período de exames)

Elementos de equipa:

Trabalho 1: observações e geração de ideias (10%)

Trabalho 2: ideia selecionada e caso de negócios (5%)

Apresentação Final ao júri (25%)


Conteúdo

1 - Introdução ao processo de desenvolvimento de novos produtos. O papel de DP nas organizações e casos de estudo. Revisão dos objetivos. O resumo do projeto: o desafio de gestão de projetos

2 - Compreensão dos requisitos do cliente, métodos de geração de conceito

3 - Mergulhe fundo no desafio do design

4 - Considerações de design, criatividade

5 - O negócios, protótipo, storytelling e pitching de direitos de propriedade intelectual

6 - Dia de apresentação