Desenho e Desenvolvimento de Produto
Objetivos
O
objetivo é orientar os alunos nas etapas de desenvolvimento de novos produtos,
ajudar a familiarizar-se com vários conceitos e métodos de idealização,
criação, teste e prototipagem. Os alunos trabalharão em grupos e irão lidera um
processo de design nas etapas iniciais, desde a descoberta do mercado
até a prototipagem e apresentação.
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de compreender as diferentes etapas, em que contribuem e como é que o processo de design cria um produto ou serviço que pode ser lançado no mercado.
Caracterização geral
Código
2481
Créditos
3.5
Professor responsável
João Castro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
'Product Design and Development' - 6th Edition, by Karl Ulrich and Steven Eppinger.
Método de ensino
O material será entregue na aula através de apresentações tópicas que apresentarão os diferentes conceitos e métodos para cada etapa de um processo de design. A maior parte do material será testada e aplicada após a aula por grupos de alunos que passarão pelo desafio da aula. Algum tempo na aula será reservado para discussão de descobertas e experiências partilhadas. No final, as equipas de alunos apresentarão o seu conceito de produto a um júri para avaliação e crítica. Os alunos também trabalham individualmente em um ensaio refletindo sobre o que o processo de design significa para eles.
Método de avaliação
Elementos
individuais:
Participação
na aula (10%)
Exame
para casa / Ensaio (50% - enviar até o final do período de exames)
Elementos
de equipa:
Trabalho
1: observações e geração de ideias (10%)
Trabalho
2: ideia selecionada e caso de negócios (5%)
Apresentação Final ao júri (25%)
Conteúdo
1 -
Introdução ao processo de desenvolvimento de novos produtos. O papel de DP nas
organizações e casos de estudo. Revisão dos objetivos. O resumo do projeto: o
desafio de gestão de projetos
2 -
Compreensão dos requisitos do cliente, métodos de geração de conceito
3 -
Mergulhe fundo no desafio do design
4 -
Considerações de design, criatividade
5 -
O negócios, protótipo, storytelling e pitching de direitos de
propriedade intelectual
6 - Dia de apresentação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: