Roda de Inovação & criação de valor

Objetivos

De acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos (Fórum Económico Mundial, 2020), as 5 principais competências a serem desenvolvidas para 2025 são 1) pensamento analítico e inovação, 2) aprendizagem activa e estratégias de aprendizagem, 3) resolução de problemas complexos, 4 ) pensamento crítico e análise e 5) criatividade, originalidade e iniciativa. Este curso contribuirá para o desenvolvimento destas 5 competências através da aplicação do "VCW?Roda de Criação de Valor?, um método de inovação e tomada de decisão que será utilizado como metodologia de consultoria e ensino para aprendizagem baseada em problemas, experiencia e prática. O VCW será utilizado como uma metaestrutura que integra diferentes ferramentas para inovar e fornecer soluções abrangentes para a resolução de problemas complexos. 

Caracterização geral

Código

2485

Créditos

7

Professor responsável

Luís Filipe Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Antes de cada sessão (o calendário final será apresentado no início do semestre), os alunos deverão ler um conjunto de artigos para uma melhor compreensão dos conceitos-chave em diferentes áreas (por exemplo, inovação, criação de valor, resolução de problemas, estratégia, marketing). ), que será aplicado durante cada aula específica. As leituras obrigatórias são apresentadas no programa sessão a sessão. 

Método de ensino

As aulas consistem em debates sobre a teoria e suas aplicações com exemplos de diversas áreas. Particularmente, a primeira aula será principalmente sobre teoria, e a segunda parte sobre aplicações práticas dentro dos projetos. Os principais decisores serão convidados para as aulas e irão desempenhar um papel ativo nas fases 1, 3 e 5 da Roda de Criação de Valor VCW.

Este será um verdadeiro projeto de consultoria e, consequentemente, os alunos trabalhm em conjunto com os principais decisores e diferentes partes interessadas, que têm tempo limitado, mas podem fornecer insights profundos num período muito curto. Espera-se que os alunos, participem, questionem e façam exercícios dentro e fora da aula. Para fornecer conselhos práticos e ajudar a lançar os alunos num caminho de sucesso, algumas aulas serão fora do campus e inteiramente reservadas para o desenvolvimento dos trabalhos do curso.

Método de avaliação

Participação Individual e Presença nas Aulas: 10%

Avaliação Individual pelo Grupo (nota do grupo x contribuição individual): 20%

Primeiro Trabalho Individual: 10%

Segundo Trabalho Individual: 10%

Terceiro Trabalho Individual: 10%

Vídeo final da equipa com o relatório final em PowerPoint (45m-60m): 20%

Apresentação final do poster da equipa na aula: 20%


Conteúdo

Haverá um grande foco na resolução de desafios organizacionais reais, tais como a resolução de desafios organizacionais relativos a produtos, serviços, processos, tecnologias, aplicações de mercado e estratégia, ao mesmo tempo que se considera a necessidade de desenvolver soluções sustentáveis ??que criem valor. Para fazer isso, será necessário envolver os decisores e as partes interessadas no projeto e fará com que os alunos sintam que são responsáveis ??pelas soluções finais.
Exemplos de organizações que implementaram recentemente projetos VCW incluem:

Fundação Aga Khan, Airbus, Altran, AstraZeneca / Santis, AXA, Bank of Cyprus, Cathay Pacific Airways, Claranet, Cyta-Vodafone, Credit Suisse, Crowne Plaza, Eurocopter/Airbus Helicopters, Eurolife Insurance , Elecnor-Deimos, Everis-NTT Data, Flying Tiger, Forbach city, Four Seasons, GDF Suez, Gemalto, GirlMove, Governo da República Nacional Portuguesa, InvestLisboa, IPO Porto, INCM-Casa da Moeda (Casa da Moeda), Jerónimo Martins, Liga Portugal, Lisbon MBA, Lufthansa Technik, ITER, Healthcare City, Mastercard, Universidade de Marselha, McDonald?s, Ministro da Justiça de Portugal, MIT, Montepio Acredita Portugal, Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa, Otis, Piraeus Bank, PJ- Português Polícia Criminal, Refood, Renova, Rio Tinto Alcan, Santander, Thomson Reuters, Uniplaces, UPS, Aeroporto Internacional de Viena, entre muitos outros. (veja www.OpenVCW.com)
Há várias décadas, consultores e organizações têm usado ferramentas para resolver problemas organizacionais complexos e multifacetados. No entanto, os decisores e as partes interessadas muitas vezes não estão envolvidos nas soluções finais e não apoiam a sua implementação.
Nesta disciplina os alunos irão aprender como usar a Roda de Criação de Valor VCW para co-criar, inovar e tomar decisões enquanto incorporam diferentes stakeholders perspectivas e conciliar argumentos divergentes para fornecer soluções sustentáveis.