Roda de Inovação & criação de valor
Objetivos
De
acordo com o Relatório sobre o Futuro dos Empregos (Fórum Económico Mundial,
2020), as 5 principais competências a serem desenvolvidas para 2025 são 1)
pensamento analítico e inovação, 2) aprendizagem activa e estratégias de
aprendizagem, 3) resolução de problemas complexos, 4 ) pensamento crítico e
análise e 5) criatividade, originalidade e iniciativa. Este curso contribuirá
para o desenvolvimento destas 5 competências através da aplicação do
"VCW?Roda de Criação de Valor?, um método de inovação e tomada de decisão
que será utilizado como metodologia de consultoria e ensino para aprendizagem
baseada em problemas, experiencia e prática. O VCW será utilizado como uma
metaestrutura que integra diferentes ferramentas para inovar e fornecer
soluções abrangentes para a resolução de problemas complexos.
Caracterização geral
Código
2485
Créditos
7
Professor responsável
Luís Filipe Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Antes
de cada sessão (o calendário final será apresentado no início do semestre), os
alunos deverão ler um conjunto de artigos para uma melhor compreensão dos
conceitos-chave em diferentes áreas (por exemplo, inovação, criação de valor,
resolução de problemas, estratégia, marketing). ), que será aplicado durante
cada aula específica. As leituras obrigatórias são apresentadas no programa
sessão a sessão.
Método de ensino
As
aulas consistem em debates sobre a teoria e suas aplicações com exemplos de
diversas áreas. Particularmente, a primeira aula será principalmente sobre
teoria, e a segunda parte sobre aplicações práticas dentro dos projetos. Os
principais decisores serão convidados para as aulas e irão desempenhar um papel
ativo nas fases 1, 3 e 5 da Roda de Criação de Valor VCW.
Este
será um verdadeiro projeto de consultoria e, consequentemente, os alunos trabalhm
em conjunto com os principais decisores e diferentes partes interessadas, que
têm tempo limitado, mas podem fornecer insights profundos num período
muito curto. Espera-se que os alunos, participem, questionem e façam exercícios
dentro e fora da aula. Para fornecer conselhos práticos e ajudar a lançar os
alunos num caminho de sucesso, algumas aulas serão fora do campus e
inteiramente reservadas para o desenvolvimento dos trabalhos do curso.
Método de avaliação
Participação
Individual e Presença nas Aulas: 10%
Avaliação
Individual pelo Grupo (nota do grupo x contribuição individual): 20%
Primeiro
Trabalho Individual: 10%
Segundo
Trabalho Individual: 10%
Terceiro
Trabalho Individual: 10%
Vídeo
final da equipa com o relatório final em PowerPoint (45m-60m): 20%
Apresentação final do poster da equipa na aula: 20%
Conteúdo
Haverá
um grande foco na resolução de desafios organizacionais reais, tais como a
resolução de desafios organizacionais relativos a produtos, serviços,
processos, tecnologias, aplicações de mercado e estratégia, ao mesmo tempo que
se considera a necessidade de desenvolver soluções sustentáveis ??que criem
valor. Para fazer isso, será necessário envolver os decisores e as partes
interessadas no projeto e fará com que os alunos sintam que são responsáveis
??pelas soluções finais.
Exemplos de organizações que implementaram recentemente projetos VCW incluem:
Fundação
Aga Khan, Airbus, Altran, AstraZeneca / Santis, AXA, Bank of Cyprus, Cathay
Pacific Airways, Claranet, Cyta-Vodafone, Credit Suisse, Crowne Plaza,
Eurocopter/Airbus Helicopters, Eurolife Insurance , Elecnor-Deimos, Everis-NTT
Data, Flying Tiger, Forbach city, Four Seasons, GDF Suez, Gemalto, GirlMove,
Governo da República Nacional Portuguesa, InvestLisboa, IPO Porto, INCM-Casa da
Moeda (Casa da Moeda), Jerónimo Martins, Liga Portugal, Lisbon MBA, Lufthansa
Technik, ITER, Healthcare City, Mastercard, Universidade de Marselha,
McDonald?s, Ministro da Justiça de Portugal, MIT, Montepio Acredita Portugal,
Nova SBE, Universidade Nova de Lisboa, Otis, Piraeus Bank, PJ- Português
Polícia Criminal, Refood, Renova, Rio Tinto Alcan, Santander, Thomson Reuters,
Uniplaces, UPS, Aeroporto Internacional de Viena, entre muitos outros. (veja
www.OpenVCW.com)
Há várias décadas, consultores e organizações têm usado ferramentas para
resolver problemas organizacionais complexos e multifacetados. No entanto, os
decisores e as partes interessadas muitas vezes não estão envolvidos nas
soluções finais e não apoiam a sua implementação.
Nesta disciplina os alunos irão aprender como usar a Roda de Criação de Valor
VCW para co-criar, inovar e tomar decisões enquanto incorporam diferentes stakeholders
perspectivas e conciliar argumentos divergentes para fornecer soluções
sustentáveis.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: