Competitive Strategy: an analytical approach

Objetivos

Oferecer uma abordagem analítica para a concorrência no mercado. Analítico significa que estará ancorado no raciocínio microeconómico, que fornece uma estrutura muito útil para organizar o pensamento sobre como as empresas competem. No entanto, pouco conhecimento prévio de microeconomia ou matemática é necessário. Basta ter preferência pelo raciocínio lógico, análise gráfica (frequentemente utilizada) e, aqui e ali, cálculos explicados em termos intuitivos. O objetivo não é ensinar microeconomia mas aproveitar a disciplina que a microeconomia traz para o raciocínio sobre como as empresas competem e os mercados operam. 




Caracterização geral

Código

2582

Créditos

7

Professor responsável

Vasco Santos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Besank, David, David Dranove, Mark Shanley, and Scott Schaefer, 2010, The Economics of Stategy, sixth edition, New Jersey, USA: John Wiley and Sons. 


Método de ensino

Aulas teóricas onde os conceitos serão apresentados e debatidos. Os alunos devem ler os capítulos relevantes do livro indicado. Depois deverão resolver conjuntos de problemas (3 ou 4) que exemplificam o uso dos conceitos aprendidos anteriormente e estudos de caso (2) que ilustram a sua aplicação prática. 



Método de avaliação

Problemas (20%), estudos de caso (20%), teste intermédio (25%), exame final (35%). 



Conteúdo

Economia de escala, agência e coordenação, concorrentes e concorrência, compromisso estratégico, dinâmica de rivalidade de preços, entrada e saída, análise da indústria, posicionamento estratégico para vantagem competitiva.