Práticas baseadas em evidências para o bem estar
Objetivos
Fornecer
aos alunos conhecimentos científicos sobre bem-estar, como expô-los e práticas que
aumentam o bem-estar.
O objetivo é dotar os alunos de conceitos fundamentais de bem-estar extraídos de diversas fontes científicas como psicologia, economia comportamental, comportamento do consumidor e comportamento organizacional. Com esse conhecimento, os alunos deverão aplicá-lo em sua vida pessoal e profissional, aprimorando a autocompreensão. Os alunos devem praticar técnicas baseadas em evidências para promover o bem-estar neles e de pessoas e grupos ao seu redor. Causar impacto e capacitar os indivíduos para viver uma vida boa – mais gratificante e significativa. Num formato interativo e participativo, contará com debates, leituras, exposições e aprendizagem experiencial num ambiente diversificado e respeitoso.
Caracterização geral
Código
2585
Créditos
7
Professor responsável
Sofia Kousi, Samantha Sim
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Serão fornecidos slides das aulas. Quaisquer artigos adicionais,
necessários para o trabalho, os alunos podem
pesquisar na biblioteca. Para fazer o download dos artigos, os alunos
podem pesquisar os títulos dos artigos em:
scholar.google.com
b-on.pt or EBSCOhost
Google Chrome plugin ¿unpaywall¿
Método de ensino
Vários métodos de ensino e aprendizagem: aulas, vídeos educativos, exercícios na aula e outros exercícios de aprendizagem experiencial, reflexões semanais, oradores convidados, bem como apresentações de trabalhos em grupo.
Método de avaliação
Avaliação
Equipa: Desenvolvimento de uma intervenção prática para o bem-estar 40%
Avaliação
Individual: Ensaios/reflexões sobre exercícios semanais (melhores 5 de 6) 30%
Exame
final 30%
Bónus: Participação em Pesquisa Máx. +0,4 na nota final acima de 20
Conteúdo
Os
tópicos incluem o seguinte:
•
Definição e medição de bem-estar (natureza, criação, sustentabilidade do
bem-estar)
•
Tipos de bem-estar (eudaimonia, propósito, significado, florescimento) e
benefícios
•
Felicidade em todo o mundo e índices de bem-estar
• A
biologia e as circunstâncias do bem-estar (personalidade, demografia, cultura)
•
Ações para o bem-estar – individual (estilo de vida, atenção plena,
autocompaixão)
•
Ações para o bem-estar – envolvimento de outros (gratidão, conexão social)
•
Emoções negativas e resiliência
•
Consumo e bem-estar (renda, materialismo, economia, consumo experiencial,
degustação)
•
Trabalho e bem-estar (desempenho no trabalho, envolvimento, comportamentos de
trabalho contraproducentes, autenticidade, trabalho significativo,
prosperidade, satisfação com a vida e com o trabalho)
• Avaliação da eficácia das intervenções de bem-estar
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: