Práticas baseadas em evidências para o bem estar

Objetivos

Fornecer aos alunos conhecimentos científicos sobre bem-estar, como expô-los e práticas que aumentam o bem-estar.

O objetivo é dotar os alunos de conceitos fundamentais de bem-estar extraídos de diversas fontes científicas como psicologia, economia comportamental, comportamento do consumidor e comportamento organizacional. Com esse conhecimento, os alunos deverão aplicá-lo em sua vida pessoal e profissional, aprimorando a autocompreensão. Os alunos devem praticar técnicas baseadas em evidências para promover o bem-estar neles e de pessoas e grupos ao seu redor. Causar impacto e capacitar os indivíduos para viver uma vida boa – mais gratificante e significativa. Num formato interativo e participativo, contará com debates, leituras, exposições e aprendizagem experiencial num ambiente diversificado e respeitoso. 



Caracterização geral

Código

2585

Créditos

7

Professor responsável

Sofia Kousi, Samantha Sim

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Serão fornecidos slides das aulas. Quaisquer artigos adicionais, necessários para o trabalho, os alunos podem  pesquisar na biblioteca. Para fazer o download dos artigos, os alunos podem pesquisar os títulos dos artigos em:  

scholar.google.com

b-on.pt or EBSCOhost

Google Chrome plugin ¿unpaywall¿ 


Método de ensino

Vários métodos de ensino e aprendizagem: aulas, vídeos educativos, exercícios na aula e outros exercícios de aprendizagem experiencial, reflexões semanais, oradores convidados, bem como apresentações de trabalhos em grupo. 



Método de avaliação

Avaliação Equipa: Desenvolvimento de uma intervenção prática para o bem-estar 40%

Avaliação Individual: Ensaios/reflexões sobre exercícios semanais (melhores 5 de 6) 30%

Exame final 30%

Bónus: Participação em Pesquisa Máx. +0,4 na nota final acima de 20 


Conteúdo

Os tópicos incluem o seguinte:

• Definição e medição de bem-estar (natureza, criação, sustentabilidade do bem-estar)

• Tipos de bem-estar (eudaimonia, propósito, significado, florescimento) e benefícios

• Felicidade em todo o mundo e índices de bem-estar

• A biologia e as circunstâncias do bem-estar (personalidade, demografia, cultura)

• Ações para o bem-estar – individual (estilo de vida, atenção plena, autocompaixão)

• Ações para o bem-estar – envolvimento de outros (gratidão, conexão social)

• Emoções negativas e resiliência

• Consumo e bem-estar (renda, materialismo, economia, consumo experiencial, degustação)

• Trabalho e bem-estar (desempenho no trabalho, envolvimento, comportamentos de trabalho contraproducentes, autenticidade, trabalho significativo, prosperidade, satisfação com a vida e com o trabalho)

• Avaliação da eficácia das intervenções de bem-estar 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: