Empreendedorismo e Inovação baseados na ciência

Objetivos

O objetivo é mostrar como novos empreendimentos comerciais globais baseados em descobertas científicas reais são planeados e construídos. O papel crucial das startups e do empreendedorismo nas sociedades modernas é bem compreendido; no entanto, os projetos empreendedores diferem muito em função de vários fatores, nomeadamente ao nível do valor acrescentado dos produtos ou serviços que pretendem trazer para o mercado. Muitas das inovações de negócios mais valiosas das últimas décadas foram realizadas por empresas construídas com base em ciência e tecnologia de ponta. Os alunos serão expostos às especificidades de negócios que nascem da pesquisa e desenvolvimento (P&D) em diversas áreas do conhecimento - como biotecnologia, biomedicina, cleantech, foodtech e nanotecnologia - e aprenderão como construir valor em áreas tecnológicas tão complexas. 


Caracterização geral

Código

2588

Créditos

3.5

Professor responsável

Nuno Arantes Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

EU IPR Helpdesk: Introduction to IP

Bill Aulet: Disciplined Entrepreneurship

Alexander Osterwalder: Value Proposition Design

Vítor Verdelho Vieira and Susana Costa e Silva: The Business Case Roadmap (BCR)

Executive Summaries and slide decks of Startups presented during the course 


Método de ensino

Os alunos irão aprender com os professores e oradores convidados ¿ nomeadamente cientistas-empresários, investidores de capital de risco, mentores de startups, etc. ¿ sobre casos específicos de empreendedorismo de base científica. Assim, a aprendizagem será maioritariamente baseada em casos reais de empreendedorismo e na interação direta com os principais intervenientes nesses casos. Serão promovidas debates abertos de forma a tornar a aprendizagem o mais interativa possível 



Método de avaliação

A avaliação será baseada em (a) exame final (50% da nota), e (b) apresentações em grupo no final do período (50%). Um desempenho muito bom em apresentações de grupo, de meio período, ou uma participação positiva nas aulas pode levar à atribuição de pontos de bónus (0,5 cada). Tanto as apresentações quanto as questões do exame, concentram-se numa Proposta de Valor para um negócio ou iniciativa inovadora baseada (direta ou indiretamente) na ciência - por exemplo, uma nova startup, um novo veículo de investimento ou uma nova solução de suporte à criação de startups.


Conteúdo

 Os alunos aprenderão como e serão capazes de expor assuntos, incluindo requisitos de capital e estratégias de financiamento, a importância da propriedade intelectual, ciclos de desenvolvimento de produtos, obstáculos regulatórios e competências críticas necessárias para trazer produtos e serviços revolucionários baseados em ciência para o mercado. Será dada ênfase aos estágios iniciais (startup) da criação e crescimento da empresa.