Principais Empresas Sociais com impacto no desenvolvimento Internacional

Objetivos

Primeiro vamos desconstruir suposições e preconceitos que impedem empresas e profissionais do setor privado de impactar o desenvolvimento internacional sustentável e, em seguida, expor a teoria e prática (casos e convidados) sobre como a mentalidade do setor privado impacta empresas em países de baixa e média rentabilidade foram e estão a impulsior o desenvolvimento global sustentável. Em seguida, os alunos são convidados a produzir um podcast com as aprendizagens da disciplina aplicados a um empreendimento real de impacto. Os melhores podcasts farão parte do Podcast da Série Global de Sustentabilidade e Impacto transmitido pela NOVA SBE - pode consultar os podcasts anteriores dos alunos aqui: https://rss.com/podcasts/sustainability-global/


Caracterização geral

Código

2590

Créditos

3.5

Professor responsável

Filipe Alfaiate

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Videos and Podcasts

Center for International Development (CID) at Harvard University ¿ Filipe Alfaiate and Ariana Almeida (Building an award-winning NGO: the challenges and reality behind the dream to make a difference) https://www.iheart.com/podcast/256-harvard-cid-31001357/episode/building-an-award-winning-ngo-the-32174619/ Paul Collier - the Bottom of the Pyramid https://www.ted.com/talks/paul_collier_shares_4_ways_to_help_the_bottom_billion Daniel Kahneman "experience and memory" https://www.ted.com/talks/daniel_kahneman_the_riddle_of_experience_vs_memory Iqbal Quadir "how mobile phones can fight poverty" https://www.ted.com/talks/iqbal_quadir_says_mobiles_fight_poverty Dan Pellota- the way we think about charity https://www.ted.com/talks/dan_pallotta_the_way_we_think_about_charity_is_dead_wrong?language=e

Most relevant books and articles

Christensen M.C., Ojomo E. and Dillon, D (2019) "The Prosperity Paradox - How innovation can lift Nations out of poverty", Harper Business Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), The Power of Unreasonable People¿, Harvard Business Press Kotler, P. T., & Lee, N. R. (2009). "Up and out of poverty: The social marketing solution:, Pearson Prentice Hall. Prahalad, C.K. (2005), "The fortune at the bottom of the pyramid, eradicating poverty through profits", Wharton School Publishing. Polak, P., & Warwick, M. (2013). The business solution to poverty: Designing products and services for three billion new customers. Berrett-Koehler Publishers. Porter, M. and Kramer, M. (2011), "Creating Shared Value", HBS Rossling, H. (2018). "Factfullness"


Método de ensino

Diferentes metodologias para criar aulas dinâmicas e potencializar a aprendizagem de longo prazo:

> aulas com debate entre a turma;

> apresentações na aula por oradores convidados sobre temas relacionados com a aula;

> jogos e trabalhos colaborativos nas aulas;

> trabalhos de grupo e individuais. 


Método de avaliação

Trabalho Individual (25%): Um trabalho escrito (entre 3500-4500 palavras) escolhido por cada aluno a partir dos casos fornecidos. Os alunos irão analisar criticamente como as ferramentas e estruturas ensinadas na aula se aplicam.

PODCAST - Group Work (35%): Os alunos irão reunir-se em grupos de 4-5 e entregar um podcast sobre um tema que será proposto. Os melhores podcasts serão transmitidos online na plataforma oficial da escola como prémio. Os Podcasts podem ser gravados mediante agendamento prévio no Estúdio Fidelidade no campus. Você pode consultar o melhor Podcast dos anos anteriores aqui: https://rss.com/podcasts/sustainability-global

Exame final (40%): O exame final abrange todos os tópicos abordados.


Conteúdo

Desafios Globais (ODS)

Casos, tendências, ecossistema e opções de financiamento de empreendimentos de impacto impulsionados pelo desenvolvimento sustentável no ecossistema de desenvolvimento internacional

Estratégia corporativa e inovação de criação de mercado e abordagens orientadas para o mercado para enfrentar os desafios globais no desenvolvimento internacional

Negócios Inclusivos e Cadeias de Abatecimento, Base da Pirâmide/Não consumidores, e desenvolvimento do setor privado e clima em países de baixa e média rentabilidade

Soluções e ferramentas de Marketing de Impacto e Economia Comportamental Aplicada

Liderar Empresas de Impacto no desenvolvimento internacional, incluindo competência cultural, agilidade e resistência, e oportunidades de crescimento profissional neste setor.