Principais Empresas Sociais com impacto no desenvolvimento Internacional
Objetivos
Primeiro
vamos desconstruir suposições e preconceitos que impedem empresas e
profissionais do setor privado de impactar o desenvolvimento internacional
sustentável e, em seguida, expor a teoria e prática (casos e convidados) sobre
como a mentalidade do setor privado impacta empresas em países de baixa e média
rentabilidade foram e estão a impulsior o desenvolvimento global sustentável.
Em seguida, os alunos são convidados a produzir um podcast com as
aprendizagens da disciplina aplicados a um empreendimento real de impacto. Os
melhores podcasts farão parte do Podcast da Série Global de
Sustentabilidade e Impacto transmitido pela NOVA SBE - pode consultar os podcasts
anteriores dos alunos aqui: https://rss.com/podcasts/sustainability-global/
Caracterização geral
Código
2590
Créditos
3.5
Professor responsável
Filipe Alfaiate
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Videos and Podcasts
Center for International Development (CID) at Harvard University ¿ Filipe Alfaiate and Ariana Almeida (Building an award-winning NGO: the challenges and reality behind the dream to make a difference) https://www.iheart.com/podcast/256-harvard-cid-31001357/episode/building-an-award-winning-ngo-the-32174619/ Paul Collier - the Bottom of the Pyramid https://www.ted.com/talks/paul_collier_shares_4_ways_to_help_the_bottom_billion Daniel Kahneman "experience and memory" https://www.ted.com/talks/daniel_kahneman_the_riddle_of_experience_vs_memory Iqbal Quadir "how mobile phones can fight poverty" https://www.ted.com/talks/iqbal_quadir_says_mobiles_fight_poverty Dan Pellota- the way we think about charity https://www.ted.com/talks/dan_pallotta_the_way_we_think_about_charity_is_dead_wrong?language=e
Most relevant books and articles
Christensen M.C., Ojomo E. and Dillon, D (2019) "The Prosperity Paradox - How innovation can lift Nations out of poverty", Harper Business Elkington, J. and Hartigan, P. (2008), The Power of Unreasonable People¿, Harvard Business Press Kotler, P. T., & Lee, N. R. (2009). "Up and out of poverty: The social marketing solution:, Pearson Prentice Hall. Prahalad, C.K. (2005), "The fortune at the bottom of the pyramid, eradicating poverty through profits", Wharton School Publishing. Polak, P., & Warwick, M. (2013). The business solution to poverty: Designing products and services for three billion new customers. Berrett-Koehler Publishers. Porter, M. and Kramer, M. (2011), "Creating Shared Value", HBS Rossling, H. (2018). "Factfullness"
Método de ensino
Diferentes
metodologias para criar aulas dinâmicas e potencializar a aprendizagem de longo
prazo:
>
aulas com debate entre a turma;
>
apresentações na aula por oradores convidados sobre temas relacionados com a
aula;
>
jogos e trabalhos colaborativos nas aulas;
> trabalhos de grupo e individuais.
Método de avaliação
Trabalho
Individual (25%): Um trabalho escrito (entre 3500-4500 palavras) escolhido por
cada aluno a partir dos casos fornecidos. Os alunos irão analisar criticamente
como as ferramentas e estruturas ensinadas na aula se aplicam.
PODCAST
- Group Work (35%): Os alunos irão reunir-se em grupos de 4-5 e
entregar um podcast sobre um tema que será proposto. Os melhores podcasts
serão transmitidos online na plataforma oficial da escola como prémio.
Os Podcasts podem ser gravados mediante agendamento prévio no Estúdio
Fidelidade no campus. Você pode consultar o melhor Podcast dos anos anteriores
aqui: https://rss.com/podcasts/sustainability-global
Exame final (40%): O exame final abrange todos os tópicos abordados.
Conteúdo
Desafios
Globais (ODS)
Casos,
tendências, ecossistema e opções de financiamento de empreendimentos de impacto
impulsionados pelo desenvolvimento sustentável no ecossistema de
desenvolvimento internacional
Estratégia
corporativa e inovação de criação de mercado e abordagens orientadas para o
mercado para enfrentar os desafios globais no desenvolvimento internacional
Negócios
Inclusivos e Cadeias de Abatecimento, Base da Pirâmide/Não consumidores, e
desenvolvimento do setor privado e clima em países de baixa e média rentabilidade
Soluções
e ferramentas de Marketing de Impacto e Economia Comportamental Aplicada
Liderar Empresas de Impacto no desenvolvimento internacional, incluindo competência cultural, agilidade e resistência, e oportunidades de crescimento profissional neste setor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: