Implementação Estratégica

Objetivos

Destinado a focar os alunos na área de estratégia numa perspectiva de processo visando construir as condições para se destacarem na execução da estratégia formulada. 


Caracterização geral

Código

2592

Créditos

3.5

Professor responsável

João Silveira Lobo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

1.    The Execution Premium – Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage, Kaplan & Norton, HBSP 2008
2.    Making Strategy Work – Lawrence Hrebiniak, Pearson Education, 2013

Método de ensino

Cada aula será uma mistura de teoria e estudos de caso. Uma abordagem de “tomada de decisão prática/de conselho” para o assunto será usada como base para a participação nas aulas. Da mesma forma, contará fortemente com a participação dos alunos, tanto nas aulas como na sua preparação. Os alunos irão formar equipas de acordo com a lista de afiliação do grupo MCO.

Na primeira sessão serão estabelecidas “as regras do jogo” e comunicadas as leituras recomendadas para a aula.

Método de avaliação

Avaliação de Grupo : 30% - Trabalho de Grupo

Avaliação individual: 20% - 1 Trabalho Individual 

Exame Final : 50% (obrigatório)

Conteúdo

Projetado para focar os alunos em:

a) O campo da estratégia numa perspectiva processual visando construir condições para se destacar na execução da estratégia formulada.

b) As metodologias de estruturação e disseminação do pensamento estratégico na empresa através do planeamento estratégico, abrangendo a geração, seleção e programação de opções estratégicas nas organizações.

c) Desenho organizacional para ambidestria e como desenhar estruturas organizacionais para exploração.

d) Balanced Scorecard do sistema de gestão de KPIs como ferramenta de programação e acompanhamento da implementação da estratégia organizacional e sua vinculação à recompensa da contribuição individual por meio de remuneração variável.