Implementação Estratégica
Objetivos
Destinado
a focar os alunos na área de estratégia numa perspectiva de processo visando
construir as condições para se destacarem na execução da estratégia formulada.
Caracterização geral
Código
2592
Créditos
3.5
Professor responsável
João Silveira Lobo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
1. The Execution Premium – Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage, Kaplan & Norton, HBSP 2008
2. Making Strategy Work – Lawrence Hrebiniak, Pearson Education, 2013
Método de ensino
Cada
aula será uma mistura de teoria e estudos de caso. Uma abordagem de “tomada de
decisão prática/de conselho” para o assunto será usada como base para a
participação nas aulas. Da mesma forma, contará fortemente com a participação dos
alunos, tanto nas aulas como na sua preparação. Os alunos irão formar equipas
de acordo com a lista de afiliação do grupo MCO.
Na
primeira sessão serão estabelecidas “as regras do jogo” e comunicadas as
leituras recomendadas para a aula.
Método de avaliação
Avaliação de Grupo : 30% - Trabalho de Grupo
Avaliação individual: 20% - 1 Trabalho Individual
Exame Final : 50% (obrigatório)
Conteúdo
Projetado
para focar os alunos em:
a)
O campo da estratégia numa perspectiva processual visando construir condições
para se destacar na execução da estratégia formulada.
b)
As metodologias de estruturação e disseminação do pensamento estratégico na
empresa através do planeamento estratégico, abrangendo a geração, seleção e programação
de opções estratégicas nas organizações.
c)
Desenho organizacional para ambidestria e como desenhar estruturas
organizacionais para exploração.
d) Balanced
Scorecard do sistema de gestão de KPIs como ferramenta de programação e acompanhamento
da implementação da estratégia organizacional e sua vinculação à recompensa da
contribuição individual por meio de remuneração variável.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: