Asian Brands

Objetivos

Combinará estratégia de marca e compreensão inicial do mercado asiático para permitir que os alunos obtenham uma visão contemporânea das "marcas asiáticas". É especialmente relevante para alunos com conhecimento ou interesse em marketing através de pelo menos uma disciplina anterior e/ou experiência de trabalho em marketing e/ou grande interesse em negócios na Ásia.

Também será naturalmente complementar para os alunos que também optam por estudar Doing Business in China em T1 e/ou Marketing nos Mercados Emergentes da Ásia em T3. 



Caracterização geral

Código

2613

Créditos

3.5

Professor responsável

Andrew John Harrison

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Kapferer, Jean-Noël, The New Strategic Brand Management, 5th edition, 2012, Kogan Page (Essential)

Keller, Kevin Lane & APERIA, Tony & GEORGSON, Mats, Strategic Brand Management, A European perspective, 2nd Edition, 2012, Prentice Hall

Kroeber, Arthur (2016), China's Economy: What Everyone Needs to Know, ISBN-13: 978-0190239039

Martin, Jacques (2012), When China Rules the World: The End of the Western World and the Birth of a New Global Order: Second Edition publ : Penguin Books ISBN-10: 0143118005, ISBN-13: 978-0143118008

Shambaugh, David (2013), China goes global, Publ. Oxford University Press : ISBN-13: 978-0199860142; ISBN-10: 0199860149

Shambaugh, David (ed) (2012), Charting China¿s Future, publ. Routledge ISBN: 9780203817421

Breslin, Shaun (2013), China and the global political economy publ. Palgrave Macmillan ISBN 978-1-137-35520-1

Sharp, Byron. How brands grow, Part 1, 2010, Oxford University Press

Sharp, Byron & ROMANIUK, Jenni. How brands grow, Part 2, 2016, Oxford University Press.

Whitler, Kimberly (2019), What Western Marketers Can Learn from China, Harvard Business Review Magazine, May 2019 


Método de ensino

Uma mistura de leituras da bibliografia, artigos contemporâneos, vídeos e estudos de caso. Cada um dos 6 módulos terá duração de uma semana, sendo cada aula de 1,5 horas, 2 vezes/semana. Cada aula normalmente compreenderá três partes: c.30 minutos de formato de palestra (introdução ao tópico, pontos-chave, etc.), c.50-55 minutos de estudo de caso/discussão em aula, c.5-10 minutos de preparação e introdução para o tópico da próxima aula . Um registro de classe será usado para selecionar os alunos para discussão em grupo ou individual das respostas aos estudos de caso para garantir que todos os alunos contribuam para o aprendizado em grupo e todos possam ser avaliados pela contribuição da classe. 


Método de avaliação

60% da avaliação total será na contribuição individual e 40% nas contribuições do grupo

Conteúdo

O pano de fundo da extraordinária amplitude e oportunidade na Ásia

Ásia: papel hoje nos meios de comunicação social e na mudança tecnológica

Diferenciação da marca asiática num setor-chave - aviação

Estudo de mercado - Coreia do Sul

Estudo de mercado - Japão

Marca The Peninsula Hotel (Hongkong and Shanghai Hotels Limited)