Asian Brands
Objetivos
Combinará
estratégia de marca e compreensão inicial do mercado asiático para permitir que
os alunos obtenham uma visão contemporânea das "marcas asiáticas". É
especialmente relevante para alunos com conhecimento ou interesse em marketing
através de pelo menos uma disciplina anterior e/ou experiência de trabalho em
marketing e/ou grande interesse em negócios na Ásia.
Também será naturalmente complementar para os alunos que também optam por estudar Doing Business in China em T1 e/ou Marketing nos Mercados Emergentes da Ásia em T3.
Caracterização geral
Código
2613
Créditos
3.5
Professor responsável
Andrew John Harrison
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kapferer, Jean-Noël, The New Strategic Brand Management, 5th edition, 2012, Kogan Page (Essential)
Keller, Kevin Lane & APERIA, Tony & GEORGSON, Mats, Strategic Brand Management, A European perspective, 2nd Edition, 2012, Prentice Hall
Kroeber, Arthur (2016), China's Economy: What Everyone Needs to Know, ISBN-13: 978-0190239039
Martin, Jacques (2012), When China Rules the World: The End of the Western World and the Birth of a New Global Order: Second Edition publ : Penguin Books ISBN-10: 0143118005, ISBN-13: 978-0143118008
Shambaugh, David (2013), China goes global, Publ. Oxford University Press : ISBN-13: 978-0199860142; ISBN-10: 0199860149
Shambaugh, David (ed) (2012), Charting China¿s Future, publ. Routledge ISBN: 9780203817421
Breslin, Shaun (2013), China and the global political economy publ. Palgrave Macmillan ISBN 978-1-137-35520-1
Sharp, Byron. How brands grow, Part 1, 2010, Oxford University Press
Sharp, Byron & ROMANIUK, Jenni. How brands grow, Part 2, 2016, Oxford University Press.
Whitler, Kimberly (2019), What Western Marketers Can Learn from China, Harvard Business Review Magazine, May 2019
Método de ensino
Uma mistura de leituras da bibliografia, artigos contemporâneos, vídeos e estudos de caso. Cada um dos 6 módulos terá duração de uma semana, sendo cada aula de 1,5 horas, 2 vezes/semana. Cada aula normalmente compreenderá três partes: c.30 minutos de formato de palestra (introdução ao tópico, pontos-chave, etc.), c.50-55 minutos de estudo de caso/discussão em aula, c.5-10 minutos de preparação e introdução para o tópico da próxima aula . Um registro de classe será usado para selecionar os alunos para discussão em grupo ou individual das respostas aos estudos de caso para garantir que todos os alunos contribuam para o aprendizado em grupo e todos possam ser avaliados pela contribuição da classe.
Método de avaliação
60%
da avaliação total será na contribuição individual e 40% nas contribuições do
grupo
Conteúdo
O
pano de fundo da extraordinária amplitude e oportunidade na Ásia
Ásia:
papel hoje nos meios de comunicação social e na mudança tecnológica
Diferenciação
da marca asiática num setor-chave - aviação
Estudo
de mercado - Coreia do Sul
Estudo
de mercado - Japão
Marca The Peninsula Hotel (Hongkong and Shanghai Hotels Limited)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: