Cracking the Sales Code
Objetivos
Nenhum negócio sobrevive sem vendas. Esta disciplina explica as diferentes atividades que uma empresa deve realizar para se destacar em vendas. Começaremos entendendo qual é o requisito básico para ganhar uma venda e depois passaremos para canais de vendas, ciclos de vendas, segmentação de clientes, marketing, persuasão de vendas, negociação, programas de fidelidade, gestão de canais, gestão de força de vendas, gestão de vendas e inteligência de negócios. Como subproduto, o aluno entenderá como fazer a sua própria marca pessoal prosperar.
Caracterização geral
Código
2616
Créditos
3.5
Professor responsável
Filipe Simões De Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Artificial Intelligence for Marketing, Jim Sterne, Wiley, 2017.
Beyond the Sales Process, Steve Andersen, Dave Stein, Amacom, 2016.
Channel Playbook, Evrim U. Uysal, 2017. Cracking the Sales Management Code, Jason Jordan, Michelle Vazzana, McGraw-Hill, 2012.
Data Mining Techniques in CRM, Konstantinos Tsiptsis, Antonios Chorianopoulos, Wiley, 2009.
Digital Marketing Strategy, Simon Kingsnorth, Kogan Page, 2019.
Formulating strategy, Cliff Bowman, Adapted from The Oxford Handbook of Strategy, Volume 1, Oxford University Press, 2003.
Holistic Email Marketing, Kath Pay, Rethink, 2020.
HubSpot and Motion AI: Chatbot-Enabled CRM, Jill Avery, Thomas Steenburgh, Harvard case Reference no. 518067, 2019.
Influence, New and Expanded: The Psychology of Persuasion, Robert Cialdini, Harper Collins, 2021.
Integrated Sales Process Management, Michael W. Lodato, Author House, 2006.
Managing the Sales Process, David Masover, 2012.
Marketing Data Science, Thomas W. Miller, Pearson Education, 2015.
Marketing for Dummies, Jeanette McMurtry, Wiley, 2017.
Marketing Made Simple, Donald Miller, J. J. Peterson, Harper Collins, 2020.
Marketing Rebellion, Mark W. Schaefer, 2019.
Marketing Segmentation Analysis, Sara Dolnicar, Bettina Grün, Friedrich Leisch, Springer, 2018.
Methodological reasons for the theory/practice divide in market segmentation, Sara Dolnicar, K. Lazarevski, Journal of Marketing Management, 2009.
Roush Performance: How to Design a Sales Force Compensation Plan, Doug J. Chung, Harvard case Reference no. 519066, 2020.
Sales Management for Dummies, Butch Bellah, Wiley, 2015.
Método de ensino
Diferentes métodos de ensino e aprendizagem: aulas, debates na aula, estudos de caso, trabalhos de grupo, apresentações orais. Os alunos são incentivados a participar nos debates na aula porque, embora não faça parte da avaliação, é parte integrante do processo de aprendizagem.
Método de avaliação
Trabalho
grupo 50%
Exame individual 50%
Conteúdo
Requisito
básico para fechar uma venda - Canais de vendas B2C, B2B, B2B2C, B2B2B -
Segmentação de clientes - Pirâmide de marketing - Personas de marketing
Jornadas
do cliente - Planeamento de campanhas de marketing - Marketing digital -
Prospecção - Persuasão de vendas - Vendas digitais - Propostas de vendas -
Negociação
Programas
de fidelidade - Gestão de canais - Planeamento territorial - Conflito de canais
- Omnicanal - Gestão da força de vendas - Incentivos de vendas
Gestão de vendas - Funil de vendas - Métricas de vendas SMART Medição de desempenho - Inteligência de negócios
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: