Social Marketing
Objetivos
Planeamento
e a implementação de programas projetados para provocar mudanças
sociais/comportamentais usando conceitos e práticas de marketing comercial, bem
como as estratégias de melhores práticas para atender aos requisitos exclusivos
de marketing de organizações sem fins lucrativos e híbridas (com missão social
e lucro).
Caracterização geral
Código
2619
Créditos
3.5
Professor responsável
Carmen Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Andreasen, A. R. (Ed.). (2006). Social marketing in the 21st century. Sage.
Andreasen, A. and Kotler, P. (2008). Strategic Marketing for Nonprofit Organizations. Upper Saddle River, NJ. 7th Edition. Prentice Hall, Inc.
Método de ensino
Aprendizagem
por exemplos (demonstração)
Aprender
fazendo (praticar fazendo)
Aprender
ensinando [ensinar outro(s)]
Aprender
por debate (após visualização de vídeo ou leitura de texto).
Método de avaliação
50% Participação na aula e exercícios
50% Exame Final (Individual case study resolution + pergunta sobre o programa)
Conteúdo
Realçar
o papel social de alto potencial do marketing. Introduzir o marketing social
como a aplicação de conceitos de marketing e outras técnicas de mudança social
para alcançar tanto mudanças de comportamento individual como mudanças
estruturais sociais. Da mesma forma, abordamos os desafios únicos do uso de
conceitos e práticas de marketing aplicados a organizações sem fins lucrativos
ou híbridas. As empresas dos setores público e privado utilizam cada vez mais
estratégias de marketing para envolver os seus clientes e partes interessadas sobre
o impacto social. Para tal, os gestores precisam de compreender a melhor forma
de envolver e influenciar os clientes e as principais partes interessadas a
comportarem-se de forma a promover efeitos sociais positivos. Os tópicos
incluem mudança comportamental individual e coletiva para aceitar um novo
comportamento, rejeitar um comportamento potencialmente indesejado, modificar
um comportamento atual e abandonar um antigo comportamento indesejado. Planeamento
de marketing, pesquisa de mercado e branding para organizações sem fins
lucrativos ou híbridas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: