Social Marketing

Objetivos

Planeamento e a implementação de programas projetados para provocar mudanças sociais/comportamentais usando conceitos e práticas de marketing comercial, bem como as estratégias de melhores práticas para atender aos requisitos exclusivos de marketing de organizações sem fins lucrativos e híbridas (com missão social e lucro). 

Caracterização geral

Código

2619

Créditos

3.5

Professor responsável

Carmen Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

Andreasen, A. R. (Ed.). (2006). Social marketing in the 21st century. Sage.

Andreasen, A. and Kotler, P. (2008). Strategic Marketing for Nonprofit Organizations. Upper Saddle River, NJ. 7th Edition. Prentice Hall, Inc.

Método de ensino

Aprendizagem por exemplos (demonstração)

Aprender fazendo (praticar fazendo)

Aprender ensinando [ensinar outro(s)]

Aprender por debate (após visualização de vídeo ou leitura de texto). 

Método de avaliação

50% Participação na aula e exercícios 

50% Exame Final (Individual case study resolution + pergunta sobre o programa) 

Conteúdo

Realçar o papel social de alto potencial do marketing. Introduzir o marketing social como a aplicação de conceitos de marketing e outras técnicas de mudança social para alcançar tanto mudanças de comportamento individual como mudanças estruturais sociais. Da mesma forma, abordamos os desafios únicos do uso de conceitos e práticas de marketing aplicados a organizações sem fins lucrativos ou híbridas. As empresas dos setores público e privado utilizam cada vez mais estratégias de marketing para envolver os seus clientes e partes interessadas sobre o impacto social. Para tal, os gestores precisam de compreender a melhor forma de envolver e influenciar os clientes e as principais partes interessadas a comportarem-se de forma a promover efeitos sociais positivos. Os tópicos incluem mudança comportamental individual e coletiva para aceitar um novo comportamento, rejeitar um comportamento potencialmente indesejado, modificar um comportamento atual e abandonar um antigo comportamento indesejado. Planeamento de marketing, pesquisa de mercado e branding para organizações sem fins lucrativos ou híbridas. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: