Organizing for Good in the digital age

Objetivos

A maioria de nós passará grande parte de nossas vidas contribuindo para as organizações. Os grandes desafios do nosso tempo exigirão que as organizações contribuam para essas soluções. Organizing for Good in the Digital Age foi concebida como uma aula interativa na qual desenvolveremos juntamente com os alunos um conceito de boa organização e o que significa fazer o bem e como e sob as condições organizações, equipas e indivíduos dentro das organizações podem e devem concentrar-se em fazer o bem.

Caracterização geral

Código

2635

Créditos

3.5

Professor responsável

Paolo Vincenzo Leone

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 

Bibliografia

A disponibilizar brevemente 

Método de ensino

A disciplina segue um formato de seminário, com aulas interativas, centradas no debate do material atribuído e no trabalho em equipa. Os alunos tem que preparar as aulas analisando o material atribuído e têm que preparar para a apresentação final do grupo. 


Método de avaliação

A avaliação será baseada em trabalhos individuais e trabalhos de grupo. O trabalho individual consiste em escrever duas reflexões de duas páginas cada (espaçamento 1,5 entrelinhas, Times New Roman 12, margens de 1 polegada em toda a página), excluindo referências, tabelas e figuras. Nos dois trabalhos de reflexão, os alunos têm que integrar o material da disciplina com o que aprenderam na aula. Cada trabalho vale 30% da nota final. O trabalho de grupo decorrerá maioritariamente na aula. Cada grupo precisará preparar uma apresentação com 10 slides em Power Point durante a última aula. O trabalho de grupo vale 40% da nota final. 


Conteúdo

A disciplina tem duas componentes. A primeira metade de cada aula será dedicada à primeira componente; a segunda metade para a segundo componente.

Componente 1: Organizar para Boa Teoria e Métodos

Através de um método baseado em casos, iremos rever o cenário organizacional global existente e o funcionamento interno das organizações. Rever abordagens e conceitos organizacionais bem estabelecidos, como responsabilidade social corporativa, organizações filantrópicas, organizações não governamentais, empreendedorismo social e ambiental, bem como examinaremos novas formas organizacionais e avaliaremos o seu potencial para fazer o bem num mundo complexo e global.

Componente 2: Organizar para boas aplicações e desafios


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: