Design Thinking for Social Innovation
Objetivos
À medida que enfrentamos problemas sociais cada vez mais complexos, um número crescente de organizações sem fins lucrativos, governos e agências internacionais voltam-se para o design thinking. A noção de design para o bem tornou-se uma tendência na última década, alavancando as ferramentas e o método da abordagem criativa de solução de problemas de Design Thinking. O design thinking, que já atraiu muitas empresas em busca de inovação disruptiva, é particularmente adequado para abordar questões sociais e ambientais complexas e sistémicas com soluções igualmente complexas e complicadas. Através duma abordagem baseada em ação e experiência, apresentaremos aos alunos o design thinking, uma abordagem centrada no ser humano para a inovação social para desenvolver soluções significativas e sustentáveis ??(produtos, serviços, comunicação, processos etc.). No final, os alunos terão aprendido a importância do design centrado no ser humano na criação de inovação social e no envolvimento com diferentes partes interessadas. Terão também experimentado métodos para (re)enquadrar problemas e transformá-los em oportunidades, gerar e criar prototipos de ideias ao mesmo tempo que terão a oportunidade de desenvolver competências chave para a sua futura carreira: competências de colaboração, experiência em projetos e um portefólio de técnicas inovadoras. No geral, fornece aos alunos um ambiente para se tornarem pensadores e colaboradores criativos e inovadores e capacitar os alunos para liderar movimentos de inovação social, empreendedorismo social e inovação. Design Thinking para Inovação Social é adequado para aqueles interessados ??em inovação social e/ou design thinking e métodos, mas não requer familiaridade com nenhum dos dois.
Caracterização geral
Código
2638
Créditos
7
Professor responsável
Anne-laure Fayard
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
A full list will be provided with the final syllabus under each section. We will also use podcasts from the Design Thinking Roundtable Podcasts: https://anchor.fm/designthinkingroundtable
Selected list of cases and readings used / referrd to in the course:
Johansson, 2006. Introduction and Ch. 1, The Intersection: Your Best Chance to Innovate, The Medici Effect , HBS.
Fayard, AL. 2018. Why Design Thinking Matters? Journal of Financial Transformation
Case: Designing Services at Engine (Case A)
Brown, T., Wyatt, J. 2010 ¿Design Thinking for Social Innovation¿, Stanford Social Innovation Review, Winter 2010, pp. 29-35.
Brown, T., 2011, Why Social Innovators Need Design Thinking, Stanford Social Innovation Review, November 2011.
Kolko, J., 2012, Wicked Problems: Problems Worth Solving. A Handbook and Call to Action, AC4D, Austin, TX.
Papanek, V., 1971, Design for the Real World: Human Ecology and Social Change, Pantheon Books, New York.
Manzini, E., 2015, Design, when everybody designs: an introduction to design for social innovation, MIT Press, Cambridge.
Método de ensino
Baseado em ação e experimentação. Destaca a complexidade de muitas questões sociais e a necessidade de respostas sistémicas e interelacionadas. Projetar para a inovação social requer uma abordagem de sistema que envolve colaboração multidisciplinar e envolvimento de todas as partes interessadas, incluindo os utilizadores finais ou beneficiários. Através de múltiplas atividades, mini-desafios e um projeto semestral, convida os alunos a vivenciar todo o processo de inovação em design (pesquisa, ideia, protótipo, teste, comunicação e implementação) com foco no desenvolvimento e sustentação de inovações sociais.
Método de avaliação
Participação:
20%
Pesquisa
individual: 10%
Quatro
trabalhos (a disponibilizar no blog da disciplina): 25%
Projeto
de equipa: 35%
Revisão por pares: 10%
Conteúdo
1 -
Introdução: Perspectivas sobre o processo criativo e inovação social
2:
Criatividade colaborativa
3:
Pesquisa de design para desenvolver compreensão contextualizada profunda
4:
Entrevistas e facilitação
5:
Holisticamente: Design de serviço e pensamento sistémico
6:
Criação de Sentido e Enquadramento
7:
Idealização: A arte do brainstorming + Introdução ao pensamento visual
8 :
Protótipo / Pensando com nossas mãos: Artefatos e cognição incorporada
9:
Aprendendo com prototipos rápidos e feedback do utilizador
10:
Refinar e narrativa
11:
Impacto e gestão como Design
12: Conclusões e Apresentações Finais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: