International Tourism Policy

Objetivos

O turismo é uma das atividades mais dinâmicas da economia mundial e um dos instrumentos mais relevantes para proporcionar um crescimento sustentável e inclusivo. A pandemia da Covid-19 teve um impacto sem precedentes na indústria do turismo, que inicia agora o seu processo de recuperação, ao mesmo tempo que acelera um conjunto de desafios que a indústria enfrenta – transformação digital, sustentabilidade e mudanças de perfil dos consumidores. Iremos debater o papel das políticas de turismo para enfrentar os principais desafios que a indústria enfrenta, bem como as melhores práticas que podem ser utilizadas neste campo. 


Caracterização geral

Código

2640

Créditos

3.5

Professor responsável

Sérgio Miguel Pratas Guerreiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

D. Edgell & J. Swanson (2019). Tourism Policy and Planning. Yesterday, Today, and Tomorrow. Routledge

L. Dwyer, P. Forsyth, W. Dywer (2010). Tourism Economics and Policy. Channel View Publications.

OECD (2022). OECD Tourism Trends and Policies 2022. Paris: OECD Publishing

P. Dieke, , B. King & R. Sharpley (2020). Tourism in Development: Reflective Essays. Cabi

UNWTO (2021). Conceptual Guidance on Tourism Statistics in the COVID-19 Context. Madrid: UNWTO

UNWTO (2021). UNWTO Inclusive Recovery Guide ? Sociocultural Impacts of Covid-19. Madrid: UNWTO

UNWTO (2021). The Economic Contribution of Tourism and the Impact of COVID-19. Madrid: UNWTO 


Método de ensino

Combinação de técnicas de ensino, tendo em consideração diferentes estilos de aprendizagem. As aulas serão utilizadas para fornecer uma sólida formação teórica e contarão com a participação de especialistas de organizações internacionais. Estudos de caso são usados ??para dar vida aos conceitos teóricos e melhorar a compreensão através do debate. Por fim, a aplicação direta da teoria é possibilitada através do desenvolvimento de um projeto de trabalho em grupo. 


Método de avaliação

Exame Final  (30%)

Trabalho projeto em grupo (50%)

Participação na aula & exercícios (20%) 


Conteúdo

Turismo como indústria global? conceitos-chave e tendências recentes do mercado

Competitividade do Destino

Gestão de Destino

Questões futuras de política de turismo

Um novo ambiente para o desenvolvimento do turismo: tendências que moldam o futuro do turismo e os impactos da Covid-19

Desenvolvimento turístico sustentável

Transformação Digital

Bigdata permitindo a competitividade do turismo

Inovação e Desenvolvimento de Competências