Sustainable Operations

Objetivos

O impacto social e ambiental das empresas tornou-se uma questão central na sociedade moderna. As comunidades estão a exigir padrões mais elevados de qualidade do ar, da água e do solo. A mudança climática está constantemente nos noticiários. A desigualdade da previdência social tem aumentado. Os consumidores estão a tornar-se mais conscientes do impacto social das práticas de negócios. Embora a tecnologia e os produtos para lidar com muitos dos desafios ambientais e sociais globais de hoje já existam, muitas comunidades carecem de acessos. Esta disciplina visa analisar e desenhar processos e estratégias de operações para entregar essas soluções para quem mais precisa delas. O primeiro objetivo deste curso é fornecer aos alunos um conjunto de ferramentas que lhes permita analisar, avaliar, melhorar e criar operações que abordam alguns dos principais desafios enfrentados pela humanidade. Tópicos exemplares incluem a construção de uma economia circular, agricultura sustentável, dimensionamento das operações de um negócio lucrativo que aborda um desafio social, autorregulação do setor e transformação digital. O segundo objetivo é que os alunos identifiquem metas de sustentabilidade para uma indústria na qual estejam interessados ??e proponham e avaliem modelos de negócios que alcancem essas metas. 



Caracterização geral

Código

2644

Créditos

3.5

Professor responsável

Utku Serhatli

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Yunus, M., Moingeon, B. and Lehmann-Ortega, L., 2010. Building social business models: Lessons from the Grameen experience. Long range planning, 43(2-3), pp.308-325. 

Calmon, A.P., Nanjie, A. Romero. G., 2017. "Essmart: Contracts and Risk in the Base of the Pyramid". INSEAD Case 

Henderson, Rebecca M., Sophus A. Reinert, and Mariana Oseguera. "Climate Change in 2020: Implications for Business." Harvard Business School Background Note 320-087, January 2020 

Kittilaksanawong, Curcuraci, 2017. ¿Ferrero Group: Achieving Sustainability Through Supply Chain Integration¿, Ivey Publishing Case Study 

Lee, D. and Bony, L.J., 2009. "Cradle-to-cradle design at Herman Miller: moving toward environmental sustainability". Harvard Business School Case 607-003, May 2007. 


Método de ensino

Aproveitaremos muitas ferramentas, métodos e estruturas. Isso inclui alguns modelos de operações, estudos de caso, jogos de negócios e projetos de grupo. Além disso, abalisaremos as modernas escolas de pensamento para essas questões de maneira relevante para empreendedores e gestores. Uma mistura de palestras e debates de casos. Como parte da disciplina, os alunos também irão propor uma inovação empresarial que corresponda a uma necessidade social ou ambiental (dentro de uma empresa existente ou como uma ideia inicial) e escrever alguns post no blog na página Moodle do curso.


Método de avaliação

Casos de estudo, leituras & blog posts (15%)

Relatório e apresentação - Innovation Exercise (25%)

Participação na aluna (10%)

Exame Final (50%) 

Conteúdo

Inovação de Modelo de Negócios para socioambiental

Desenhando Contratos e Gerindo Riscos na Base da Pirâmide

 Mudanças Climáticas e Futuro dos Alimentos

Iniciativas de Agricultura Sustentável: Certificações e Formulação de Políticas

Design Cradle to Cradle e Economia Circular

Exercício de Inovação de Modelo de Negócios