Tourism Marketing

Objetivos

Marketing Turístico aplica conceitos e enquadramentos de marketing ao contexto turístico. Abrange o papel do marketing numa organização, os principais conceitos e ferramentas necessárias para a orientação para o mercado, bem como para a orientação a serviços, a implementação criativa em função de uma estratégia bem definida e os conceitos e etapas por trás do desenvolvimento de um plano de marketing aplicado a uma organização e/ou produto turístico 


 


Caracterização geral

Código

2645

Créditos

7

Professor responsável

Carmen Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Baines, P., Fill, C., Rosengren, S., & Antonetti, P. (2017). Fundamentals of Marketing. UK: Oxford University Press.

Cooper, C. (2012). Contemporary Tourism. (2nd Ed). London: Goodfellow.Other readings to be delivered by Prof.

Kotler, P.; Bowen, J; Makens, J.; Baloglu, S. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (7th Ed.), Edinburgh: Prentice Hall.

Middleton, V.; Fyall, A.; Morgan, M. (2009), Marketing in Travel and Tourism. (4th Ed.), UK: Butterworth-Heinemann. 


Método de ensino

Uma combinação de aulas (que incluem exercícios, resolução e discussão de estudos de caso, oradores convidados e quizzes) e sessões de coaching em grupo.


Método de avaliação

50% - Participação na Aula e Exercícios

Trabalho grupo (discussão e resolução de estudo de caso em sala de aula) 25%

Trabalho individual (como ensaios e exercícios em flash) 25%

50% Exame final - (Resolução de estudo de caso individual + questão sobre o conteúdo da unidade curricular)


Conteúdo

Turismo: as indústrias de hospitalidade e viagens

Mercados de Massa e Nicho no Turismo

Produtos turísticos, qualidade de serviço e design de experiência

Comportamento do consumidor de turismo e análise da concorrência

Plano de marketing aplicado a produtos turísticos