Tourism Marketing
Objetivos
Marketing Turístico aplica conceitos e enquadramentos de marketing ao contexto turístico. Abrange o papel do marketing numa organização, os principais conceitos e ferramentas necessárias para a orientação para o mercado, bem como para a orientação a serviços, a implementação criativa em função de uma estratégia bem definida e os conceitos e etapas por trás do desenvolvimento de um plano de marketing aplicado a uma organização e/ou produto turístico
Caracterização geral
Código
2645
Créditos
7
Professor responsável
Carmen Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Baines, P., Fill, C., Rosengren, S., & Antonetti, P. (2017). Fundamentals of Marketing. UK: Oxford University Press.
Cooper, C. (2012). Contemporary Tourism. (2nd Ed). London: Goodfellow.Other readings to be delivered by Prof.
Kotler, P.; Bowen, J; Makens, J.; Baloglu, S. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (7th Ed.), Edinburgh: Prentice Hall.
Middleton, V.; Fyall, A.; Morgan, M. (2009), Marketing in Travel and Tourism. (4th Ed.), UK: Butterworth-Heinemann.
Método de ensino
Uma combinação de aulas (que incluem exercícios, resolução e discussão de estudos de caso, oradores convidados e quizzes) e sessões de coaching em grupo.
Método de avaliação
50%
- Participação na Aula e Exercícios
Trabalho
grupo (discussão e resolução de estudo de caso em sala de aula) 25%
Trabalho
individual (como ensaios e exercícios em flash) 25%
50% Exame final - (Resolução de estudo de caso individual + questão sobre o conteúdo da unidade curricular)
Conteúdo
Turismo:
as indústrias de hospitalidade e viagens
Mercados
de Massa e Nicho no Turismo
Produtos
turísticos, qualidade de serviço e design de experiência
Comportamento
do consumidor de turismo e análise da concorrência
Plano de marketing aplicado a produtos turísticos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: