Strategic Costing

Objetivos

As inovações recentes em contabilidade de gestão e sistemas de controle, incluindo sistemas de Custeio Baseado em Atividades (ABC), Custeio Baseado em Atividades Orientadas pelo Tempo (TDABC), Custos da Qualidade, Target Costing, Kaizen Costing e Life-Cycle Costing, para ajudar os alunos a entender melhor os tópicos e questões de contabilidade de gestão de uma perspectiva de gestão. O programa integra uma perspectiva conceitualmente sólida e praticamente relevante sobre o papel da contabilidade de gestão e das informações de controle na tomada de decisões importantes tomadas pelos gestores de negócios. 



Caracterização geral

Código

2646

Créditos

3.5

Professor responsável

Marta Malheiro De Almeida

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2015) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 978-129-206-346-1)

Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8- 256-3x)  


Método de ensino

Aulas (3 horas), que consistem em apresentações sobre os aspectos teóricos de cada tópico e sua aplicação em situações da vida real. Apontamentos em PowerPoint serão disponibilizados. A abordagem de ensino será baseada em exercícios/estudos de caso, apresentações na aula e debates com os alunos para promover o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos, os sistemas e as práticas de custeio estratégico. A presença na aula e a participação ativa são esperadas e exigidas. Os alunos são também incentivados a fazer alguns trabalhos de casa relativos ao cumprimento dos objetivos da unidade curricular. 


Método de avaliação

Apresentação de trabalhos (20%)

Trabalho de grupo (30%)

Exame Final (50%) 

Conteúdo

PARTE I – Ascenção e queda da Contabilidade de Gestão

PARTE II – Atribuição de Custo

PARTE III – Informações para Tomada de Decisão

PARTE IV – Gestão Estratégica de Custos