Energy and Climate change
Objetivos
O curso fornecerá aos alunos conhecimentos e habilidades para entender (1) como e por que as mudanças climáticas estão impactando os sistemas naturais e humanos que sustentam a economia e nosso modo de vida atual; e (2) como abordar as causas e os impactos das mudanças climáticas, com foco nos sistemas energéticos, considerando aspectos tecnológicos e econômicos, mas considerando questões de sustentabilidade.
Caracterização geral
Código
2649
Créditos
3.5
Professor responsável
Júlia Seixas
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Davis, S., Lewis, N., Shaner, M., Aggarwal, S., Arent, D., Azevedo, I. et al. (2018). Net-zero emissions energy systems. Science 360, eaas9793. https://www.science.org/doi/10.1126/science.aas9793
EC (2019). The European Green Deal. Communication from the Commission to the European Parliament, the European Council, The European Economic and Social Council and the Committee of the Regions. European Commission, COM(2019) 640 final. https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal_en
Melo, J.J., Sousa, M.J.F., Pereira, A.M., Fernandes, F., Galvão, A., Grilo, J. (2021). Strategy for a sustainable decarbonization of the energy sector in Portugal: identification of priority policy measures. In: Mauerhof, V. (Ed), The Role of Law in Governing Sustainability, 81-99. Series on Sustainable Development Research. Routledge, London and New York. ISBN: 978-0-367-74632-2 (hbk), 978-1-003-15883-7 (ebk). https://doi.org/10.4324/9781003158837
Frischmann C.J., Mehra M., Allard R., Bayuk K., Gouveia J.P., Gorman M.R. (2020) Drawdown?s ?System of Solutions? Helps to Achieve the SDGs. In: Leal Filho W., Azul A., Brandli L., Lange Salvia A., Wall T. (eds) Partnerships for the Goals. Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71067-9_100-1
The Basics of Climate Change, The Royal Society UK. https://royalsociety.org/topics-policy/projects/climate-change-evidence-causes/basics-of-climate-change
Climate change: evidence and causes. The Royal Society UK. Answers to key questions. https://royalsociety.org/topics-policy/projects/climate-change-evidence-causes
Método de ensino
Aulas estruturadas em (1) exposição dos
assuntos, com espaço para os alunos fazerem perguntas, utilizando situações
concretas sobre as quais devem opinar e/ou decidir; e (2) exercícios práticos
diretamente relacionados com o tema da aula, com apresentação dos principais
resultados na aula.
Aula interativa com jogos com equipas sobre
mudanças climáticas, apresentação e discussão de casos práticos, ilustrando a
transformação do sistema energético rumo à neutralidade carbónica.
Trabalho de grupo na aula para desenvolver competências
críticas.
Apresentação oral, para treino de comunicação oral e argumentação de base científica
Método de avaliação
A avaliação da unidade curricular inclui
três (3) trabalhos de casa com um peso total de 60% na nota final e um exame
individual, com um peso de 40% na nota final.
Conteúdo
1. Introdução à disciplina Energy &
Climate Change, uma relação complexa e interdisciplinar. Resultados esperados.
aspectos práticos do curso
2. Mudanças Climáticas: O que significa?
Principais gases de efeito estufa e globais para emissões regionais?
tendências. O papel das atividades económicas e das regiões. A importância de
conhecer os cenários climáticos futuros. O conceito de RCPs (Representative
Concentration Pathways) e por que é útil.
3. Mitigação climática além da energia.
Abordagem Multissetorial para a Mitigação das Mudanças Climáticas (CC) ?
Atingindo Rebaixamento
4. Mudanças Climáticas: Impactos,
vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas.
5. Entendendo a Transição Energética
Elementos-chave sobre o sistema energético e sua relação com a mitigação
climática. O que é um sistema de energia e como é moldado atualmente. Demanda
de energia e emissões de gases de efeito estufa. Neutralidade carbónica: o que
é e por que é importante? Moldando o futuro dos sistemas de energia: principais
pilares tecnológicos da transição energética (por exemplo, renováveis, hidrogénio,
captura, armazenamento e utilização de carbono). Desafios e oportunidades da
transição energética (incluindo a variabilidade de energias renováveis ??e
necessidades de armazenamento, custos de aprendizagem de tecnologias e
competitividade de tecnologias).
6.
Transição Energética: Eficiência energética e uso de energia
7. Transição Energética: Regulação
climática e esquemas de preçário de carbono Regulamentação internacional e
europeia. Justificativa do preço do carbono; imposto de carbono e comércio de
emissões. Estado do mundo dos esquemas de preçário de carbono. O caso do
EU-ETS: principais regras, tendências e conquistas
8. Clima e finanças (Oradora Convidada:
Joana Pedro, Social Lead at UNEP Financial Initiative)
9. Transição Energética: ENROADS- RPG Breve descrição do exercício. Jogo de RPG suportado pela ferramenta de modelagem EN-ROADS. Discussão de debriefing. Note-se que a participação individual no debate final será contabilizada para nota de avaliação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: