Impact Makers
Objetivos
A sociedade precisa de agentes de mudança que não só possam desenvolver
ideias para enfrentar desafios complexos, mas também possam fazer com que as ideias funcionem. Embora ter e desenvolver ideias seja importante, é apenas o
começo. Para tornar as ideias tangíveis e criar um impacto positivo, há muito
mais trabalho a fazer. Este curso fornecerá experiências, ferramentas e um
ambiente para explorar o que é necessário para causar um impacto positivo.
A criação de impacto baseia-se em três princípios principais:
Mudar o mundo é mudar a si mesmo
Mudar o mundo requer uma compreensão profunda do contexto e dos diferentes intervenientes
Caracterização geral
Código
2653
Créditos
7
Professor responsável
Anne-laure Fayard
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Burnett, B. and Evans, D. (2016) Designing your Life, Alfred A. Knopf
Seelos, C. and Mair, J. Innovation and Scaling for Impact: How Effective Social Enterprises Do It (2017) Stanford Business Books
Design Thinking Roundtable Podcast: https://open.spotify.com/show/43BX6v41muO31yYRSG0oxL
Specific chapters and episodes, as well as complementary articles will be provided in class
Método de ensino
Baseado em projetos, onde os alunos explorarão como criar impacto na sua comunidade e ajudar a fazer mudanças sociais: começar fazendo e envolve refletir. Portanto, a disciplina decorre parcialmente fora da sala de aula, com (cerca de) 15 horas de trabalho comunitário com uma organização sem fins lucrativos. Nas reuniões na aula haverá uma mistura de atividades práticas, debates, reflexões, oradores convidados e trabalhos de projeto. A disciplina é uma combinação de fazer e refletir, com um diário individual para permitir que cada aluno documente sua jornada pessoal como criador de impacto.
Método de avaliação
Devido à natureza experimental, baseada em projetos e prática a avaliação será de aprovação/reprovação.
Em linha com a investigação sobre
notas e aprendizagens, um sistema de aprovação/reprovação
promoverá um maior envolvimento dos alunos e promoverá um interesse mais
profundo com o conteúdo e uma aprendizagem mais profunda, convidando os
alunos a correr mais riscos e a sair da sua zona de conforto e a desafiar-se,
ao mesmo tempo que incentiva a colaboração com todos, em igualdade de condições.
Também
criará um espaço seguro, diminuindo a ansiedade dos alunos, permitindo-lhes ver
o professor como um facilitador. Por
último, irá nutrir a motivação intrínseca que a investigação demonstrou ser
fundamental para a inovação social e o impacto sustentável.
Os
padrões para a "aprovação" serão discutidos na aula para
garantir que os alunos completem o mínimo necessário.
A
"aprovação" será avaliada por uma verificação de:
Participação
em todos os workshops e sessões de mentoria
15
horas de trabalho (assiduidade, reflexão sobre o trabalho e feedback da
organização)
Diário
individual (cada tarefa/reflexões feitas de forma significativa).
Projeto
final (como aproveita as aprendizagens da teoria pessoal de mudança e do
trabalho comunitário para criar um impacto sustentável e de longo prazo).
Conteúdo
O curso está organizado em torno de três componentes principais:
1. Articulação de uma teoria pessoal de mudança (propósito e valores)
2. Experiência de campo
3. Projete em escala e cause impacto
Aulas, com uma combinação de debate, atividades práticas, oradores convidados e trabalho de projeto. Algumas das aulas serão mais curtas e/ou focadas no coaching individual ou de equipa. Um cronograma das diferentes sessões e atividades será fornecido no início. Os alunos terão que se inscrever antecipadamente para as sessões de mentoria.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: