Impact Makers

Objetivos

A sociedade precisa de agentes de mudança que não só possam desenvolver ideias para enfrentar desafios complexos, mas também possam fazer com que as ideias funcionem. Embora ter e desenvolver ideias seja importante, é apenas o começo. Para tornar as ideias tangíveis e criar um impacto positivo, há muito mais trabalho a fazer. Este curso fornecerá experiências, ferramentas e um ambiente para explorar o que é necessário para causar um impacto positivo.

A criação de impacto baseia-se em três princípios principais:

Mudar o mundo é mudar a si mesmo

Mudar o mundo requer uma compreensão profunda do contexto e dos diferentes intervenientes


Caracterização geral

Código

2653

Créditos

7

Professor responsável

Anne-laure Fayard

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a


Bibliografia

Burnett, B. and Evans, D. (2016) Designing your Life, Alfred A. Knopf

Seelos, C. and Mair, J. Innovation and Scaling for Impact: How Effective Social Enterprises Do It (2017) Stanford Business Books

Design Thinking Roundtable Podcast: https://open.spotify.com/show/43BX6v41muO31yYRSG0oxL

Specific chapters and episodes, as well as complementary articles will be provided in class 

Método de ensino

Baseado em projetos, onde os alunos explorarão como criar impacto na sua comunidade e ajudar a fazer mudanças sociais: começar fazendo e envolve refletir. Portanto, a disciplina decorre parcialmente fora da sala de aula, com (cerca de) 15 horas de trabalho comunitário com uma organização sem fins lucrativos. Nas reuniões na aula haverá uma mistura de atividades práticas, debates, reflexões, oradores convidados e trabalhos de projeto. A disciplina é uma combinação de fazer e refletir, com um diário individual para permitir que cada aluno documente sua jornada pessoal como criador de impacto.


Método de avaliação

Devido à natureza experimental, baseada em projetos e prática  a avaliação será de aprovação/reprovação.

Em linha com a investigação sobre notas e aprendizagens, um sistema de aprovação/reprovação promoverá um maior envolvimento dos alunos e promoverá um interesse mais profundo com o conteúdo e uma aprendizagem mais profunda, convidando os alunos a correr mais riscos e a sair da sua zona de conforto e a desafiar-se, ao mesmo tempo que incentiva a colaboração com todos, em igualdade de condições.

Também criará um espaço seguro, diminuindo a ansiedade dos alunos, permitindo-lhes ver o professor como um facilitador. Por último, irá nutrir a motivação intrínseca que a investigação demonstrou ser fundamental para a inovação social e o impacto sustentável.

Os padrões para a "aprovação" serão discutidos na aula para garantir que os alunos completem o mínimo necessário.

A "aprovação" será avaliada por uma verificação de:

Participação em todos os workshops e sessões de mentoria

15 horas de trabalho (assiduidade, reflexão sobre o trabalho e feedback da organização)

Diário individual (cada tarefa/reflexões feitas de forma significativa).

Projeto final (como aproveita as aprendizagens da teoria pessoal de mudança e do trabalho comunitário para criar um impacto sustentável e de longo prazo).

Conteúdo

O curso está organizado em torno de três componentes principais:

1. Articulação de uma teoria pessoal de mudança (propósito e valores)

2. Experiência de campo

3. Projete em escala e cause impacto

Aulas, com uma combinação de debate, atividades práticas, oradores convidados e trabalho de projeto. Algumas das aulas serão mais curtas e/ou focadas no coaching individual ou de equipa. Um cronograma das diferentes sessões e atividades será fornecido no início. Os alunos terão que se inscrever antecipadamente para as sessões de mentoria. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: