Strategic errors in organizations

Objetivos

Cruzamento das disciplinas de Estratégia e CO/Liderança. Os alunos deverão a) obter conhecimentos sobre o fenómeno dos erros nas organizações, porquê e como ocorrem e como podem ser geridos, em particular na perspetiva da gestão de topo, dos CEO e dos conselhos de administração; b) desenvolver abordagens sobre como detectar, reconhecer e agir em caso de erros organizacionais; c) desenvolver competências de análise de casos de erros organizacionais e de gestão estratégica de erros; d) apresentar trabalho de investigação original, a ser realizado em contexto de equipa, de forma atrativa mas rigorosa sobre um erro organizacional da vida real da sua escolha. 


Caracterização geral

Código

2654

Créditos

7

Professor responsável

Paul Verdin

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Artigos e outros recursos devem ser lidos ou assistidos antes das aulas. Eles são necessários para a compreensão e participação ativa e interações durante as sessões.

Método de ensino

O valor da disciplina depende da participação ativa e da interação dos alunos nas aulas, nos trabalhos de grupo e, em particular, também nos seus grupos de projetos de campo. Principalmente “prático”, isto é, baseado em estudos de caso e debates e exercícios na aula, e apresentações na aula. As leituras deverão ser feitas antes da aula, nomeadamente dos casos a analisar e debater. As aulas complementarão as partes interativas, bem como algumas palestras potenciais de oradores convidados. 



Método de avaliação

A ponderação do exame final não deverá ser inferior a 30% nem superior a 70%. 


Conteúdo

Aulas presenciais, principalmente debates de casos, sobre erros em organizações numa variedade de indústrias, empresas, organizações e focará questões envolvidas na gestão de erros - mesmo que muitas vezes se sobreponham parcialmente - à prevenção de erros, à gestão de crises e à aprendizagem com os erros. Partiremos do papel da gestão de erros em ambientes de alto risco e das HRO (Organizações de Alta Confiabilidade) até a gestão geral e estratégica dos erros conforme eles acontecem e aparecem em organizações de todos os tipos. Ao fazê-lo, o objetivo é trazer a gestão de erros como uma perspectiva adicional e frutífera à atenção de todos os gestores e líderes de qualquer tipo de organização ou empresa, tanto nos setores públicos como privados ou sem fins lucrativos.