Better Marketing for Consumer Wellbeing
Objetivos
Fornecer aos alunos conhecimento científico sobre bem-estar e como o consumo e o marketing afetam o bem-estar positiva ou negativamente. O curso pretende responder a 3 questões: 1) que fatores contribuem para o bem-estar humano? 2) como o consumo impacta nosso bem-estar como consumidores? 3) como o marketing pode se tornar um catalisador para o bem-estar individual e social? O objetivo é capacitar os alunos com conceitos fundamentais de bem-estar extraídos de fontes científicas atuais e de nosso conhecimento científico atual sobre o impacto do consumo e do marketing no bem-estar. Os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em suas vidas pessoais e profissionais como profissionais de marketing, aprimorar sua autocompreensão como consumidores e ampliar suas percepções de como o marketing pode contribuir para melhores resultados individuais e sociais. Este curso visa impactar os alunos por meio de a) capacitando-os a entender como seu próprio comportamento como consumidores afeta seu bem-estar, a fim de melhorar sua vida, e b) permitindo que eles unam a visão académica com a aplicação impactante por meio de ferramentas de marketing.
Caracterização geral
Código
2661
Créditos
7
Professor responsável
Sofia Kousi
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Happy Money: the new science of smarter spending , Elizabeth Dunn & Michael Norton, The Oneworld Book, 2014
The things we love; How our passions connect us and make us who we are , Aaron Ahuvia, Little Brown Spark, 2022
Método de ensino
Diferentes métodos de ensino e aprendizagem: aulas, vídeos educativos, exercícios na aula, trabalhos académicos e outros exercícios de aprendizagem experimental, bem como apresentações de trabalhos em grupo e palestras de convidados. Princípios de aprendizagem ativa também serão usados ??através do desenvolvimento do projeto de grupo e da aplicação da teoria numa nova ideia de criação de produto.
Método de avaliação
45% Projeto de grupo
20% Reflecção individual
35% Exame final
Conteúdo
Fundamentos do bem-estar (tipos de
bem-estar, fatores que influenciam o bem-estar, bem-estar do consumidor,
totalidade e teoria da autodeterminação)
Consumo e bem-estar: renda, materialismo,
minimalismo e simplicidade voluntária, economia circular e desperdício,
sustentabilidade hedónica
Tipos de consumo: objetos vs experiências,
consumo de tempo, acumulação
Impacto negativo do marketing no bem-estar
Consumo e seu impacto no significado,
auto-estima, auto-expressão
Gastos pró-sociais: gastos com os outros
Design de produtos para o bem-estar: sustentabilidade e populações vulneráveis ??(idosos, crianças, etc)