Better Marketing for Consumer Wellbeing

Objetivos

Fornecer aos alunos conhecimento científico sobre bem-estar e como o consumo e o marketing afetam o bem-estar positiva ou negativamente. O curso pretende responder a 3 questões: 1) que fatores contribuem para o bem-estar humano? 2) como o consumo impacta nosso bem-estar como consumidores? 3) como o marketing pode se tornar um catalisador para o bem-estar individual e social? O objetivo é capacitar os alunos com conceitos fundamentais de bem-estar extraídos de fontes científicas atuais e de nosso conhecimento científico atual sobre o impacto do consumo e do marketing no bem-estar. Os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em suas vidas pessoais e profissionais como profissionais de marketing, aprimorar sua autocompreensão como consumidores e ampliar suas percepções de como o marketing pode contribuir para melhores resultados individuais e sociais. Este curso visa impactar os alunos por meio de a) capacitando-os a entender como seu próprio comportamento como consumidores afeta seu bem-estar, a fim de melhorar sua vida, e b) permitindo que eles unam a visão académica com a aplicação impactante por meio de ferramentas de marketing. 

Caracterização geral

Código

2661

Créditos

7

Professor responsável

Sofia Kousi

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Happy Money: the new science of smarter spending , Elizabeth Dunn & Michael Norton, The Oneworld Book, 2014

The things we love; How our passions connect us and make us who we are , Aaron Ahuvia, Little Brown Spark, 2022  


Método de ensino

Diferentes métodos de ensino e aprendizagem: aulas, vídeos educativos, exercícios na aula, trabalhos académicos e outros exercícios de aprendizagem experimental, bem como apresentações de trabalhos em grupo e palestras de convidados. Princípios de aprendizagem ativa também serão usados ??através do desenvolvimento do projeto de grupo e da aplicação da teoria numa nova ideia de criação de produto. 


Método de avaliação

45% Projeto de grupo

20% Reflecção individual 

35% Exame final


Conteúdo

Fundamentos do bem-estar (tipos de bem-estar, fatores que influenciam o bem-estar, bem-estar do consumidor, totalidade e teoria da autodeterminação)

Consumo e bem-estar: renda, materialismo, minimalismo e simplicidade voluntária, economia circular e desperdício, sustentabilidade hedónica

Tipos de consumo: objetos vs experiências, consumo de tempo, acumulação

Impacto negativo do marketing no bem-estar

Consumo e seu impacto no significado, auto-estima, auto-expressão

Gastos pró-sociais: gastos com os outros

Design de produtos para o bem-estar: sustentabilidade e populações vulneráveis ??(idosos, crianças, etc) 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: