Hospitality and CX Innovation Fundamentals
Objetivos
Atualmente, a indústria enfrenta mudanças sem precedentes no ambiente operacional, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças no comportamento, opinião e expectativa do consumidor, especialmente quando saímos da pandemia. Esta disciplina visa fornecer aos alunos de gestão, a mentalidade, as ferramentas e a experiência para que se tornem verdadeiros agentes de mudança e solucionadores de problemas, prontos para contribuir ativamente para o futuro de diversas empresas e setores em tópicos relacionados ao futuro da hospitalidade, serviços e gestão. No final, os alunos devem demonstrar uma abordagem reflexiva da inovação relacionada à indústria hoteleira contemporânea e à economia digital.
Caracterização geral
Código
2664
Créditos
3.5
Professor responsável
Euclides Filipe Ferreira Major
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Managing Innovation : Integrating Technological, Market and Organizational Change , Joe Tidd (2021) 7th Edition , Wiley
Creative Confidence: Unleashing the Creative potential within us , David Kelley and Tom Kelley
Business Model Analysis for Entrepreneurs , Eisenmann T. (2014), Harvard Business Review
Leading change , Kotter, John P. (2012), Harvard Business Review Press
Airbnb: disruptive innovation and the rise of an informal tourism accommodation sector , Guttentag, Daniel (2015), Current issues in tourism
Design Thinking Comes of Age , Kolko, John (2015), Harvard Business Review.
One Week, 3,000 Product Ideas, Simon, Ruth (2014), The Wall Street Journal.
What Are Business Models, And How Are They Built? Christensen, C.M. & Johnson, M.W. 2009. Harvard Business School M.N. 9-610-019.
Dynamic Capabilities and Strategic Management (2011), David Teece
Método de ensino
Aulas teóricas, debates, estudo de casos e trabalhos em grupo. As aulas são práticas e orientadas para a experiência. O instrutor apresentará os tópicos e desafios para os alunos trabalharem, o instrutor também pode convidar alguns especialistas em tópicos específicos para partilhar seus conhecimentos e experiências com os alunos. Espera-se que os alunos se envolvam com todos os desafios e abracem as diferentes aulas com a mente aberta e energia total para se dedicarem às diferentes tarefas.
Método de avaliação
1. Trabalho grupo - Plano de Negócios (30%) 2. Trabalhos individuais (25%) 3. Participação na aula (15%) 4. Exame final (30%)
Conteúdo
Aspectos centrais do pensamento de inovação enquanto trabalhamos com equipes de alunos nos seus projetos de grupo. Isso significa que o conteúdo da aula será ajustado ao progresso do aluno. A primeira parte é sobre inovação. Serão avaliadas histórias de sucesso, modelos de negócios, estruturas de crescimento, financiamento, barreiras e riscos para o lançamento de novos conceitos de negócios. O objetivo é dotar os alunos de uma mentalidade empreendedora não apenas para iniciar uma nova startup, mas também para se tornarem solucionadores de problemas e serem capazes de impulsionar a inovação ao trabalhar para organizações em crescimento acelerado.