Management in the Public Sector

Objetivos

Uma abordagem combinada para a complexa formulação de políticas públicas e as particularidades da gestão no setor público, proporcionando experiências de gestão práticas e estruturas teóricas para entender as instituições, processos e práticas de governo e políticas contemporâneas. Fornecer as ferramentas para futuros decisores analisarem, avaliarem e decidirem políticas.



Caracterização geral

Código

2749

Créditos

3.5

Professor responsável

Adolfo Mesquita Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Baumgartner, F. R., Jones, B.D.,& Wilkerson, J. (2002). Studying Policy Dynamics . In Baumgartner, F. R., Jones, B. D., (eds.), Policy Dynamics. University of Chicago Press. 

Buchanan, James M., & Tollison. Robert D. (2009). The Theory of Public Choice ? II , The University of Michigan Press 

Brenton, S., Baekkeskov, E., & Hannah, A. (2022). Policy capacity: Evolving theory and missing links. Policy Studies 

Ferlie, E., Lynn, L., & Pollitt, C. (Eds.) (2007). The Oxford handbook of public management . Oxford: Oxford University Press 

Howlett, M. (2015). Policy analytical capacity: The supply and demand for policy analysis in government. Policy and Society , 34 (3-4), 173-182. 

Klüser, K. (2022). From bureaucratic capacity to legislation: How ministerial resources shape governments? policy-making capabilities. West European Politics , latest articles. 

Kumar K., Praveen, and Nagendra Ambedkar Sole. "Governance Debate: Importance of Networks in Public Policy, Blending Public Sector and Private Resources to Promote Good Governance." International Journal of Political Science 2, no. 2 (2016): 89?95. 

 

Método de ensino

As aulas interativas com uso frequente de casos e exemplos. Oradores convidados representativos das diferentes dimensões da sociedade serão convidados a partilhar exemplos concretos relacionados com os temas de cada aula. Em cada aula, os alunos em pequenos grupos irão desenvolver um caso simples em torno do tópico dessa aula, para adicionar discussão (e promover a pesquisa antes da aula). 


Método de avaliação

Participação na aula (15%) 

Trabalho (40%) 

Exame (45%) 

 

Conteúdo

Apresentar aos alunos o processo político com uma perspectiva de governança num mundo globalizado.

A globalização e o aumento da exposição à competição internacional e às interligações transplanetárias levantaram inúmeras questões para as políticas públicas: mudanças climáticas, crises financeiras, doenças infecciosas, economia digital, segurança cibernética, cadeias produtivas transfronteiriças, para citar algumas.

Como esses desafios globais, vistos como desafios críticos pelos eleitorados nacionais, são abordados? Que regras e processos regulatórios surgiram para lidar com assuntos globais? Como governar um mundo mais global? Os Estados-nação são suficientes?

Haverá um debate sobre dois casos paradigmáticos, onde os alunos irão contactar com os dilemas de dirigentes e gestores nacionais que tentam estabelecer ordem, estabilidade, previsibilidade e controlo a estes desafios globais. Quem está no comando, afinal?

Após o debate, esta sessão apresentará aos alunos i) os quadros institucionais que estão atualmente em desenvolvimento ii) as perspetivas de valor que orientam esses processos políticos, iii) a forma como a definição da agenda está a decorrer a nível global e as administrações nacionais e iv ) quem têm sido os atores estatais e não estatais relevantes neste processo?.

No final, os alunos serão capazes de compreender melhor a governação do mundo global contemporâneo e como a construção de uma governação policêntrica eficaz e legítima se tornou uma tarefa urgente. Os alunos construirão as suas próprias visões sobre como um mundo mais global pode ser governado: como uma governança deve operar e que valores devem guiar uma política pública global?