Língua Portuguesa I

Objetivos

Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competência comunicativa e capacidades de uso da língua portuguesa, e a consolidação do nível B1 (nível limiar) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

No final da UC, o aluno será capaz de:

i) compreender as ideias principais de textos orais e escritos, em língua corrente, sobre assuntos do dia a dia e de interesse pessoal (e.g., textos jornalísticos, correspondência, canções, entrevistas, receitas, guias de viagem);

ii) produzir, oralmente e por escrito, discursos simples, claros e coerentes sobre assuntos quotidianos e sobre experiências, sentimentos e opiniões pessoais;

iii) lidar, de modo eficiente, com a maioria das situações comunicativas do quotidiano;

iv) dominar formas e estruturas gramaticais essenciais do português e vocabulário suficiente para se exprimir sobre a maioria dos assuntos pertinentes para o seu quotidiano;

v) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre a cultura portuguesa. 


 


Caracterização geral

Código

1406

Créditos

18

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou equivalente 

 


Bibliografia

 Coimbra, I., & Mata, O. (2011). Gramática ativa 1. Lisboa: Lidel (3ª edição).

Ferreira, T, Cardoso, I., & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de português língua não materna - Níveis B1, B2 e C1. Porto: Porto Editora.

Freitas, F., & Henriques, T. S. (2011). Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.

Porto Editora (2011). Dicionário ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto: Porto Editora.

Santos, S. (2015). Falar pelos cotovelos. Lisboa: Lidel. 


Método de ensino

 Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002).

 


Método de avaliação

A avaliac?a?o é contínua e baseia-se em: assiduidade e participação oral - 10%; trabalhos escritos e orais realizados ao longo do semestre - 30%; 2 fichas sobre gramática e léxico - 10%; 2 testes presenciais (com 4 componentes: compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção oral) - 50% (25% cada). 

 


Conteúdo

1.Textos orais e escritos diversificados sobre assuntos do quotidiano e de interesse pessoal: compreensão e produção

2.Situações comunicativas diversificadas da vida quotidiana

3.Temas de cultura portuguesa (geografia, sociedade, música, cinema e comparações entre a cultura dos alunos e a cultura portuguesa)

4.Léxico do quotidiano (relacionado com identificação e caracterização pessoais, rotina diária, saúde, alimentação, tempos livres, viagens, espaços urbano e rural, compras, serviços, natureza, meios de comunicação…)

5.Formas e estruturas gramaticais (artigos; género e número dos nomes e adjetivos; grau dos adjetivos; advérbios; pronomes pessoais; pronomes e determinantes interrogativos, possessivos e demonstrativos; preposições; conjugação pronominal; tempos simples e compostos do indicativo; partícipio passado; imperativo; condicional; infinitivo pessoal e impessoal; coordenação; orações subordinadas completivas, relativas de sujeito e adverbiais (temporais, causais e finais)  


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: