Língua Portuguesa I
Objetivos
Os objetivos principais da UC são o
desenvolvimento de competência comunicativa e capacidades de uso da língua
portuguesa, e a consolidação do nível B1 (nível limiar) do Quadro Europeu Comum
de Referência para as Línguas.
No final da UC, o aluno será capaz de:
i) compreender as ideias principais de
textos orais e escritos, em língua corrente, sobre assuntos do dia a dia e de
interesse pessoal (e.g., textos jornalísticos, correspondência, canções,
entrevistas, receitas, guias de viagem);
ii) produzir, oralmente e por escrito,
discursos simples, claros e coerentes sobre assuntos quotidianos e sobre
experiências, sentimentos e opiniões pessoais;
iii) lidar, de modo eficiente, com a
maioria das situações comunicativas do quotidiano;
iv) dominar formas e estruturas gramaticais
essenciais do português e vocabulário suficiente para se exprimir sobre a
maioria dos assuntos pertinentes para o seu quotidiano;
v) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre a cultura portuguesa.
Caracterização geral
Código
1406
Créditos
18
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou equivalente
Bibliografia
Coimbra, I., & Mata, O. (2011). Gramática ativa 1. Lisboa: Lidel (3ª edição).
Ferreira, T, Cardoso, I., &
Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de português língua não materna - Níveis B1,
B2 e C1. Porto: Porto Editora.
Freitas, F., & Henriques, T. S.
(2011). Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.
Porto Editora (2011). Dicionário
ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado.
Porto: Porto Editora.
Santos, S. (2015). Falar pelos cotovelos. Lisboa: Lidel.
Método de ensino
Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002).
Método de avaliação
A avaliac?a?o é contínua e baseia-se em: assiduidade e participação oral - 10%; trabalhos escritos e orais realizados ao longo do semestre - 30%; 2 fichas sobre gramática e léxico - 10%; 2 testes presenciais (com 4 componentes: compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção oral) - 50% (25% cada).
Conteúdo
1.Textos orais e escritos
diversificados sobre assuntos do quotidiano e de interesse pessoal: compreensão
e produção
2.Situações comunicativas diversificadas da vida quotidiana
3.Temas de cultura portuguesa (geografia, sociedade, música, cinema e
comparações entre a cultura dos alunos e a cultura portuguesa)
4.Léxico do quotidiano (relacionado com identificação e caracterização
pessoais, rotina diária, saúde, alimentação, tempos livres, viagens, espaços
urbano e rural, compras, serviços, natureza, meios de comunicação…)
5.Formas e estruturas gramaticais (artigos; género e número dos nomes e adjetivos; grau dos adjetivos; advérbios; pronomes pessoais; pronomes e determinantes interrogativos, possessivos e demonstrativos; preposições; conjugação pronominal; tempos simples e compostos do indicativo; partícipio passado; imperativo; condicional; infinitivo pessoal e impessoal; coordenação; orações subordinadas completivas, relativas de sujeito e adverbiais (temporais, causais e finais)