Comunicação e reflexão intercultural em contexto
Objetivos
No final deste módulo, os estudantes
deverão ser capazes de:
- Compreender os conceitos: identidade
cultural, cultura e comunicação Intercultural.
- Conhecer e compreender modelos de
dimensões culturais que servem de enquadramento para refletir sobre a cultura e
as suas diferentes manifestações.
- Analisar e avaliar páginas da
internet e anúncios como ferramentas de comunicação intercultural.
- Familiarizar-se com modelos de
competência comunicativa intercultural.- Tomar consciência da complexidade das
interações interculturais.
- Refletir sobre os seus próprios
valores, comportamentos e formas de pensar culturalmente determinados.
- Refletir e tomar consciência das
diferenças e semelhanças culturais.
- Refletir e analisar aspetos
motivados pela cultura, na utilização das línguas.
- Praticar a capacidade de observação e interpretação, bem como pensamento crítico.
Caracterização geral
Código
1408
Créditos
6
Professor responsável
Ana Ponce de Leão
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Português (nível
A2) e inglês (nível B2)
Bibliografia
Bennett, M., Ed. (1998). Basic Concepts of Intercultural Communication. Yarmouth, ME: Intercultural Press.
Fang, T., & Faure, G. O. (2011). Chinese communication characteristics: A Yin Yang perspective. International Journal of Intercultural Relations, 35(3), 320-333.
Goby, V. P., Nickerson, C., & Rapanta, C. (2016). Managerial Communication for the Arabian Gulf. New York: Business Expert Press.
Hofstede, G., G. Hofstede, & M. Minkov. (2010). Cultures and Organizations: Software of the Mind.
Hall, St. & Du Gay, P. (1996). Questions of cultural identity. London, UK: Sage.
Hall, E. T. (1989). Beyond culture. Anchor.
Método de ensino
Devido ao caráter
prático desta unidade curricular, a participação ativa dos estudantes é de
grande importância. A avaliação irá recair na articulação e aplicação dos
conceitos e desenvolvimento das competências demonstradas através dos meios
acima descritos.
Método de avaliação
- 10% - eportefólio intercultural individual
- 20% - Participação nas aulas
- 30% - Trabalho de investigação de grupo
- 40% - Teste escrito - 90 minutos
Conteúdo
1.Definição dos conceitos: identidade cultural, cultura e
comunicação intercultural.
2. Modelos de dimensões culturais (G. Hofstede, E. Hall).
3. Estudos de casos de negociação internacional.
4. Sugestões de investigação bibliográfica e construção de
estudos de casos.
5. Comunicação escrita e oral num local de trabalho
multicultural.
6. Páginas na internet e publicidade como casos de
comunicação intercultural.
7. A globalização e o poder da língua
8. As interligações entre cultura e comunicação
9. Migração e diversidade cultural
10. Definição de conceitos: intercultural, pluricultural,
multicultural, transcultural e internacional
11. Modelos de competência comunicativa intercultural:
Spitzberg e Cupach, Byram e Sorells.
12. Estudos de casos - Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural