Comunicação e reflexão intercultural em contexto

Objetivos

No final deste módulo, os estudantes deverão ser capazes de:

- Compreender os conceitos: identidade cultural, cultura e comunicação Intercultural.

- Conhecer e compreender modelos de dimensões culturais que servem de enquadramento para refletir sobre a cultura e as suas diferentes  manifestações.

- Analisar e avaliar páginas da internet e anúncios como ferramentas de comunicação intercultural.

- Familiarizar-se com modelos de competência comunicativa intercultural.- Tomar consciência da complexidade das interações interculturais.

- Refletir sobre os seus próprios valores, comportamentos e formas de pensar culturalmente determinados.

- Refletir e tomar consciência das diferenças e semelhanças culturais.

- Refletir e analisar aspetos motivados pela cultura, na utilização das línguas.

- Praticar a capacidade de observação e interpretação, bem como pensamento crítico. 


Caracterização geral

Código

1408

Créditos

6

Professor responsável

Ana Ponce de Leão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Português (nível A2) e inglês (nível B2)

Bibliografia

Bennett, M., Ed. (1998). Basic Concepts of Intercultural Communication. Yarmouth, ME: Intercultural Press.
Fang, T., & Faure, G. O. (2011). Chinese communication characteristics: A Yin Yang perspective. International Journal of Intercultural Relations, 35(3), 320-333.
Goby, V. P., Nickerson, C., & Rapanta, C. (2016). Managerial Communication for the Arabian Gulf. New York: Business Expert Press.
Hofstede, G., G. Hofstede, & M. Minkov. (2010). Cultures and Organizations: Software of the Mind.
Hall, St. & Du Gay, P. (1996). Questions of cultural identity. London, UK: Sage.
Hall, E. T. (1989). Beyond culture. Anchor.

Método de ensino

Devido ao caráter prático desta unidade curricular, a participação ativa dos estudantes é de grande importância. A avaliação irá recair na articulação e aplicação dos conceitos e desenvolvimento das competências demonstradas através dos meios acima descritos. 


 


Método de avaliação

- 10% - eportefólio intercultural individual

- 20% - Participação nas aulas

- 30% - Trabalho de investigação de grupo

- 40% - Teste escrito - 90 minutos 



Conteúdo

1.Definição dos conceitos: identidade cultural, cultura e comunicação intercultural.

2. Modelos de dimensões culturais (G. Hofstede, E. Hall).

3. Estudos de casos de negociação internacional.

4. Sugestões de investigação bibliográfica e construção de estudos de casos.

5. Comunicação escrita e oral num local de trabalho multicultural.

6. Páginas na internet e publicidade como casos de comunicação intercultural.

7. A globalização e o poder da língua

8. As interligações entre cultura e comunicação

9. Migração e diversidade cultural

10. Definição de conceitos: intercultural, pluricultural, multicultural, transcultural e internacional

11. Modelos de competência comunicativa intercultural: Spitzberg e Cupach, Byram e Sorells.

12. Estudos de casos - Desenvolvimento da competência comunicativa intercultural 



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: