Língua Portuguesa II
Objetivos
Os objetivos principais da UC são o
desenvolvimento de competência comunicativa e capacidades de uso da língua
portuguesa, e a consolidação do nível B2 (vantagem) do Quadro Europeu Comum de
Referência para as Línguas.
No final da UC, o aluno será capaz de:
i) compreender globalmente textos
orais e escritos complexos sobre assuntos concretos e abstratos;
ii) exprimir-se, oralmente e por
escrito, de modo claro e estruturado sobre uma grande variedade de temas e
explicar pontos de vista sobre temas da atualidade, expondo as vantagens e os
inconvenientes de várias possibilidades;
iii) comunicar com espontaneidade e
à-vontade com falantes nativos e não nativos de português, usando um registo de
língua adequado à situação e ao(s) interlocutor(es);
iv) ter um bom repertório de
vocabulário de uso geral e corrente;
v) dominar estruturas linguísticas
básicas e algumas formas gramaticais complexas do português;
vi) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre a cultura portuguesa.
Caracterização geral
Código
1416
Créditos
18
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência
para as Línguas ou equivalente
Bibliografia
Coimbra, I. & O. Mata (2012)
Gramática ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).
Ferreira, T, Cardoso, I., & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de português língua não materna -
Níveis B1, B2 e C1. Porto: Porto Editora.
Freitas, F., & Henriques, T.S. (2011). Qual
é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.
Porto Editora (2011). Dicionário
ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto:
Porto Editora.
Santos, S. (2015). Falar pelos cotovelos. Lisboa: Lidel.
Método de ensino
Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002).
Método de avaliação
A avaliac?a?o é contínua e baseia-se em: assiduidade e participação oral - 10%; trabalhos escritos e orais realizados ao longo do semestre - 30%; 2 fichas sobre gramática e léxico - 10%; 2 testes presenciais (com 4 componentes: compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção oral) - 50% (25% cada).
Conteúdo
1. Textos orais e escritos de natureza
diversificada (e.g., textos jornalísticos, publicidade, correspondência, textos
literários): compreensão e produção
2. Situações comunicativas
diversificadas (e.g., debates, troca de opiniões e experiências)
3. Temas de cultura portuguesa
(sociedade, artes, comparações entre as culturas dos alunos e a cultura
portuguesa)
4. Léxico de uso geral e frequente
(relacionado com cultura, quotidiano e temas da atualidade como migrações,
globalização, problemas ambientais, novas tecnologias e redes sociais)
5. Formas e estruturas gramaticais
(preposições; colocação de clíticos
(ênclise e próclise); se impessoal e apassivante; tempos simples do
conjuntivo; condicional; gerúndio; infinitivo pessoal e impessoal; particípios
duplos; conjugação pronominal; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto;
orações subordinadas relativas e adverbiais (finais, concessivas,
condicionais); marcadores discursivos)
6. Registos de língua e formas de tratamento