Língua Portuguesa II

Objetivos

Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competência comunicativa e capacidades de uso da língua portuguesa, e a consolidação do nível B2 (vantagem) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

No final da UC, o aluno será capaz de:

i) compreender globalmente textos orais e escritos complexos sobre assuntos concretos e abstratos;

ii) exprimir-se, oralmente e por escrito, de modo claro e estruturado sobre uma grande variedade de temas e explicar pontos de vista sobre temas da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades;

iii) comunicar com espontaneidade e à-vontade com falantes nativos e não nativos de português, usando um registo de língua adequado à situação e ao(s) interlocutor(es);

iv) ter um bom repertório de vocabulário de uso geral e corrente;

v) dominar estruturas linguísticas básicas e algumas formas gramaticais complexas do português;

vi) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre a cultura portuguesa. 


Caracterização geral

Código

1416

Créditos

18

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou equivalente

Bibliografia

Coimbra, I. & O. Mata (2012) Gramática ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).

Ferreira, T, Cardoso, I., & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de português língua não materna - Níveis B1, B2 e C1. Porto: Porto Editora.

Freitas, F., & Henriques, T.S. (2011). Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.

Porto Editora (2011). Dicionário ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto: Porto Editora.

Santos, S. (2015). Falar pelos cotovelos. Lisboa: Lidel. 



Método de ensino

Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002). 


Método de avaliação

A avaliac?a?o é contínua e baseia-se em: assiduidade e participação oral - 10%; trabalhos escritos e orais realizados ao longo do semestre - 30%; 2 fichas sobre gramática e léxico - 10%; 2 testes presenciais (com 4 componentes: compreensão escrita, produção escrita, compreensão oral e produção oral) - 50% (25% cada). 


Conteúdo

1. Textos orais e escritos de natureza diversificada (e.g., textos jornalísticos, publicidade, correspondência, textos literários): compreensão e produção

2. Situações comunicativas diversificadas (e.g., debates, troca de opiniões e experiências)

3. Temas de cultura portuguesa (sociedade, artes, comparações entre as culturas dos alunos e a cultura portuguesa)

4. Léxico de uso geral e frequente (relacionado com cultura, quotidiano e temas da atualidade como migrações, globalização, problemas ambientais, novas tecnologias e redes sociais)

5. Formas e estruturas gramaticais (preposições; colocação de clíticos  (ênclise e próclise); se impessoal e apassivante; tempos simples do conjuntivo; condicional; gerúndio; infinitivo pessoal e impessoal; particípios duplos; conjugação pronominal; voz ativa e passiva; discurso direto e indireto; orações subordinadas relativas e adverbiais (finais, concessivas, condicionais); marcadores discursivos)

6. Registos de língua e formas de tratamento 


 



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: