Língua Portuguesa III

Objetivos

Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competências comunicativas e de uso da língua, e a consolidação do nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador proficiente).

No final da UC, o aluno será capaz de:

- Compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo implícitos de linguagem;

- Exprimir-se de forma fluente e espontânea;

- Usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais;

- Exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão discursivas. 


Caracterização geral

Código

1419

Créditos

12

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou equivalente

Bibliografia

Arruda, L. (2012) Gramática de português língua não materna. Porto: Porto Editora.

Coelho, L. & C. Oliveira (2018) Português em foco 3. Lisboa: Lidel.

Coimbra, I. & O. Mata (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).

Freitas, F. & T.S. Henriques (2011) Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2013) Português atual 2. Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2014) Português atual 3. Lisboa: Lidel.

Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2016) Hoje em dia. Lisboa: Lidel.

Rosa, L. Melo (2011) Vamos lá continuar! Lisboa: Lidel.

Porto Editora (2011) Dicionário ilustrado de português língua não materna – Iniciação, intermédio e avançado. Porto: Porto Editora.

Tavares, A. & M. Tavares (2012) Avançar em português. Lisboa: Lidel.

Ventura, H. & P. Salimov (2015) Português outra vez. Lisboa: Lidel. 


Método de ensino

As unidades letivas têm uma componente essencialmente prática, desenvolvendo-se uma metodologia de ensino que promova o método comunicativo de ensino/aprendizagem do português, com o objetivo de estimular a interação e promover a aprendizagem autónoma. Pretende-se, deste modo, avaliar a competência comunicativa do aluno, o uso de estratégias, os aspetos socioculturais, a correção formal e adequação discursivas. As tarefas selecionadas exigem, por isso, a mobilização, por parte do aluno, das competências linguística e extralinguística.

Método de avaliação

A UC terá avaliação contínua e decorrerá de: participação dos estudantes nas aulas (interação oral, assiduidade) - 10%; duas provas escritas presenciais - 60% (30% cada); dois trabalhos de treino e compreensão oral  - 30%.

Conteúdo

1. Textos orais e escritos de natureza diversificada (notícias, entrevistas, artigos de opinião, poemas, canções)

2. Temas da cultura portuguesa (geografia, sociedade, música, cinema)

3. Simulação de situações comunicativas diversificadas (diálogos, troca de impressões de modo a verbalizar opiniões, perceções, experiências, sentimentos e convicções)

4. Produção de textos escritos com diferentes fins comunicativos (diálogos, experiências pessoais, cartas informais)

5. Léxico geral (do dia a dia) com fins comunicativos

6. Formas e estruturas linguísticas com objetivos comunicativos (tempos compostos do Conjuntivo, Infinitivo Pessoal e Impessoal, particípios duplos, voz activa e voz passiva, discurso directo e discurso indirecto, conjugação pronominal com futuro e condicional, preposições de regência verbal, expressões idiomáticas, provérbios, formas de tratamento). 


 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: