Língua Portuguesa III
Objetivos
Os objetivos principais da UC são o
desenvolvimento de competências comunicativas e de uso da língua, e a
consolidação do nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
(utilizador proficiente).
No final da UC, o aluno será capaz de:
- Compreender um vasto número de
textos longos e exigentes, reconhecendo implícitos de linguagem;
- Exprimir-se de forma fluente e
espontânea;
- Usar a língua de modo flexível e
eficaz para fins sociais, académicos e profissionais;
- Exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão discursivas.
Caracterização geral
Código
1419
Créditos
12
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou
equivalente
Bibliografia
Arruda, L. (2012) Gramática de
português língua não materna. Porto: Porto Editora.
Coelho, L. & C. Oliveira (2018) Português em foco 3. Lisboa: Lidel.
Coimbra, I. & O. Mata (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).
Freitas, F. & T.S. Henriques (2011) Qual é a dúvida? (Níveis B1, B2 e C1). Lisboa: Lidel.
Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2013) Português atual 2. Lisboa: Lidel.
Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2014) Português atual 3. Lisboa: Lidel.
Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2016) Hoje em dia. Lisboa: Lidel.
Rosa, L. Melo (2011) Vamos lá continuar! Lisboa:
Lidel.
Porto Editora (2011) Dicionário ilustrado de português língua não materna –
Iniciação, intermédio e avançado. Porto:
Porto Editora.
Tavares, A. & M. Tavares (2012) Avançar em português. Lisboa: Lidel.
Ventura, H. & P. Salimov (2015) Português outra vez. Lisboa: Lidel.
Método de ensino
As unidades letivas têm uma componente essencialmente prática, desenvolvendo-se uma metodologia de ensino que promova o método comunicativo de ensino/aprendizagem do português, com o objetivo de estimular a interação e promover a aprendizagem autónoma. Pretende-se, deste modo, avaliar a competência comunicativa do aluno, o uso de estratégias, os aspetos socioculturais, a correção formal e adequação discursivas. As tarefas selecionadas exigem, por isso, a mobilização, por parte do aluno, das competências linguística e extralinguística.
Método de avaliação
A UC terá avaliação contínua e decorrerá de: participação dos estudantes nas aulas (interação oral, assiduidade) - 10%; duas provas escritas presenciais - 60% (30% cada); dois trabalhos de treino e compreensão oral - 30%.
Conteúdo
1. Textos orais e escritos de natureza
diversificada (notícias, entrevistas, artigos de opinião, poemas, canções)
2. Temas da cultura portuguesa
(geografia, sociedade, música, cinema)
3. Simulação de situações
comunicativas diversificadas (diálogos, troca de impressões de modo a
verbalizar opiniões, perceções, experiências, sentimentos e convicções)
4. Produção de textos escritos com
diferentes fins comunicativos (diálogos, experiências pessoais, cartas
informais)
5. Léxico geral (do dia a dia) com
fins comunicativos
6. Formas e estruturas linguísticas com objetivos comunicativos (tempos compostos do Conjuntivo, Infinitivo Pessoal e Impessoal, particípios duplos, voz activa e voz passiva, discurso directo e discurso indirecto, conjugação pronominal com futuro e condicional, preposições de regência verbal, expressões idiomáticas, provérbios, formas de tratamento).