Língua Portuguesa IV

Objetivos

Os objetivos principais da UC são o desenvolvimento de competência comunicativa e capacidades de uso da língua portuguesa, e a consolidação do nível C2 (autonomia) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

No final da UC, o aluno será capaz de:

a) compreender em pormenor um leque variado de textos longos e complexos, reconhecendo significados implícitos;

b) exprimir-se, oralmente e por escrito, sobre uma variedade de assuntos complexos, de modo pormenorizado e claro, manifestando domínio de mecanismos de organização, articulação e coesão do discurso;

c) usar a língua de modo fluente, flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais;

d) dominar e usar, com correção, um repertório lexical alargado;

e) dominar e usar a maioria das estruturas linguísticas do português, com alto grau de correção;

f) reconhecer características de diferentes variedades do português;

g) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre culturas do mundo lusófono.

Caracterização geral

Código

1421

Créditos

12

Professor responsável

Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas ou equivalente

Bibliografia

Almeida, A.; Duarte, G. & Meirim, J. (2021). Quisque Literário - Aprender Português com a Literatura. Lisboa: Lidel.

 Coelho, L. & C. Oliveira (2023). Compreensão Oral em Ação - C1/C2. Lisboa: Lidel.

 Coelho, L. & C. Oliveira (2021). Preposições em Ação. Lisboa: Lidel.

 Coelho, L. & C. Oliveira (2019). Português em Foco 4. Lisboa: Lidel.

 Coelho, L. & C. Oliveira (2014). Gramática Aplicada - PLE B1/C2. Lisboa: Lidel.

 Coimbra, I. & O. Mata (2012). Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).

 Malcata, H. (2019). Guia Prático de Fonética. Acentuação e Pontuação. Lisboa: Lidel.

 Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2016). Hoje em dia. Lisboa: Lidel.

Método de ensino

Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002).

Método de avaliação

A avaliacao é contínua, baseada em: assiduidade e participação - 10%; trabalhos escritos e orais feitos ao longo do semestre - 40%; exame final oral (com atividades de compreensão, expressão e interação) e um exame final escrito (com atividades de leitura e compreensão escrita, produção escrita, e um grupo de gramática), 25% cada.

Conteúdo

1. Textos orais e escritos de natureza diversificada (e.g., textos jornalísticos, académicos, literários, correspondência): compreensão e produção

2. Situações comunicativas diversificadas (e.g., debates, entrevistas, troca de opiniões e experiências)

3. Temas de cultura (sociedade e artes nos países de língua portuguesa, comparações entre as culturas dos alunos e a cultura portuguesa)

4. Léxico de uso geral e corrente (expressões idiomáticas; léxico relacionado com cultura, quotidiano, assuntos académicos e profissionais, e temas da atualidade, como direitos humanos, refugiados, crise económica, entre outros)

5. Formas e estruturas gramaticais (revisão da flexão verbal, nominal e adjetival; estratégias de indeterminação do sujeito; distribuição de sujeitos nulos e plenos; inversão sujeito-verbo; objeto nulo; colocação de clíticos - próclise, mesóclise e subida de clítico; regência verbal e nominal; marcadores discursivos)

6. Variedades do português (africanas, brasileira e europeia).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: