Língua Portuguesa IV
Objetivos
Os objetivos
principais da UC são o desenvolvimento de competência comunicativa e
capacidades de uso da língua portuguesa, e a consolidação do nível C2
(autonomia) do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
No final da UC, o
aluno será capaz de:
a) compreender em
pormenor um leque variado de textos longos e complexos, reconhecendo
significados implícitos;
b) exprimir-se,
oralmente e por escrito, sobre uma variedade de assuntos complexos, de modo pormenorizado
e claro, manifestando domínio de mecanismos de organização, articulação e
coesão do discurso;
c) usar a língua de
modo fluente, flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais;
d) dominar e usar,
com correção, um repertório lexical alargado;
e) dominar e usar a
maioria das estruturas linguísticas do português, com alto grau de correção;
f) reconhecer
características de diferentes variedades do português;
g) desenvolver consciência intercultural e conhecimento sobre culturas do mundo lusófono.
Caracterização geral
Código
1421
Créditos
12
Professor responsável
Maria Alexandra Moreira de Jesus Fiéis e Melo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nível C1 do Quadro Europeu Comum de Referência
para as Línguas ou equivalente
Bibliografia
Almeida, A.; Duarte,
G. & Meirim, J. (2021). Quisque Literário - Aprender Português com a
Literatura. Lisboa: Lidel.
Coelho, L. & C. Oliveira (2023). Compreensão Oral em Ação - C1/C2. Lisboa: Lidel.
Coelho, L. & C. Oliveira (2021). Preposições em Ação. Lisboa: Lidel.
Coelho, L. & C. Oliveira (2019). Português em Foco 4. Lisboa: Lidel.
Coelho, L. & C. Oliveira (2014). Gramática Aplicada - PLE B1/C2. Lisboa: Lidel.
Coimbra, I. & O. Mata (2012). Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel (3ª edição).
Malcata, H. (2019). Guia Prático de Fonética. Acentuação e Pontuação. Lisboa: Lidel.
Malcata, H. & R. Borges de Sousa (2016). Hoje em dia. Lisboa: Lidel.
Método de ensino
Esta UC adota a abordagem comunicativa de ensino/aprendizagem de língua, tendo, por isso, uma forte componente prática. O ensino está organizado em torno de tarefas em que o aluno tem de compreender e/ou produzir português falado e escrito, a fim de alcançar um objetivo (comunicativo). Embora o foco principal esteja na compreensão, expressão e negociação de significado, as aulas incluem também múltiplas atividades de foco na forma. A gramática e o léxico são ensinados em contexto, privilegiando-se uma abordagem de ensino indutiva. No ensino/aprendizagem de conteúdos culturais, é adotada a abordagem intercultural (e.g. Byram, Gribkova & Starkey, 2002).
Método de avaliação
A avaliacao é contínua, baseada em:
assiduidade e participação - 10%; trabalhos escritos e orais feitos ao longo do
semestre - 40%; exame final oral (com atividades de compreensão, expressão e
interação) e um exame final escrito (com atividades de leitura e compreensão
escrita, produção escrita, e um grupo de gramática), 25% cada.
Conteúdo
1. Textos orais e
escritos de natureza diversificada (e.g., textos jornalísticos, académicos,
literários, correspondência): compreensão e produção
2. Situações
comunicativas diversificadas (e.g., debates, entrevistas, troca de opiniões e
experiências)
3. Temas de cultura
(sociedade e artes nos países de língua portuguesa, comparações entre as
culturas dos alunos e a cultura portuguesa)
4. Léxico de uso
geral e corrente (expressões idiomáticas; léxico relacionado com cultura,
quotidiano, assuntos académicos e profissionais, e temas da atualidade, como
direitos humanos, refugiados, crise económica, entre outros)
5. Formas e
estruturas gramaticais (revisão da flexão verbal, nominal e adjetival;
estratégias de indeterminação do sujeito; distribuição de sujeitos nulos e
plenos; inversão sujeito-verbo; objeto nulo; colocação de clíticos - próclise,
mesóclise e subida de clítico; regência verbal e nominal; marcadores
discursivos)
6. Variedades do português (africanas,
brasileira e europeia).