Cultura dos Países de Língua Portuguesa
Objetivos
a) Desenvolver o conhecimento sobre aspectos históricos e culturais respeitantes às sociedades dos países de língua portuguesa.
b) Ser capaz de reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações nestes contextos.
c) Saber aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.
Caracterização geral
Código
1424
Créditos
6
Professor responsável
Ana Maria Martinho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
A fornecer para cada módulo, com
materiais organizados para o efeito. Apresentamos abaixo apenas algumas
leituras de referência.
Leituras gerais
- Almeida, Miguel V. de. Earth-Colored Sea:
Race, Culture And The Politics Of Identity
In The Post-Colonial Portuguese-Speaking World. Oxford & New York:
Berghahn Books, 2004.
- Atlantica: contemporary art from Angola and its diaspora. Lisboa: Hangar, 2018.
- Buala.org
- Carvalho, Ruy Duarte. Vou lá visitar
pastores. Lisboa: Cotovia, 1999.
- Comaroff, Jean & John (Eds.). Law and Disorder in The Postcolony.
Chicago: U. of Chicago Press, 2006.
- Mignolo, Walter. Delinking. Cultural Studies 21(2-3), 2007.
- Said, Edward W., Orientalismo. Lisboa: Cotovia, 2004.
Método de ensino
Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo por parte da docente;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um teste individual e de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.
Teste: 35%
Trabalho escrito: 35%
Participações em aula: 15%
Assiduidade: 15%
Conteúdo
. Sociedades póscoloniais
. As periferias urbanas
. Culturas e resistência
. Mulheres e desenvolvimento
. Conservação ambiental e mobilização social
. Arte e conflito
. Comunicação social e liberdade de expressão
. Diversidade linguística