Cultura dos Países de Língua Portuguesa

Objetivos

a) Desenvolver o conhecimento sobre aspectos históricos e culturais respeitantes às sociedades dos países de língua portuguesa.
b) Ser capaz de reconhecer diferentes paradigmas críticos e as suas mudanças e transformações nestes contextos.
c) Saber aperfeiçoar técnicas de recolha e selecção de informação em bibliotecas e em ambiente electrónico.
d) Participar activamente na discussão dos conteúdos e leituras propostos.

Caracterização geral

Código

1424

Créditos

6

Professor responsável

Ana Maria Martinho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

A fornecer para cada módulo, com materiais organizados para o efeito. Apresentamos abaixo apenas algumas leituras de referência.

Leituras gerais 

- Almeida, Miguel V. de. Earth-Colored Sea: Race, Culture And The Politics Of Identity  In The Post-Colonial Portuguese-Speaking World. Oxford & New York: Berghahn Books, 2004.

- Atlantica: contemporary art from Angola and its diaspora. Lisboa: Hangar, 2018.

- Buala.org

- Carvalho, Ruy Duarte. Vou lá visitar pastores. Lisboa: Cotovia, 1999.

- Comaroff, Jean & John (Eds.). Law and Disorder in The Postcolony. Chicago: U. of Chicago Press, 2006.

- Mignolo, Walter. Delinking. Cultural Studies 21(2-3), 2007.

- Said, Edward W., Orientalismo. Lisboa: Cotovia, 2004. 


Método de ensino

Todas as aulas têm uma componente teórica e prática
A metodologia a seguir em aula apresenta as seguintes características:
- apresentação de materiais de trabalho e de tópicos para estudo por parte da docente;
- discussão alargada desses tópicos a partir de leituras prévias.

Método de avaliação

A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um teste individual e de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.
Teste: 35%
Trabalho escrito: 35%
Participações em aula: 15%
Assiduidade: 15%

Conteúdo

. Sociedades póscoloniais

. As periferias urbanas

. Culturas e resistência

. Mulheres e desenvolvimento

. Conservação ambiental e mobilização social

. Arte e conflito

. Comunicação social  e liberdade de expressão

. Diversidade linguística 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: