Gestão das relações com o consumidor
Objetivos
Uma
ferramenta para futuros cientistas de gestão de dados e pretende fornecer uma
visão interna de como reconhecer, colaborar e implantar analítica e
estrategicamente a Gestão de Relacionamento com o Cliente numa empresa para
maximizar o valor de e para cada cliente.
Oa
alunos irãoaprende diferentes maneiras de conhecer os clientes (identificar),
como segmentá-los (diferenciar), como abordá-los e comunicar com eles
(interagir) e quais são as melhores propostas de valor para eles
(personalizar).
Também
irão aprender a avaliar o sucesso de uma estratégia de CRM – fundamental para
apoiar a tomada de decisões em Marketing.
A
turma está organizada em equipas de 5/6 alunos, cada um realizando o seu
próprio projeto de CRM, de acordo com o problema de gestão informado pelo
cliente no início do semestre. O projeto evoluirá com a progressão das aulas
teóricas e visa proporcionar aos alunos uma experiência prática.
Uma empresa será nossa parceira no projeto de Customer Relationship Management.
Caracterização geral
Código
2228
Créditos
3.5
Professor responsável
Elizabete Margarida Figueiredo Cardoso
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Recommended book:
Interesting additions to your library:
Método de ensino
Completar
um enquadramento teórico com experiência prática, pelo que haverá 2 tipos
diferentes de aulas:
Aulas
teóricas - sessões típicas de toda a turma, nas quais são examinados os
fundamentos do CRM.
Sessões em equipa – aulas em grupo único nas quais os alunos apresentam o andamento de seus trabalhos (os resultados são pré-determinados no planeamento do curso) e recebem feedback sobre melhorias e próximos passos. Cada sessão reserva 15 minutos para apresentação em grupo + 15 minutos para feedback do professor. Todos os membros do grupo deverão estar presentes e, antes de cada Sessão de Equipa, o grupo deverá sempre carregar a sua apresentação – com diapositivos numerados e em formato pdf – no respetivo trabalho moodle na página da turma.
Método de avaliação
Projeto
de grupo: 65%
Relatório
final: 25%
Avaliação
pelos pares: 15%
Qualidade
das sessões da equipa (3): 20%
Avaliação
individual: 5%
Exame final: 35% (Min. 8, 5 para passar)
Conteúdo
Origens
e evolução do CRM; Diagnosticar o nível de CRM de uma empresa e o modelo IDIC;
Briefing no cliente; Identificação e
diferenciação de clientes;
Segmentação:
técnicas, modelos e casos;
Interagir
com o cliente e o papel das redes sociais;
Benchmarking de práticas de CRM em todos os
setores;
Privacidade,
marketing de permissão e customização em massa;
Medição
de sucesso e análise de campanha;
Diagnóstico
de CRM da empresa;
Análise
de clientes – obtenção de valor;
Organizar,
gerenciar e definir o futuro da empresa lucrativa com estratégia de cliente;
Avaliação do plano de CRM da empresa + proposta de abordagem LTV