Estratégia Corporativa

Objetivos

O objetivo da Estratégia Corporativa e Transformação é fornecer aos alunos de Mestrado uma compreensão profunda de como os CEOs projetam e implementam estratégias para empresas com um portfólio de multinegócios/multigeografias e como desenvolver e executar programas de transformação.

Vários CEOs convidados irão apresentar casos das suas empresas diretamente aos alunos. 



Caracterização geral

Código

2298

Créditos

3.5

Professor responsável

António Manuel Pereira Bernardo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Vários trabalhos apresentados nas aulas, por exemplo:

Uma introdução à Estratégia Corporativa – Uma abordagem baseada em recursos;

Estratégia Corporativa – Recursos e Rendas;

Criar Vantagem Corporativa;

As cinco forças competitivas que moldam a estratégia;

Da Vantagem Competitiva à Estratégia Corporativa;

O Private Equity é uma forma de organização superior?

Outros.

Recursos:

Vários trabalhos serão disponibilizados no moodle para leituras semanais. Casos de estudo também serão disponibilizados. 


Método de ensino

Baseado numa combinação de conceitos teóricos e exemplos reais do mundo dos negócios. As aulas incluirão: artigos, apresentações de casos e discussões em grupo.

Espera-se que os alunos tenham uma participação muito ativa nos debates nas aulas. Serão formados grupos de trabalho de 3 a 4 alunos.

CEOs de corporações serão convidados para sessões de debate com os alunos sobre casos reais sobre como eles projetam e implementam estratégias corporativas e também sobre a execução de programas de transformação. 


Método de avaliação

O exame final vale 50% para a nota final e é exigida uma nota mínima de 10 valores sobre 20 valores. Os outros 50% da nota são baseados em casos de grupo, trabalhos individuais e participação em aula. 


Conteúdo

Apresentar aos alunos ferramentas e soluções analíticas que podem ser usadas para desenhar estratégias e desenvolver programas de transformação para empresas multinegócios, com base nos seguintes tópicos:

• Definição de tipos de corporações (holdings), com base em diferentes recursos

• O conceito de vantagem corporativa e como as corporações agregam valor aos seus negócios individuais

• Portfólios de negócios relacionados e não relacionados e o impacto para a vantagem corporativa (por exemplo: integração vertical na mesma cadeia de valor da indústria; conglomerados; empresas de private equity)

• Análise da indústria e posicionamento do negócio como fonte de vantagem competitiva e suas inter-relações com a estratégia corporativa

• Modelos de estrutura organizacional corporativa e principais processos de gestão

• A necessidade de desenvolver programas de transformação corporativa e como executá-los 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: