Estratégia Corporativa
Objetivos
O objetivo da Estratégia Corporativa e
Transformação é fornecer aos alunos de Mestrado uma compreensão profunda de
como os CEOs projetam e implementam estratégias para empresas com um portfólio
de multinegócios/multigeografias e como desenvolver e executar programas de
transformação.
Vários CEOs convidados irão apresentar casos das suas empresas diretamente aos alunos.
Caracterização geral
Código
2298
Créditos
3.5
Professor responsável
António Manuel Pereira Bernardo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Vários trabalhos apresentados nas aulas,
por exemplo:
Uma introdução à Estratégia Corporativa –
Uma abordagem baseada em recursos;
Estratégia Corporativa – Recursos e Rendas;
Criar Vantagem Corporativa;
As cinco forças competitivas que moldam a
estratégia;
Da Vantagem Competitiva à Estratégia
Corporativa;
O Private Equity é uma forma de
organização superior?
Outros.
Recursos:
Vários trabalhos serão disponibilizados no moodle para leituras semanais. Casos de estudo também serão disponibilizados.
Método de ensino
Baseado numa combinação de conceitos
teóricos e exemplos reais do mundo dos negócios. As aulas incluirão: artigos,
apresentações de casos e discussões em grupo.
Espera-se que os alunos tenham uma
participação muito ativa nos debates nas aulas. Serão formados grupos de
trabalho de 3 a 4 alunos.
CEOs de corporações serão convidados para sessões de debate com os alunos sobre casos reais sobre como eles projetam e implementam estratégias corporativas e também sobre a execução de programas de transformação.
Método de avaliação
O exame final vale 50% para a nota final e é exigida uma nota mínima de 10 valores sobre 20 valores. Os outros 50% da nota são baseados em casos de grupo, trabalhos individuais e participação em aula.
Conteúdo
Apresentar aos alunos ferramentas e
soluções analíticas que podem ser usadas para desenhar estratégias e
desenvolver programas de transformação para empresas multinegócios, com base
nos seguintes tópicos:
• Definição de tipos de corporações (holdings),
com base em diferentes recursos
• O conceito de vantagem corporativa e como
as corporações agregam valor aos seus negócios individuais
• Portfólios de negócios relacionados e não
relacionados e o impacto para a vantagem corporativa (por exemplo: integração
vertical na mesma cadeia de valor da indústria; conglomerados; empresas de private
equity)
• Análise da indústria e posicionamento do
negócio como fonte de vantagem competitiva e suas inter-relações com a
estratégia corporativa
• Modelos de estrutura organizacional
corporativa e principais processos de gestão
• A necessidade de desenvolver programas de transformação corporativa e como executá-los