Seminário de Gestão

Objetivos

O Seminário de Gestão debate as melhores práticas de gestão com uma abordagem crítica ao passado da gestão e uma abordagem disruptiva para um futuro em que os gestores estão preocupados com o lucro e o propósito, integrando os interesses de múltiplos stakeholders para criar alto impacto positivo no mundo. A disciplina visa:

1. Fomentar o conhecimento sobre as diversas práticas de gestão, proporcionando uma visão global e integrada das estratégias, planos, implementação e resultados da gestão;

2. Confrontar a aprendizagem académica com experiências reais de gestores em diferentes contextos;

3. Desenvolver perspectivas críticas sobre as contingências de gestão e ampliar a visão sobre o futuro da gestão;

4. Desenvolver habilidades importantes para futuros gestores, como empatia, habilidades sociais e inteligência contextual;

5. Desafiar os alunos a gerar ideias novas e inovadoras que possam promover práticas de gestão. 



Caracterização geral

Código

2300

Créditos

3.5

Professor responsável

Sónia Oliveira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Book:
Clegg, Kornberger, & Pitsis (2016). Managing and Organizations: An introduction to theory and practice. 4th edition. Sage. Check for contents and free resources on
https://edge.sagepub.com/node/34528/student-resources.

Articles, chapters, and reports:
Birkinshaw & Ridderstrale (2017). Fast/Forward: Make your company fit for the future (Chapter 1). Stanford University Press. Available for free on http://www.julianbirkinshaw.com/fastforward-sample.pdf.
Hagel, Schwartz, & Bersin (2017). Navigating the future of work: Can we point business, workers, and social institutions in the same direction? Deloitte Review 21 (pages 26-45). Deloitte University Press. Available for free on https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/collections/issue-21/Deloitte-ReviewIssue21.pdf.

Heidrick and Struggles & Saïd Business School (2015). The CEO Report: Embracing the paradoxes of leadership and the Power of Doubt. Available for free on http://www.heidrick.com/Knowledge-Center/Publication/The-CEO-Report.
Kutz & Bamford-Wade (2013). Understanding contextual Intelligence: a critical competency for today’s leaders. E:CO, 15, 55-80.
Van Alstyne, Parker, & Choudary (2016). Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. HBR

Método de ensino

Aprendizagem que se baseia num debate  construtivo entre os alunos, os gestores convidados e o professor.

As aulas têm duração de três horas. A primeira aula é uma palestra sobre o valor e o futuro da gestão, e as aulas seguintes são ministradas por Gestores sobre um tema específico. Os alunos são convidados a preparar a aula com antecedência e a participarem ativamente no debate com os gestores, e até apresentando ideias que desenvolvem por meio de autorreflexão e debates em grupo.

Os alunos são convidados a refletir sobre o tema e a sintetizar as suas reflexões num ensaio individual escrito, que deverá evidenciar a compreensão da posição do Convidado mas sobretudo uma reflexão crítica sobre as “boas práticas” apresentadas. Isto significa que grande parte do estudo e preparação para os ensaios acontece fora da aula, através de um autodesenvolvimento alicerçado numa relação de tutoria criada com o Professor.


Método de avaliação

O aluno não será validado caso falte a mais de UMA Sessão do Seminário.

Os alunos entregam um pequeno ensaio (máx. 2 páginas) com uma visão crítica sobre o problema de gestão e/ou boas práticas apresentadas:

1. Uma introdução sobre o tema, principais desafios e boas práticas partilhadas;

2. Uma análise crítica da situação e impacto das práticas de gestão no mundo;

3. Uma reflexão sobre como essas práticas ainda se aplicarão (ou não) no futuro;

4. Recomendações sobre como superar desafios e limitações, desestruturar o modelo e a prática de negócios e preparar equipes, processos e estruturas organizacionais para os desafios antecipados no contexto;

5. Reflexão pessoal sobre como se preparar, como futuro gestor, para desafios e oportunidades semelhantes.

A nota final do Seminário de Gestão considera:

- Debate com Convidados (20%)

- Relatórios Individuais (80%) 


Conteúdo

Visando relacionar teorias com aplicação prática, o curso utiliza conhecimentos e frameworks desenvolvidos em diversas áreas da gestão (estratégia, informação, marketing, operações, finanças, recursos humanos) e o conteúdo específico de cada aula é determinado por um Convidado que apresenta uma perspectiva específica sobre a gestão e seus desafios do dia-a-dia.

Empresas convidadas e tópicos em sessões anteriores incluem:

// Deloitte – O poder dos consultores

// Delta Cafés – Desafios da internacionalização

// IBM – Blockchain e Negócios (2018); Computação em nuvem e IA (2019)

// IKEA – Gestão da cadeia de abastecimento

// Microsoft – Cultura hack (locais de trabalho digitais)

// Phillip Morris vs SportTV – Gestão de pessoas em diferentes contextos

// Survey Monkey (ex) – Internacionalização dos Unicórnios do Vale do Silício

// Vodafone – Fidelização e desafios éticos das comunidades digitais

// Zalando – Negócios digitais 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: