Seminário de Gestão
Objetivos
O Seminário de Gestão debate as melhores
práticas de gestão com uma abordagem crítica ao passado da gestão e uma
abordagem disruptiva para um futuro em que os gestores estão preocupados com o
lucro e o propósito, integrando os interesses de múltiplos stakeholders
para criar alto impacto positivo no mundo. A disciplina visa:
1. Fomentar o conhecimento sobre as
diversas práticas de gestão, proporcionando uma visão global e integrada das
estratégias, planos, implementação e resultados da gestão;
2. Confrontar a aprendizagem académica com
experiências reais de gestores em diferentes contextos;
3. Desenvolver perspectivas críticas sobre
as contingências de gestão e ampliar a visão sobre o futuro da gestão;
4. Desenvolver habilidades importantes para
futuros gestores, como empatia, habilidades sociais e inteligência contextual;
5. Desafiar os alunos a gerar ideias novas e inovadoras que possam promover práticas de gestão.
Caracterização geral
Código
2300
Créditos
3.5
Professor responsável
Sónia Oliveira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Book:
Clegg, Kornberger, & Pitsis (2016). Managing and Organizations: An introduction to theory and practice. 4th edition. Sage. Check for contents and free resources on
https://edge.sagepub.com/node/34528/student-resources.
Articles, chapters, and reports:
Birkinshaw & Ridderstrale (2017). Fast/Forward: Make your company fit for the future (Chapter 1). Stanford University Press. Available for free on http://www.julianbirkinshaw.com/fastforward-sample.pdf.
Hagel, Schwartz, & Bersin (2017). Navigating the future of work: Can we point business, workers, and social institutions in the same direction? Deloitte Review 21 (pages 26-45). Deloitte University Press. Available for free on https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/collections/issue-21/Deloitte-ReviewIssue21.pdf.
Heidrick and Struggles & Saïd Business School (2015). The CEO Report: Embracing the paradoxes of leadership and the Power of Doubt. Available for free on http://www.heidrick.com/Knowledge-Center/Publication/The-CEO-Report.
Kutz & Bamford-Wade (2013). Understanding contextual Intelligence: a critical competency for today’s leaders. E:CO, 15, 55-80.
Van Alstyne, Parker, & Choudary (2016). Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. HBR
Método de ensino
Aprendizagem que se baseia num debate construtivo entre os alunos, os gestores
convidados e o professor.
As aulas têm duração de três horas. A
primeira aula é uma palestra sobre o valor e o futuro da gestão, e as aulas
seguintes são ministradas por Gestores sobre um tema específico. Os alunos são
convidados a preparar a aula com antecedência e a participarem ativamente no debate
com os gestores, e até apresentando ideias que desenvolvem por meio de
autorreflexão e debates em grupo.
Os alunos são convidados a refletir sobre o tema e a sintetizar as suas reflexões num ensaio individual escrito, que deverá evidenciar a compreensão da posição do Convidado mas sobretudo uma reflexão crítica sobre as “boas práticas” apresentadas. Isto significa que grande parte do estudo e preparação para os ensaios acontece fora da aula, através de um autodesenvolvimento alicerçado numa relação de tutoria criada com o Professor.
Método de avaliação
O aluno não será validado caso falte a mais
de UMA Sessão do Seminário.
Os alunos entregam um pequeno ensaio (máx.
2 páginas) com uma visão crítica sobre o problema de gestão e/ou boas práticas
apresentadas:
1. Uma introdução sobre o tema, principais
desafios e boas práticas partilhadas;
2. Uma análise crítica da situação e
impacto das práticas de gestão no mundo;
3. Uma reflexão sobre como essas práticas
ainda se aplicarão (ou não) no futuro;
4. Recomendações sobre como superar
desafios e limitações, desestruturar o modelo e a prática de negócios e
preparar equipes, processos e estruturas organizacionais para os desafios
antecipados no contexto;
5. Reflexão pessoal sobre como se preparar,
como futuro gestor, para desafios e oportunidades semelhantes.
A nota final do Seminário de Gestão
considera:
- Debate com Convidados (20%)
- Relatórios Individuais (80%)
Conteúdo
Visando relacionar teorias com aplicação
prática, o curso utiliza conhecimentos e frameworks desenvolvidos em
diversas áreas da gestão (estratégia, informação, marketing, operações,
finanças, recursos humanos) e o conteúdo específico de cada aula é determinado
por um Convidado que apresenta uma perspectiva específica sobre a gestão e seus
desafios do dia-a-dia.
Empresas convidadas e tópicos em sessões
anteriores incluem:
// Deloitte – O poder dos consultores
// Delta Cafés – Desafios da internacionalização
// IBM – Blockchain e Negócios
(2018); Computação em nuvem e IA (2019)
// IKEA – Gestão da cadeia de abastecimento
// Microsoft – Cultura hack (locais
de trabalho digitais)
// Phillip Morris vs SportTV – Gestão de
pessoas em diferentes contextos
// Survey Monkey (ex) – Internacionalização
dos Unicórnios do Vale do Silício
// Vodafone – Fidelização e desafios éticos
das comunidades digitais
// Zalando – Negócios digitais