Gestão Global da cadeia de fornecimento
Objetivos
O desenvolvimento da gestão da
cadeia de abastecimento está intimamente ligado à globalização. Como resultado
da globalização, os fornecedores procuraram mercados globais, e a maioria das
empresas passou a comprar a fornecedores globais, o que resultou no
desenvolvimento de cadeias de abastecimento globais. Estas foram transformadas
no mecanismo central da globalização pelo qual matérias-primas, peças e
componentes são trocados através de múltiplas fronteiras nacionais antes de
serem incorporados em produtos acabados. No entanto, nos últimos anos, esse
processo está em retrocesso.
O objetivo desta disciplina é o desenvolvimento de ferramentas para gerir a cadeia de abastecimentos global para analisá-la e avaliá-la e observar os desenvolvimentos futuros.
Caracterização geral
Código
2335
Créditos
3.5
Professor responsável
Manuel P Baganha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
• (CT) Gerard Cachon & Christian Terwiesch, Matching Supply and Demand: An Introduction to Operations Management, Third Edition, McGraw-Hill, 2013
• (SM) Sunil Chopra & Peter Meindl, Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operation, Fifth Edition, Pearson, 2013
• (DSL) David Simchi-Levi, et al., Design and Managing the Supply Chain, Third Edition, McGraw-hill
• Martin Christopher, Logisitics and Supply Chain Mangement. Fourth Edition, Prentice Hall, 2011
Método de ensino
Expositivo em termos de conceitos. Debate com os alunos em casos de estudo e problemas. Apresentações pelos alunos de análises e soluções.
Método de avaliação
Avaliação
• Trabalho individual: 15%
• Projeto em grupo: 30%
• Exame Final: 50%
• Participação nas aulas: 5%
A avaliação dos alunos será baseada na
participação nas aulas, trabalho de grupo, trabalhos individuais e exame final.
• Projeto de grupo: análise da cadeia de abastecimento
de uma “empresa global” e comparação com outras do mesmo setor ou exemplos de
excelência. Exemplos de empresas são Apple, Zara, H&M. A sugestão é uma
empresa dos seguintes setores: eletroeletrónico, vestuário ou automobilístico.
É vedada a utilização de uma das empresas objeto da análise do caso.
• Trabalho individual: após a discussão de 3 dos casos um trabalho de uma página sobre um assunto definido no final da aula. Se o aluno enviar mais de 3 trabalhos, apenas os 3 melhores serão considerados.
Conteúdo
A gestão eficaz das cadeias de abastecimento
requer ferramentas analíticas especializadas e um foco global. Esta disciplina abrange
uma mistura de tópicos com ênfase em estruturas estratégicas e métodos
quantitativos operacionais. Na aula serão apresentados modelos simples e
conceitos básicos para analisar compensações. Em particular:
• Problemas na cadeia de abastecimento para
ciclo de vida curto e produtos sazonais;
• Cadeia de abastecimento como fonte de
vantagem competitiva;
• Transporte e localização de stocks
– Economias de Escala;
• Adiamento e Resposta Rápida;
• Distribuição e agrupamento de riscos;
• Coordenação na cadeia de abastecimento;
• Gestão de riscos da cadeia de abastecimento;
• Sustentabilidade e Cadeias de abastecimento.
Os alunos aplicarão as ideias e ferramentas analíticas a diversos casos.