Gestão de Sistemas de controlo

Objetivos

A disciplina tem como objetivo estudar o estado da arte sobre inovações recentes em contabilidade de gestão e sistemas de controlo, incluindo sistemas de Custeio Baseado em Atividades (ABC), Custeio Baseado em Atividades Orientadas pelo Tempo (TDABC), Balanced Scorecard, Custos de Qualidade, Custeio Alvo, Custeio Kaizen e Custeio do Ciclo de Vida, para os alunos entenderem melhor os tópicos e questões de contabilidade de gestão de uma perspectiva da gestão. O programa tem uma perspectiva conceitualmente sólida e relevante sobre o papel da contabilidade de gestão e das informações de controlo na tomada de decisões importantes tomadas pelos gestores de negócios. 



Caracterização geral

Código

2439

Créditos

3.5

Professor responsável

Marta Almeida

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2015) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 978-129-206-346-1).

Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8-0256-3x).

Hopper, T., Northcott, D. and Scapens, R. (2007) Issues in Management Accounting, 3rd Edition, Prentice Hall / Financial Times (ISBN 978-0-273-70257-3).

Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273- 76998-9).

Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3.

Bhimani, A. (2006) Contemporary Issues in Management Accounting, Oxford: Oxford University Press.

A course webpage in Moodle is used to disseminate information about the course, as well as the Powerpoint slides for the lectures and the cases / exercises.

Método de ensino

Aulas que consistem em apresentações sobre os aspectos teóricos de cada tópico e sua aplicação em situações da vida real. Apontamentos em PowerPoint serão disponibilizados. A metodologia de ensino será baseada em exercícios/estudos de casos, apresentações nas aulas e discussões com os alunos para desenvolverem os conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos, sistemas e práticas de contabilidade e controlo de gestão. A presença na aula e a participação ativa são esperadas e exigidas. Os alunos são também incentivados a fazer trabalhos de casa relativos ao cumprimento dos objetivos da unidade curricular. 


Método de avaliação

O sistema de avaliação inclui:

Avaliação contínua: 15%

Avaliação trabalho grupo: 35%

Exame final: 50%

A avaliação de grupo é constituída por dois estudos de caso, cujos relatórios e apresentação são em grupo. O trabalho de grupo é obrigatório para todos os alunos. A avaliação contínua é baseada na avaliação sobre a participação dos alunos na discussão de casos preparados para as aulas e na entrega semanal de trabalhos de casa. 


Conteúdo

Parte I – A Ascensão e Queda da Contabilidade Gestão:

1. Da contabilidade de gestão à contabilidade de custos;

2. O novo ambiente empresarial e a inovação nos sistemas de contabilidade e controlo de gestão;

Parte II – Informações para Planejamento e Medição de Desempenho:

1. O Balanced Scorecard;

2. O mapa estratégico;

3. Benefícios e limitações do Balanced Scorecard;

Parte III - Custeio Baseado em Atividades e ABC Orientado pelo Tempo:

1. O surgimento do ABC;

2. Benefícios e limitações do ABC;

3. ABC orientado pelo tempo;

4. Equações de tempo;

5. Questões de implementação;

Parte IV – Gestão Estratégica de Custos:

1. Gestão de Custos da Qualidade;

2. Custeio do Ciclo de Vida;

3. Custeio Alvo;

4. Custeio Kaizen. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: