Gestão de Sistemas de controlo
Objetivos
A disciplina tem como objetivo estudar o estado da arte sobre inovações recentes em contabilidade de gestão e sistemas de controlo, incluindo sistemas de Custeio Baseado em Atividades (ABC), Custeio Baseado em Atividades Orientadas pelo Tempo (TDABC), Balanced Scorecard, Custos de Qualidade, Custeio Alvo, Custeio Kaizen e Custeio do Ciclo de Vida, para os alunos entenderem melhor os tópicos e questões de contabilidade de gestão de uma perspectiva da gestão. O programa tem uma perspectiva conceitualmente sólida e relevante sobre o papel da contabilidade de gestão e das informações de controlo na tomada de decisões importantes tomadas pelos gestores de negócios.
Caracterização geral
Código
2439
Créditos
3.5
Professor responsável
Marta Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2015) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 978-129-206-346-1).
Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8-0256-3x).
Hopper, T., Northcott, D. and Scapens, R. (2007) Issues in Management Accounting, 3rd Edition, Prentice Hall / Financial Times (ISBN 978-0-273-70257-3).
Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273- 76998-9).
Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3.
Bhimani, A. (2006) Contemporary Issues in Management Accounting, Oxford: Oxford University Press.
A course webpage in Moodle is used to disseminate information about the course, as well as the Powerpoint slides for the lectures and the cases / exercises.
Método de ensino
Aulas que consistem em apresentações sobre os aspectos teóricos de cada tópico e sua aplicação em situações da vida real. Apontamentos em PowerPoint serão disponibilizados. A metodologia de ensino será baseada em exercícios/estudos de casos, apresentações nas aulas e discussões com os alunos para desenvolverem os conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos, sistemas e práticas de contabilidade e controlo de gestão. A presença na aula e a participação ativa são esperadas e exigidas. Os alunos são também incentivados a fazer trabalhos de casa relativos ao cumprimento dos objetivos da unidade curricular.
Método de avaliação
O sistema de avaliação inclui:
Avaliação contínua: 15%
Avaliação trabalho grupo: 35%
Exame final: 50%
A avaliação de grupo é constituída por dois estudos de caso, cujos relatórios e apresentação são em grupo. O trabalho de grupo é obrigatório para todos os alunos. A avaliação contínua é baseada na avaliação sobre a participação dos alunos na discussão de casos preparados para as aulas e na entrega semanal de trabalhos de casa.
Conteúdo
Parte I – A Ascensão e Queda da
Contabilidade Gestão:
1. Da contabilidade de gestão à
contabilidade de custos;
2. O novo ambiente empresarial e a inovação
nos sistemas de contabilidade e controlo de gestão;
Parte II – Informações para Planejamento e
Medição de Desempenho:
1. O Balanced Scorecard;
2. O mapa estratégico;
3. Benefícios e limitações do Balanced
Scorecard;
Parte III - Custeio Baseado em Atividades e
ABC Orientado pelo Tempo:
1. O surgimento do ABC;
2. Benefícios e limitações do ABC;
3. ABC orientado pelo tempo;
4. Equações de tempo;
5. Questões de implementação;
Parte IV – Gestão Estratégica de Custos:
1. Gestão de Custos da Qualidade;
2. Custeio do Ciclo de Vida;
3. Custeio Alvo;
4. Custeio Kaizen.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: