Análise Web

Objetivos

'Qualquer pessoa no mundo do marketing sabe como pode ser difícil ser notado pela pessoa certa. A concorrência é acérima. O mercado consumidor está saturado de produtos, marcas e negócios que ocupam espaço e a 'participação de mercado de atenção' de milhões de clientes todos os dias.' Isso é especialmente verdade no contexto da Web. Se o seu site é uma vitrine, um site informativo ou uma mistura de ambos, o Web Analytics constitui uma competência fundamental par se destacar e entrar em contato com o público-alvo.

Esta é uma formação técnica que capacita os alunos a lidar com marketing on-line e experiência do cliente num ambiente sem falta de dados como a web. O aluno desenvolverá atividades práticas onde são analisadas as características e comportamento do visitante.

Web Analytics está focada em proporcionar ao aluno a compreensão dos principais métodos e ferramentas disponíveis neste contexto. Devido à sua popularidade e utilidade, o Google Analytics será a nossa ferramenta de eleição. Transmitiremos um conjunto de métodos/ferramentas para garantir que o aluno será capaz de monitorizar e medir os efeitos de um site na empresa.

Não pressupõe familiaridade do aluno com Web Analytics, mas é altamente recomendável que o aluno compreenda os fundamentos do e-commerce e tenha pelo menos conhecimento/ competências intermédias em informática (não são necessárias competências de programação). 


Caracterização geral

Código

2472

Créditos

3.5

Professor responsável

Fernando Bação

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Kaushik, A., Web Analytics 2.0. Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana, 2010. ISBN: 978-0-470-52939-3.

Clifton, B., Advanced Web Metrics with Google Analytics. Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana, 2008. ISBN: 978-0-470-25312-0.

Hu, Yu Jeffrey. 'Performance-based pricing models in online advertising.' Available at SSRN 501082 (2004). 


Método de ensino

Aulas teóricas e debates na aula (prevê-se que os alunos participem activamente nas discussões) Aulas práticas (laboratório de informática).

Trabalho prático em equipa (projectos de grupo). 


Método de avaliação

Projeto de curso e ensaios individuais 50%.

Nota Mínima (Geral) 8/20 5 Ensaios Individuais (15% cada – sem nota mínima)

1 Trabalho de Grupo (25% Número máximo de elementos do grupo 3 – sem nota mínima)

 Exame final 50%. Nota Mínima 8/20 


Conteúdo

1 Visão geral do Web Analytics;

2. Tráfego e negócios na Web;

3. Web analytics 1.0, 2.0 e 3.0;

4. Standard Metrics, diferentes métricas para medir o sucesso do site;

5. Fontes de dados, metodologias disponíveis para captura de dados e questões de precisão;

6. Publicidade Digital, modelos de preçários, funil de conversão e remarketing;

7. Google Analytics. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: