Análise Web
Objetivos
'Qualquer
pessoa no mundo do marketing sabe como pode ser difícil ser notado pela pessoa
certa. A concorrência é acérima. O mercado consumidor está saturado de
produtos, marcas e negócios que ocupam espaço e a 'participação de mercado de
atenção' de milhões de clientes todos os dias.' Isso é especialmente verdade no
contexto da Web. Se o seu site é uma vitrine, um site
informativo ou uma mistura de ambos, o Web Analytics constitui uma competência
fundamental par se destacar e entrar em contato com o público-alvo.
Esta
é uma formação técnica que capacita os alunos a lidar com marketing on-line
e experiência do cliente num ambiente sem falta de dados como a web. O
aluno desenvolverá atividades práticas onde são analisadas as características e
comportamento do visitante.
Web
Analytics
está focada em proporcionar ao aluno a compreensão dos principais métodos e
ferramentas disponíveis neste contexto. Devido à sua popularidade e utilidade,
o Google Analytics será a nossa ferramenta de eleição. Transmitiremos um
conjunto de métodos/ferramentas para garantir que o aluno será capaz de monitorizar
e medir os efeitos de um site na empresa.
Não pressupõe familiaridade do aluno com Web Analytics, mas é altamente recomendável que o aluno compreenda os fundamentos do e-commerce e tenha pelo menos conhecimento/ competências intermédias em informática (não são necessárias competências de programação).
Caracterização geral
Código
2472
Créditos
3.5
Professor responsável
Fernando Bação
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kaushik, A., Web Analytics 2.0. Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana, 2010. ISBN: 978-0-470-52939-3.
Clifton, B., Advanced Web Metrics with Google Analytics. Wiley Publishing, Inc., Indianapolis, Indiana, 2008. ISBN: 978-0-470-25312-0.
Hu, Yu Jeffrey. 'Performance-based pricing models in online advertising.' Available at SSRN 501082 (2004).
Método de ensino
Aulas
teóricas e debates na aula (prevê-se que os alunos participem activamente nas
discussões) Aulas práticas (laboratório de informática).
Trabalho prático em equipa (projectos de grupo).
Método de avaliação
Projeto
de curso e ensaios individuais 50%.
Nota
Mínima (Geral) 8/20 5 Ensaios Individuais (15% cada – sem nota mínima)
1
Trabalho de Grupo (25% Número máximo de elementos do grupo 3 – sem nota mínima)
Exame final 50%. Nota Mínima 8/20
Conteúdo
1
Visão geral do Web Analytics;
2.
Tráfego e negócios na Web;
3. Web analytics 1.0, 2.0 e 3.0;
4. Standard
Metrics, diferentes métricas para medir o sucesso do site;
5.
Fontes de dados, metodologias disponíveis para captura de dados e questões de
precisão;
6.
Publicidade Digital, modelos de preçários, funil de conversão e remarketing;
7. Google Analytics.