Marketing Avançado

Objetivos

O objetivo final é que os alunos sejam capazes de compreender a criação de valor através de uma estratégia orientada para o mercado. Desenvolvido para alunos que já estudaram marketing, discutimos sobre os principais tópicos, treinando a capacidade dos alunos de tomar decisões complexas de marketing num ambiente em rápida evolução. Usaremos um simulador de marketing que permitirá que o aluno testemunhe os efeitos de suas decisões ao longo do tempo. Iremos aprofundar os principais temas, preparando oa alunos para entendê-los e discuti-los. No geral, examinamos temas clássicos e atuais de marketing através duma mistura de material académico e aplicação prática. 



Caracterização geral

Código

2586

Créditos

7

Professor responsável

Carmen Lages

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A 


Bibliografia

Walker, Orville Jr. & Mullins, John (2014), Marketing Strategy, New York, McGraw-Hill.

Kotler, Philip & Keller, Keller (2016), Marketing Management, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.


Método de ensino

Temas clássicos e atuais de marketing (adaptação a um mundo dinâmico e global e prática de marketing socialmente responsável) através da mistura de material académico (leituras) e aplicação prática (jogo de simulação de marketing, projeto de marketing para empresa real, resolução de estudo de caso, debates e oradores convidados). Geralmente, serão distribuídos com antecedência e espera-se que os alunos estejam preparados para discuti-los na aula. A aprendizagem fora das aulas geralmente implica a leitura de material académico e não académico. Algumas sessões contarão com o contributo de oradores convidados do mundo empresarial que discutirão questões práticas que pretendem complementar o conteúdo teórico da unidade curricular (ex: marketing digital e resolução criativa de problemas). 


Método de avaliação

A avaliação está dividida da seguinte forma:

40% - Projeto de Marketing de Grupo (relatório e apresentação tipo consultoria) – dividido nas seguintes componentes:

Conteúdo e apresentação de marketing de trabalho em grupo – 40%

Memorando identificando o projeto, as principais etapas para concluí-lo e cronograma provisório – 5%

Qualidade de suas respostas e perguntas durante as apresentações - 20% para suas respostas e 10% para suas perguntas

Qualidade e apresentação do relatório – 5%

Avaliação pelos pares – 20%

Questionário individual de meio de semestre: 30%

Trabalho Individual: 15%

Participação individual nas aulas. As notas de participação nas aulas são baseadas na qualidade, evidência auditiva e frequência de sua participação nas aulas e nas discussões de estudos de caso, com notas de A a D (zero). A falta injustificada terá nota zero para essa participação nas aulas - 15% 


Conteúdo

1. O Impacto da Cultura nos Processos de Decisão de Marketing:

Comunicação e Cultura Interpessoal e Interorganizacional;

2. O Impacto da Pesquisa de Mercado nos Processos de Decisão de Marketing:

Orientação para o Mercado como Orientação para o Consumidor e Concorrente;

3. Marketing Social:

Promover mudanças para o bem social. 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: