Marketing Avançado
Objetivos
O objetivo final é que os alunos sejam capazes de compreender a criação de valor através de uma estratégia orientada para o mercado. Desenvolvido para alunos que já estudaram marketing, discutimos sobre os principais tópicos, treinando a capacidade dos alunos de tomar decisões complexas de marketing num ambiente em rápida evolução. Usaremos um simulador de marketing que permitirá que o aluno testemunhe os efeitos de suas decisões ao longo do tempo. Iremos aprofundar os principais temas, preparando oa alunos para entendê-los e discuti-los. No geral, examinamos temas clássicos e atuais de marketing através duma mistura de material académico e aplicação prática.
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Caracterização geral
Código
2586
Créditos
7
Professor responsável
Carmen Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Walker, Orville Jr. & Mullins, John (2014), Marketing Strategy, New York, McGraw-Hill.
Kotler, Philip & Keller, Keller (2016), Marketing Management, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Método de ensino
Temas clássicos e atuais de marketing (adaptação a um mundo dinâmico e global e prática de marketing socialmente responsável) através da mistura de material académico (leituras) e aplicação prática (jogo de simulação de marketing, projeto de marketing para empresa real, resolução de estudo de caso, debates e oradores convidados). Geralmente, serão distribuídos com antecedência e espera-se que os alunos estejam preparados para discuti-los na aula. A aprendizagem fora das aulas geralmente implica a leitura de material académico e não académico. Algumas sessões contarão com o contributo de oradores convidados do mundo empresarial que discutirão questões práticas que pretendem complementar o conteúdo teórico da unidade curricular (ex: marketing digital e resolução criativa de problemas).
Método de avaliação
A
avaliação está dividida da seguinte forma:
40%
- Projeto de Marketing de Grupo (relatório e apresentação tipo consultoria) –
dividido nas seguintes componentes:
Conteúdo
e apresentação de marketing de trabalho em grupo – 40%
Memorando
identificando o projeto, as principais etapas para concluí-lo e cronograma
provisório – 5%
Qualidade
de suas respostas e perguntas durante as apresentações - 20% para suas
respostas e 10% para suas perguntas
Qualidade
e apresentação do relatório – 5%
Avaliação
pelos pares – 20%
Questionário
individual de meio de semestre: 30%
Trabalho
Individual: 15%
Participação individual nas aulas. As notas de participação nas aulas são baseadas na qualidade, evidência auditiva e frequência de sua participação nas aulas e nas discussões de estudos de caso, com notas de A a D (zero). A falta injustificada terá nota zero para essa participação nas aulas - 15%
Conteúdo
1.
O Impacto da Cultura nos Processos de Decisão de Marketing:
Comunicação
e Cultura Interpessoal e Interorganizacional;
2.
O Impacto da Pesquisa de Mercado nos Processos de Decisão de Marketing:
Orientação
para o Mercado como Orientação para o Consumidor e Concorrente;
3.
Marketing Social:
Promover mudanças para o bem social.