Canais de Marketing na era digital

Objetivos

Os Canais de Marketing, ou a forma como adquirimos clientes e/ou lhes entregamos produtos e serviços, são um fator chave de sucesso para muitas empresas, sejam elas start-ups e/ou organizações existentes. O digital mudou a forma como atendemos consumidores e outros negócios, e os canais são fundamentais para garantir a Disponibilidade Mental e Física das ofertas. As empresas experimentaram disrupção digital em canais de entretenimento a bens de consumo de alta velocidade, serviços e retalho. Transmitiremos as ferramentas para entender as novas configurações de canal e como lidar com esse elemento do Marketing Mix em ambiente Digital, onde passamos do Marketing Multicanal para o Marketing Omnicanal. 




Caracterização geral

Código

2587

Créditos

3.5

Professor responsável

Jorge Velosa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

-    Robert T Palmatier, Louis W Stern, Adel I. El Ansary (2015), Marketing Channels 8th ed.,Pearson Prentice Hall
-    Sunil Gupta (2018), Driving Digital Strategy, Harvard Business Review Press
-    Thales Teixeira, Greg Piechota (2019) , How Decoupling Drives Consumer Disruption, Currency , New York
-    Julian Dent, Michael White (2018), Sales and Marketing Channels , 3rd Edition, How to build and Manage distribution strategy, Kogan Page , UK
-    Anne T Coughlan (2010), Marketing Channel Design and Management, in Kellogg on
Marketing, 2nd ed. chapter 11, edited by Alice M. Tybout and Bobby J. Calder, Northwestern University and John Wiley & Sons
-    Anita Elberse (2013) Blockbusters: hit-making, risk taking and the business of entertainment, Henry Holt and Company
-    Kasturi Rangan (2015), Developing and Managing Channels of Distribution, Core Curriculum Reading 8149 ,Harvard Business Publishing
-    Kasturi Rangan and Marie Bell (2006), Transforming your go-to-market strategy, The three disciplines of channel management, Harvard Business School Press, Boston Massachusetts. 


Método de ensino

Uma mistura de teoria, casos e debates. Uma abordagem prática do assunto será usada com muitos exemplos e materiais do campo.

Espera-se um elevado envolvimento dos alunos nos debates na aula e recomendações de casos, que deve ser acompanhado por uma preparação minuciosa de casos e leituras que estão disponíveis através do programa disponibilizado on-line. Para os casos, as perguntas para debate também estarão disponíveis.

O material on-line inclui a apresentação para a aula juntamente com as leituras recomendadas e adicionais - permite que aqueles que desejam explorar mais o tema o façam por meio de material extra e conselhos.

Teremos vários trabalhos individuais durante o período que serão referenciadas no programa detalhado. Haverá também um trabalho de grupo para o período. 


Método de avaliação

30% trabalho grupo para o período (inclui revisão por pares com peso de 20%). As equipas devem envolver alunos de mais do que uma nacionalidade, género e de diferentes origens (por exemplo, universidade anterior).

20% Avaliação da participação nas aulas – teremos alunos discutindo casos durante várias sessões. A ausência injustificada a qualquer discussão de caso implicará nota zero pela participação naquela aula. As notas de participação nas aulas serão baseadas na qualidade, evidência auditiva e frequência de sua participação nas discussões de caso, com notas de A a D (zero).

20% Trabalhos/exercícios (individual). Os trabalhos são estritamente individuais. Qualquer plágio será tratado com rigor e os infratores serão punidos de acordo com as regras da Universidade.

30 % Exame final 


Conteúdo

- Apresentamos os principais tópicos, ideias e práticas dos Canais de Marketing com o tema central para oferecer benefícios aos clientes.

- Desenvolver competências na análise, melhoria e implementação de rotas alternativas para o mercado de um produto ou serviço.

- Apresentar tópicos atualizados sobre canais de distribuição, incluindo canais digitais, comércio eletrónico, práticas de poder e negociação e retalho global.

Abordamos os problemas de marketing que enfrentamos em relação ao design, melhoria e gestão de canais de distribuição e rotas múltiplas para o mercado. Usamos uma estrutura de análise que pode ser aplicada a diferentes negócios (Coughlan & Stern 2001) 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: