Marketing Social sem fins lucrativos
Objetivos
Planeamento e a implementação de programas projetados para provocar mudanças sociais/comportamentais usando conceitos e práticas de marketing comercial, bem como as estratégias de melhores práticas para atender aos requisitos exclusivos de marketing de organizações sem fins lucrativos.
Caracterização geral
Código
2593
Créditos
7
Professor responsável
Carmen Lages
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
Andreasen, A. R. (Ed.). (2006). Social marketing in the 21st century. Sage.
Andreasen, A. and Kotler, P. (2008). Strategic Marketing for Nonprofit Organizations. Upper Saddle River, NJ. 7th Edition. Prentice Hall, Inc.
Método de ensino
As aulas incluirão demonstrações através de estudos de caso e oradores convidados, exercícios na aula, discussões na aula, apresentações e resolução e discussão de estudos de caso.
Método de avaliação
A
avaliação será baseada na participação nas aulas e no exame final:
Exercícios
nas Aulas e Participação – 50%
Trabalho
de Grupo (resolução de casos e debate na aula) – 30%
Ensaio
Individual - 20%
Exame final - 50% (Resolução de caso de estudo e questão sobre o conteúdo da unidade curricular)
Conteúdo
Enfatiza
o papel social do alto potencial do marketing. Introduz o marketing social como
a aplicação de conceitos de marketing e outras técnicas de mudança social para
alcançar tanto mudanças de comportamento individual como mudanças estruturais
sociais. Da mesma forma, aborda os desafios únicos do uso de conceitos e
práticas de marketing aplicados a organizações sem fins lucrativos. As empresas
dos setores público e privado utilizam cada vez mais estratégias de marketing
para envolver os seus clientes e partes interessadas em torno do impacto
social. Para tal, os gestores precisam de compreender a melhor forma de
envolver e influenciar os clientes e as principais partes interessadas a
comportarem-se de forma a promover efeitos sociais positivos.
Os tópicos incluem mudança comportamental individual e coletiva para aceitar um novo comportamento, rejeitar um comportamento potencialmente indesejado, modificar um comportamento atual e abandonar um antigo comportamento indesejado. Planeamento de marketing para organizações sem fins lucrativos e pesquisa de mercado e branding de organizações sem fins lucrativos.