Digital Markets

Objetivos

Apresentar o funcionamento dos mercados digitais. Considerar os efeitos da tecnologia e da digitalização, estratégias de negócios e preços, política de concorrência e privacidade do ponto de vista do consumidor, da empresa e da sociedade. 



Caracterização geral

Código

2607

Créditos

3.5

Professor responsável

Steffen Heinz Hoernig

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a 


Bibliografia

Paul Belleflamme & Martin Peitz, The Economics of Platforms: Concepts and Strategy, 2021, Cambridge University Press.

Harald Øverby & Jan Audestad, Digital Economics: How Information and Communication Technology is Shaping Markets, Businesses, and Innovation, 2018.

https://www.researchgate.net/publication/341312807_Digital_Economics_How_Information_and_Communication_Technology_is_Shaping_Markets_B

Método de ensino

Formato semipresencial, em sessões semanais. As apresentações online, a serem estudadas antes das aulas, apresentam o referencial metodológico. Nas aulas serão debatidos conceitos, leituras atribuídas e casos práticos. É necessária uma boa preparação e participação ativa dos alunos. 


Método de avaliação

Testes Online (5%, antes da aula)

Dois projetos em grupo (20% cada, grupos pré-designados de 4 alunos, prazos a definir)

Exame final (55%, nota mínima de 8,0 valores)


Conteúdo

1. Tecnologia e produção de bens digitais

2. A “Economia do Livre”, dos Dados e da Privacidade

3. Preços Personalizados e a “Lei dos Muitos Preços”

4. Plataformas e concorrência com efeitos de rede

5. A comunicação social na era digital

6. Política de Concorrência na Era Digital 


Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: