Digital Markets
Objetivos
Apresentar o funcionamento dos mercados digitais. Considerar os efeitos da tecnologia e da digitalização, estratégias de negócios e preços, política de concorrência e privacidade do ponto de vista do consumidor, da empresa e da sociedade.
Caracterização geral
Código
2607
Créditos
3.5
Professor responsável
Steffen Heinz Hoernig
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Paul Belleflamme & Martin Peitz, The Economics of Platforms: Concepts and Strategy, 2021, Cambridge University Press.
Harald Øverby & Jan Audestad, Digital Economics: How Information and Communication Technology is Shaping Markets, Businesses, and Innovation, 2018.
https://www.researchgate.net/publication/341312807_Digital_Economics_How_Information_and_Communication_Technology_is_Shaping_Markets_B
Método de ensino
Formato semipresencial, em sessões semanais. As apresentações online, a serem estudadas antes das aulas, apresentam o referencial metodológico. Nas aulas serão debatidos conceitos, leituras atribuídas e casos práticos. É necessária uma boa preparação e participação ativa dos alunos.
Método de avaliação
Testes
Online (5%, antes da aula)
Dois
projetos em grupo (20% cada, grupos pré-designados de 4 alunos, prazos a
definir)
Exame final (55%, nota mínima de 8,0 valores)
Conteúdo
1.
Tecnologia e produção de bens digitais
2.
A “Economia do Livre”, dos Dados e da Privacidade
3.
Preços Personalizados e a “Lei dos Muitos Preços”
4.
Plataformas e concorrência com efeitos de rede
5.
A comunicação social na era digital
6. Política de Concorrência na Era Digital