Comportamento do Consumidor

Objetivos

Após a conclusão deste curso o aluno deve ser capaz de: •(1) Ter um profundo conhecimento dos processos de decisão do
consumidor. • (2) Analisar as decisões do consumidor e as consequências sobre si próprio e outros. • (3) Sublinhar as
dinâmicas internas sobre o comportamento dos consumidores, com foco sobre o papel que o próprio desempenha no
processo de tomada de decisão. • (4) Delinear a influência de factores externos nas decisões de consumo. • (5)Analisar as
tendências emergentes no mercado • (6) Aprofundar conhecimentos detidos ao nível do desenvolvimento de técnicas de
estudo do mercado para melhor compreender o comportamento dos consumidores.

Caracterização geral

Código

67939

Créditos

2

Professor responsável

Rita Miguel Ramos Dias Coelho do Vale

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Livro:
Solomon, Michael (2012), Consumer Behavior: Buying, Having and Being, 10th edition, Pearson Higher Education Case
Studies and Readings/Estudos e Leituras:
“TiVo”, Kellog School of Management, Ref: KEL132
“DELL Inc: Leveraging on Social Media Experience”, IBS Center for Management Research, Ref: 513-015-1
“7-Eleven in Taiwan: Adaptation of Convenience Stores to New Market Environments”, Ivey School of Business, Ref:
9B12A011
“Revitalizing Barbie”, ICFAI Business School, Ref: 507-053-1.
“Rethinking Marketing”, Harvard Business Review, Management article Refª R1001F

Método de ensino

Este curso irá usar um método de aprendizagem centrado na participação ativa dos alunos, sendo esperado que estes
participem de um modo perspicaz e construtivo nas discussões em aula. Iremos usar uma ampla variedade de técnicas tais
como a análise de casos, discutir situações reais desafiadoras e aprender métodos de pesquisa para lidar com problemas
específicos com que as empresas se deparam.

Método de avaliação

O curso irá incluir trabalho individual e de grupo:
Exame escrito: 50%
Projecto de grupo: 35%
Participação na aula e debates sobre os casos de estudo: 15%

Conteúdo

Sessão 1: Introdução ao Comportamento do Consumidor • O que é o comportamento do consumidor? • A importância da
segmentação • Tendências emergentes no comportamento do consumidor
Sessão 2: Processo de Decisão do Consumidor • Processo de Decisão Individual • Consumidores como Resolvedores de
Problemas • Processo de Decisão • Emoções e Consumo • Comportamento do Consumidor Online • Desafios criados pela
Tecnologia – Técnicas de Pesquisa Online
Sessão 3: Estudos e análise dos comportamentos dos consumidores • métodos de recolha de dados offline: Como avaliar o
que precisa ser conhecido sobre os consumidores;
Sessão 4: Influências internas do comportamento dos consumidores • Perceções e componente sensorial • Teorias de
aprendizagem comportamental;
Sessão 5: Influências sociais e culturais no comportamento do consumidor • Comprar e Descartar: perceber a experiência
de compras;
Sessão 6: Conclusão da importância da segmentação: jogo de simulador.