Comunicação Corporativa e de Marcas

Objetivos

Uma abordagem equilibrada às Marcas, que combina teoria e prática para os estudantes que desejem trabalhar em
Marketing, Publicidade , Comunicação ou Estratégia. Desenvolvimento de uma marca global ou local em qualquer sector
(bens de consumo , produtos , B2B , serviços , luxo , retalho ... )
Aos alunos (em equipas de 4 ou 5) serão pedido para desenvolver uma auditoria a uma marca, utilizando os principais
conceitos de branding (Imagem, identidade e posicionamento) , que lhes vai ser ensinado em aula . Cada grupo irá
selecionar uma marca, examinar a sua imagem actual e identidade e depois irá recomendar a identidade e melhor
posicionamento no mercado Português ou outros mercados.

Caracterização geral

Código

67940

Créditos

2

Professor responsável

Daniela Langaro da Silva de Souto

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Kevin lane Keller (2009), Strategic Brand Management: European Perspective, prentice Hall
David A. Aeker (2004), Brand Portfolio Strategy, Free Press
Lehman, Donald R. and Russel S. Winer, Product Management, Mcraw Hill/Irwin

Método de ensino

O curso está organizado para fornecer conhecimento essencial de Marcas assim como as principais ferramentas para levar
a cabo o projecto em grupo , incluindo técnicas de pesquisa de mercado utilizadas na análise de Imagem de Marca e o valor
de uma Marca. Os grupos deverão apresentar o seu projecto para um júri de especialistas em Marcas desde a segunda até a
última sessão , de modo a de obter feedback do mercado .

Método de avaliação

Avaliação : Projeto em grupo, Exame Final

Conteúdo

Conceito principal de uma marca que é uma Marca ?; como é que uma marca cria (ou não) valor para o consumidor?;
Equidade, Imagem; Identidade; Posicionamento; 2. Como medir imagem de marca? 3. Identidade e posicionamento de uma
marca porque as marcas precisam identidade e posicionamento?: Análise dos principais modelos do valor de uma marca
actualmente utilizado na Europa e EUA, Sistema de Identidade de uma marca David A. Aaker; Que modelo melhor se ajusta
a cada análise de uma marca?; Aplicação: " A marca Portugal" e as marcas portuguesas. 4. Lançar uma marca / produto ;
Crescimento através de extensões de marca; A construção de um modelo de negócio; Marca do Produto / ; Gerir a marca e
as relações dos produtos. Adaptando se ao mercado: Identidade e Mudança Questões sobre rebranding , etc...